A Xiaomi copiou o fundo dinâmico de ecrã da Apple, e ainda bem!
É uma das funções que utilizo desde o 1.º dia em que ficou disponível no macOS Mojave. O fundo de ecrã dinâmico é uma presença assídua no meu iMac de 27 polegadas. É também um dos novos trunfos do Xiaomi Mi 9, o novo smartphone topo de gama da "Apple chinesa" tal como é carinhosamente apelidada.
Apresentado recentemente, a 20 de fevereiro, o smartphone continua a revelar os seus segredos.
Já não é a primeira vez que esta fabricante chinesa imita algum produto ou função implementada pela norte-americana Apple. Aliás, muito pelo contrário, com a Xiaomi a iniciar a sua atividade nos primeiros anos desta década, dedicando-se principalmente ao fabrico de produtos extremamente similares aos da Apple.
Apple, a grande musa da Xiaomi
Sem querer menosprezar os seus esforços, até porque deste então a Xiaomi já encontrou a sua identidade nos últimos anos. Porém, de vez em quando volta a prestar homenagem à sua musa de Cupertino, sendo este o mais recente caso.
Aliás, enquanto escrevo estas linhas o fundo de ecrã que embeleza o meu iMac é extremamente similar à imagem de topo. Imagem esta que vai mudando conforme o dia vai passando, desde a madrugada até ao último raiar do sol em cada dia.
O caso foi primeiramente reportado pela publicação TheVerge e desde então já encontrou repercussão em vários outros meios. Contudo, esta será uma das novas funcionalidades do Xiaomi Mi 9, implementadas na sua MIUI 10 e, ainda que não seja uma ideia original, certamente agradará aos utilizadores da marca.
Os papéis de parede dinâmicos do Xiaomi Mi 9
Ainda que a fabricante chinesa se tenha afastado desta prática nos últimos anos, a verdade é que de vez em quando ainda cede à tentação. É impossível negar as semelhanças entre o seu papel de parede, com belas representações de dunas, com a implementação da Apple. Em ambos os casos temos paisagens de dunas que vão mudando ao longo do dia.
Não que isto seja um erro crasso da Xiaomi, ou que afete o seu novo Xiaomi Mi 9. Para o utilizador final é apenas mais uma opção. Já para a marca e respetiva reputação, não creio que tal postura lhe traga alguma benesse. Sobretudo quando já é a 4.ª maior fabricante mundial de smartphones, com a Apple em 3.º lugar.
Além do grafismo, extremamente similar, temos também a mesma premissa. Se bem que o mesmo poderia ser dito do estilo de apresentação da Xiaomi. Ou do seu CEO utilizar uma camisola preta e jeans azuis. Ou o facto de grande parte dos seus produtos serem claramente inspirados na tecnológica de Cupertino. Não que isto retire mérito aos seus produtos que continuam a ser exímios na sua relação preço / qualidade.
Como classifica esta conduta da Xiaomi?
Este artigo tem mais de um ano
O chamado post “para encher chouriços”…
ahah
+1
+1 Em cheio.
+1
+1
e tem sido recorrente!!!
+1
subscrevo
Mesmo
Se fosse sobre a Samsunga, já era de louvar, certo?
Não há a mínima dúvida que a Apple é a grande inspiração da Xiaomi mas quem introduziu esta colagem foi o responsável pela criação do Android dentro da Google, Hugo Barra. Se virmos a xiaomi antes e depois dele lá ter entrado, ficavtudo explicado.
Sucesso = marcas copiam Apple
Copiam o bom e o mau, o notch foi prova disso. Enfim. A Huawei há três anos começou a fazer o mesmo, copiar a Apple, começou com a EMUI até aos dias de hoje.
Loooooooooool, sucesso é mesmo não copiar a Apple, porque senão iam à falência, ora vejamos:
Iphone: 1000€
Xiaomi Mi8: 400€
Eu quando compro um telemovel destes não quero saber se é “parecido ou igual à Apple “, quero é um bom custo-beneficio, ou seja, ter um topo de gama por um preço aceitável e todas estas marcas ( excepto Apple e Samsung )oferecem isso, um topo de gama com um bom preço. Apple é a inspiração da Xiaomi, loooooooooool
Tal como saliento no artigo “Não que isto seja um erro crasso da Xiaomi, ou que afete o seu novo Xiaomi Mi 9. Para o utilizador final é apenas mais uma opção.”
O triste desta noticia é mesmo o “copia Apple”, eu pessoalmente só quero saber o que o smartphone da xiaomi tem e não se é igual ao Iphone ou não. Para ser noticia têm sempre que falar no Iphone como se fosse relevante, eu e outros quando lemos noticias de Android não queremos saber da Apple para nada, podem parar com as comparações.
Não há outra descrição possível. Não poderia a Xiaomi ter escolhido uma outra paisagem que não umas dunas? Dou até um exemplo, uma floresta. Primavera – verão – outono – inverno. Já não seria uma cópia.
Ganda função do novissimo Mi9, imagens de fundo dinamicas! Fantastico!
O meu muito obrigado Apple por inspirar de tal forma o mundo!
O que seria de nós sem esta musa!
Este artigo é um artigo para dizer mal de uma marca em prol de outra. Ou simplesmente porque precisam que comentários nas notícias certo?
Neste momento que estou a escrever estas linhas, não consigo ver qual a imagem de fundo do meu Pocophone. Mas que não trocava por um iPhone, que custa três vezes mais.
“Copiou” e “Apple” no mesmo artigo?! Grabbing popcorns 😀
esperando os Defensores da Maçã
O evento da Xiaomi no MWC em Barcelona vai ser dia 24 às 10:30, estou ansioso de ver novidades vossas do que vai ser apresentado! 😉
Marcamos encontro domingo às 9.30? 😀
Era bom!! 🙂
Zé, desculpa não vou ver apresentação da Xiaomi. De certeza que vai ser uma cópia da Apple.
Bom para ti! 😉 Isso a mim não me afecta..
O idolatrar de uma marca em relação às outras… ou seja, mais do mesmo! E depois dizem que não…
Isso é uma montanha de neve! (apesar de ser parecido com as dunas do deserto)
A imagem é uma montanha enorme de neve e o fundo do MI9 é uma pequena porção dessa mesma imagem.
Eu tinha já tentado colocar o link de um site que fala exactamente disso, mas a pplware (vai se lá saber por quê…) rejeitou o comentário.
“A Xiaomi copiou o fundo dinâmico de ecrã da Apple”????
Se eu bem me lembro, a Apple copiou essa feature do Windows10 Mobile, mas claro, Apple é “in”, enquanto o Windows10 Mobile está morto e enterrado.
Eu gosto de dar mérito a quem o tem, e essa invenção foi de facto da Microsoft, que implementou no SO dos seus smartphones uma característica que já existia no no seu motor de busca Bing.