A Samsung tem uma resposta preparada para o Motorola RAZR
O Motorola RAZR será um dos próximos smartphones dobráveis a chegar ao mercado, provavelmente ainda em 2019. Entretanto, já temos o Galaxy Fold, a primeira aposta da Samsung neste novo e promissor formato para os dispositivos móveis. Aliás, temos ainda smartphone Mate X da Huawei, uma proposta igualmente ambiciosa.
Ainda assim, o público parece estar bastante ávido por conhecer o novo Motorola RAZR e a nova patente da Samsung parece ir ao encontro deste formato.
Estando sob a alçada da Lenovo desde 2014, ano em que foi completada a sua aquisição à Google, a gigante chinesa tem mantido a Motorola sob o seu controlo. Agora, para 2019 poderemos ter o reviver de um autêntico ícone do mercado mobile. Uma nova edição do Motorola RAZR, agora em formato de smartphone dobrável.
Do Motorola RAZR à resposta da Samsung
Entretanto, sentimos já o palpitar dos leitores quando surgem novas informações alusivas ao suposto RAZR, algo também não terá passado despercebido à Samsung. Contudo, esta empresa também já tem vários telemóveis com o formado concha ou clamshel no mercado. Ainda assim, as semelhanças são notórias.
Em seguida podemos ver o Samsung W2019, um dispositivo com caraterísticas de topo, mas com um formato de outrora. Contudo, não deixa de ser uma abordagem inegavelmente familiar, pois, muito provavelmente, já teve um dispositivo com esta configuração. Ainda que agora pareça estranho, este foi o padrão nos anos 2000.
Por conseguinte, a patente que a Samsung submeteu a 21 de setembro de 2018, mostra-nos uma abordagem similarmente familiar. Por outras palavras, temos aqui um smartphone dobrável cujo ecrã dobrará na vertical, ao longo de um eixo horizontal. Assim sendo, temos uma implementação muito similar à da Motorola.
Smartphone dobrável ao longo de um eixo horizontal
Um dispositivo que tanto pode ser um tablet, bem como um simples smartphone. Mais ainda, com um formato que sabemos instintivamente utilizar, mitigando assim a curva de aprendizagem. Esta é uma das soluções que a Samsung pode utilizar na conceção do seu próximo smartphone dobrável.
Aliás, já vemos sólidos indícios de que a Samsung está a preparar novos smartphones dobrável. Tal como aqui demos a conhecer no Pplware, a fabricante tem pelo menos dois novos produtos a serem preparados. Por outras palavras, os sucessores para o primeiro dispositivo da empresa, o seu arrojado Galaxy Fold.
A patente em questão foi submetida na WIPO (World Intellectual Property Organazation) na data supracitada, com as estas ilustrações. Entretanto, a publicação holandesa LetsGoDigital conseguiu descobrir o respetivo formulário, publicando agora todo este material. Nele, temos elementos deveras peculiares.
Será este o Samsung Galaxy Fold II?
Além do seu eixo horizontal, permitindo uma dobragem vertical, temos vários outros pormenores. Além, claro está, de algumas semelhanças com o Motorola RAZR e o Huawei Mate X. Veja-se, atentamente, o seu interruptor ou aba de bloqueio do mecanismo de dobragem, ao centro do smartphone.
Por outras palavras, uma patinha que pode desbloquear (ou bloquear), a possibilidade de dobrar o smartphone em questão. Assim sendo, o dispositivo não dobraria por acaso, manteria o formato rígido até que o utilizador movesse a alavanca. O elemento pode ser detetado pela letra "A", associada na ilustração acima.
A patilha deslizante controlaria o ângulo de torção ou dobragem do smartphone. Aliás, de acordo com as ilustrações da patente, este eixo aparenta ser controlável pelo utilizador. Já, por outro lado, pode ser simplesmente utilizado para impedir ou permitir que o dispositivo seja dobrado.
Ainda que não possamos garantir que este dispositivo alguma vez seja construído, sabemos já que a empresa está a trabalhar em novos dispositivos dobráveis. Assim, esta nova patente vai ao encontro daquilo que anteriormente demos a conhecer no Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
Será que a gorilla vai achar piada a estes novos smartphone, eu pessoalmente como deixo cair o meu constantemente até acho que seja vantajoso para quem trabalha constantemente com o equipamento no bolso de trás das calças! hahaha!
ora ai esta uma questão importante, a alteração para teclado de vidro fez disparar os danos no telemóvel e por conseguinte a renovação constante em virtude dos danos. o formato motorola parece-me top em virtude de se fechar de forma a não expor o vidro de maneira alguma, este sim é um formato viável ao utilizador, vidros expostos não, estou farto de usar borrachas e vidros extra ficando o tijolo mais tijolo com cara de básico, então essas ideias de expostos meu deus imaginem quem der 2000 mil euros por um e deixar cair, novo deve custar outra pipa, já sei vão falar do seguro, e quanto custara o seguro mensal?.
Celulares dobrável me agrada muito é um sistema que será muito útil inclusive para profissionais que utilizam como instrumento de trabalho, até o momento o modelo que mais gostei foi o Samsung.
A samsung tem resposta preparada para tudo, só não vai ter para o seu fim
Muito Bom. Ótimo Texto.