Carris Metropolitana tem nova app que mostra horários e lotação de autocarros. Instale!
Em Lisboa, os transportes públicos conseguem ser caóticos, perturbando, por vezes, a fluída circulação dos cidadãos. Assim sendo, esta quinta-feira, ficou disponível a nova aplicação da Carris Metropolitana, que mostra horários e lotação de autocarros.
Em 2023, houve 141 milhões de passageiros a viajar com a Carris Metropolitana, e prevê-se que valor suba este ano. Com os transportes públicos lotados, é relevante perceber a afluência quando quiser utilizá-los, bem como os horários.
Para facilitar o acesso à informação pelos passageiros, a partir desta quinta-feira, dia 12 de setembro, é possível descarregar, de forma gratuita, a nova aplicação da Carris Metropolitana, um serviço que abrange a Área Metropolitana da Lisboa (AML) e oferece informação em tempo real.
Conforme o jornal Público, Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), a entidade detida pela AML que gere a Carris Metropolitana, revelou que a aplicação surge num momento em que se considera que se atingiu "uma maturidade" no serviço prestado aos passageiros.
Segundo o administrador, a aplicação não substitui a informação em papel sobre os percursos, que vai continuar a estar disponível. Esta aplicação acaba por ser uma forma de se chegar a um público mais jovem e estudantes, que usam este serviço da AML.
Apesar de a Google oferecer informações em tempo real, por via do seu Maps, Rui Lopo esclarece que a gigante tecnológica "usa um mecanismo para estimar os horários que não nos satisfaz; queremos ser mais exigentes", através de "ferramentas próprias".
Conheça a nova app da Carris Metropolitana
A aplicação terá serviços da Carris Metropolitana, que oferece transporte rodoviário com operação total em 15 dos 18 municípios da AML. Os três concelhos restantes – Barreiro, Cascais e Lisboa – têm operadores municipais, nomeadamente a TCB, a MobiCascais e a Carris, mas têm ligações intermunicipais da Carris Metropolitana.
Com o objetivo de "servir o nosso passageiro frequente", que "já conhece os percursos e quer procurar a fiabilidade e conforto na viagem", segundo João Vasconcelos, responsável pelas plataformas digitais da Carris Metropolitana, a aplicação já pode ser encontrada nas lojas de aplicações da Apple e Google.
Comunicando com o passageiro em tempo real, ao mesmo tempo que "cada autocarro comunica com os nossos sistemas de informação, no mínimo, a cada dez segundos", a app da Carris Metropolitana permite que o passageiro:
- Pesquise as linhas:
- Observe os autocarros em tempo real num mapa;
- Guarde as linhas favoritas, incluindo as mais frequentes.
Mais do que as linhas, os passageiros podem pesquisar por paragens e saber quais os destinos possíveis a partir dessa localização.
O serviço terá ainda disponíveis as alterações nos horários e a ocupação das lojas da Carris Metropolitana em tempo real, bem como perguntas frequentes ou informações sobre a lotação dos veículos.
Espera-se que a app da Carris Metropolitana receba melhorias, no futuro.
obrigado pela informação.
acredito que o ambiente nos transportes públicos seja ótimo para passear com a família. Tenho de ver se mando os meus filhos pequeninos pra escola com recurso aos transportes públicos; assim, sempre estamos todos a contribuir para abrandar as alterações climáticas e no futuro, eles vão agradecer aos papás por terem tido essa oportunidade de contribuir desde pequeninos! Até pode ser que façam novos amiguinhos lá nos transportes públicos.
Quem anda de transporte publico em Portugal é quem não tem outra hipotese.
De verão então, é vómitos logo pela manhã, mas vale pela viagem barata ao indostão proporcionada pela estação do senhor roubado.
oh… a sério??? Estou chocada!!!
Sim.. Sendo assim deixe lá as alterações climáticas. Hehe
Eu desloco-me para o trabalho em viatura própria, porque não tenho alternativa em relação ao horário dos transportes.
Quando entro às 6h, tinha de sair de casa pelas 3h, e fazer cerca de 30 min a pé até ao 1º transporte, e depois mais 15 min desde a ultima paragem ( considerando a não utilização do carro)
De carro, a essa hora são 25 min.
Os transportes publicos não têm condições para que vive fora da cidade
Meu deus… os tugas têm um dom de criar apps pouco intuitivas. Não consigo encontrar a minha paragem. não vai pelo nome e a lista que me apresentam não ajuda em nada. Escolhi uma paragem e linha aleatoreamente só para ver e agora não a consigo remover dos favoritos. Desinstalei logo a app. Que nervos. Deviam ter vergonha apresentar isto ao público.
Por esse motivo criei uma página pessoal com os URL’s das paragens que uso frequentemente.
5 estrelas!! É uma muito boa adição às apps que uso no dia a dia. E bem melhor que a da CARRIS, que já está a cair aos bocados.
Parabéns aos desenvolvedores!
Nao tem paragens dos autocarros de Lisboa (7xx) nem as respetivas linhas.
Este parágrafo diz tudo:
“A aplicação terá serviços da Carris Metropolitana, que oferece transporte rodoviário com operação total em 15 dos 18 municípios da AML. Os três concelhos restantes – Barreiro, Cascais e Lisboa – têm operadores municipais, nomeadamente a TCB, a MobiCascais e a Carris, mas têm ligações intermunicipais da Carris Metropolitana.”
Isso é porque o nome da empresa na minha opinião foi mal escolhido e se calha leva as pessoas a cairem no mesmo erro.
A Carris metropolitana não tem nada que ver com a histórica Carris de Lisboa, são entidades diferentes.
Os Transportes Metropolitanos de Lisboa deveriam ter ficado com esse nome para a marca dos transportes, ainda que por questões de inclusão no mesmo sistema da AML pintassem todos os veículos de amarelo.
Será que se pode associar cartões de viagem por forma a saber quantas viagens determinado cartão ainda tem?
Sou um provinciano que não precisa de usar transportes públicos. Há 6 anos saí da terrinha e fui passar uma semana em Londres. Instalei uma app de que já não me lembro o nome e que era maravilhosa – era tão boa como ter um cicerone constantemente ao meu lado – literalmente! E não era preciso bilhete para andar nos transportes públicos, bastava encostar o cartão de débito a uma máquina à entrada e andar. Pelo que entendo desta notícia, parece que Lisboa está ainda na idade da pedra neste domínio…