WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram prestes a serem banidos na Alemanha
Ao longo dos anos o Facebook tem acumulado um império de serviços e de apps. Estes fazem parte da sua oferta e têm associados todos os seus utilizadores nas suas muitas vertentes.
Esta gigante da Internet tem agora em mãos um novo problema legal, que se pode tornar muito grande. Por problemas de patentes, o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram estão prestes a ser banidos na Alemanha.
Mais um problema para o Facebook na Alemanha
Este é mais um caso de patentes que coloca frente a frente 2 empresas muito influentes da Internet e da tecnologia. Em concreto, a BlackBerry acusou o Facebook de usar várias das suas patentes nas suas apps. Depois de um processo em tribunal na Alemanha, a decisão surgiu agora.
Ainda só existe uma avaliação primária e não definitiva, mas o tribunal já tomou uma posição. De acordo com esta primeira avaliação, o Facebook será declarado culpado e terá de abandonar estas patentes.
Em causa está mais que um simples problema. Caso avance, o Facebook terá de deixar de oferecer grande parte dos seus serviços na Alemanha. Em concreto está em causa a presença das apps do WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram.
WhatsApp, Messenger e Instagram também são afetados
O problema identificado está em patentes que o Facebook usa nas suas apps. Depois de ter abandonado o negócio dos smartphones, a Blackberry focou-se no software e nas suas patentes. É com estas que procura ganhar dinheiro. A empresa não se vê como uma aproveitadora neste caso.
A rede social está já a procurar uma solução para contornar esta questão. Estando provado que violou estas patentes, a rede social está proibida de oferecer estes serviços na sua forma. O tribunal já decidiu a favor de da BlackBerry na maior das vezes e por isso o resultado é bem esperado.
Claro que a solução pode certamente ser simples, com as apps a serem refeitas para o caso dos utilizadores na Alemanha. Estas vão ter algumas limitações, mas passam a cumprir com o que é esperado por lei, sem violar patentes de terceiros.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Süddeutsche Zeitung
Sonho pelo dia em que isso venha a ser uma realidade por cá.
Eles vão dar a volta por cima….
“tomem lá umas minis e uma barra de ouro e tá resolvido”
+1
+1
É fazeres as malas e pôres-te a andar para lá.
A limitação dos teus sonhos diz muito sobre a tua pessoa.
Era bom que referissem quais as patentes em causa..
Gostava de ver isto a acontecer em Portugal. Outras opções de redes sociais começariam a aparecer certamente.
vão voltar a comunicar por SMS.
“Notícias” do medo. Isso nunca irá acontecer. Isto é para quê? Para depois vir outra “notícia” a dizer que afinal já não vai ser banido? Que lixarada.
Alemanha, cá vou eu.
Era giro. Cada vez faria menos sentido abdicar do w10m eheh
Isso sim era top
Que mau, imaginem o que seria a minha rede social imaginária https://aminhavidatoda.pt ficar de repente cheia de gente a querer mostrar tudo e escrever acerca de tudo e mais alguma coisa, os servidores não iam aguentar, a menos que estivessem nas nuvens… porque hoje as nuvens é que estão a dar, esqueçam os servidores, a nuvem é a cena.
É verdade que isto nunca vai acontecer, porque o Facebook redezenha as coisas e já está. Mas os comentários que vejo por aqui fazem-me lembrar uma sdenhora em Santa Maria da Feira que no funeral, antes do enterro, gritava para o marido a levar com ela. E no desespero caiu dentro da cova. Então, aos gritos, começou a pedir para a tirarem dali. Há até quem queira que o Facebook acabe só para que outras redes possam surgir. Elas existem. Eu, por exemplo, tenho perfil numa que se chama blindworld, que entre outras coisas, é uma rede social, que tem o seu próprio foco: pessoas cegas. E claro, totalmente acessível. E existem outras alternativas. Mas a gente só conhece estas, porque não nos dá jeito nem temos tempo de andar a procurar. Não sei se o Pplware já fez, mas caso não, sugiro que façam uma espécie de Top 5 das alternativas às top 5. Ou seja, Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter e youtube. Havia de ser interessante. Menos para alguns que queriam pintar o céu de azul, e ainda não descobriram que azul, já ele é.
Com o “friendica” https://friendi.ca e o “mastodon” https://joinmastodon.org podem fazer uma rede social e alojá-la cá em Portugal e que é um misto de Facebook e Twitter.
O software é gratuito, é só ter alguns conhecimentos para instalar/ manter e muito dinheiro para servidores caso se torne demasiado popular, em resultado de algum bloqueio das redes do grupo Facebook e do Twitter em simultâneo por vários dias.
Pessoalmente gostava de ver estas coisas a deixarem de pedir e-mail/ números de telefone, mas isso sou eu que acho que poderiam funcionar perfeitamente sem ter esses dados… mas hoje já querem fotografias únicas, datas de nascimento e até digitalizações dos cartões de cidadão.
Mais uma “notícia” à la Pplware: mal copiada, repetitiva e sem conteúdo absolutamente nenhum. Visitar esta página de patrocínios e sem conteúdo neutro começa a ficar difícil.
Volta mIRC! Quero voltar a fazer kick bans! 😀