Pplware

WhatsApp: vai poder partilhar o Status em várias apps além do Facebook

O WhatsApp começou a testar uma nova funcionalidade através do programa beta. Trata-se de uma nova implementação que dá aos utilizadores a oportunidade de partilhar os seus Status em várias apps como o Facebook, Gmail, Instagram, ou até mesmo para a aplicação Google Fotos caso assim o deseje.

Para os utilizadores desta app de mensagens instantâneas, há uma nova ênfase colocada nos Status.


Através da mais recente versão beta da aplicação, os utilizadores podem partilhar o seu Status com várias apps. Seja para o seu Instagram, Facebook, ou mesmo para outras plataformas fora da esfera de Mark Zuckerberg. No entanto, a função está ainda na fase inicial de testes, com distribuição limitada.

Poderá partilhar as atualizações de Status em várias apps

Ainda que a nova implementação esteja agora a dar os primeiros passos, ao que tudo indica, deverá ser implementada na versão estável. Ainda assim, para já não temos uma data prevista, ou final, para a sua disponibilização global, julgando pelo relato da imprensa internacional.

Para os utilizadores do WhatsApp passará assim a estar disponível um novo botão, logo abaixo do seu último Status publicado. Será exatamente aí que, de acordo com a imagem apresentada em seguida, podemos ver um grande botão (azul) com a opção de “Partilhar Agora”. Veja-se ainda o controlo de privacidade no Facebook.

 

A partir daí, o utilizador pode partilhar o seu Status em vários lugares e apps. Além da óbvia partilha no Facebook, temos também o Instagram, bem como o Messenger. No entanto, a partilha abrange ainda o Google Fotos, uma das primeiras apps fora da esfera empresarial de Mark Zuckerberg. No futuro, teremos mais.

Do WhatsApp ao Facebook e Instagram, entre outras apps

Ainda de acordo com a mesma fonte, a partilha do Status do WhatsApp no Facebook, ou Messenger, converterá esse conteúdo em Storie na rede social. De igual modo, teremos o mesmo resultado ao partilhar a atualização em questão no Instagram. Algo que nos mostra uma cumplicidade crescente entre a “esfera Zuckerberg”.

Constatando o óbvio, começamos assim a ver mais sinais da ligação entre o Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp. Sendo um dos planos mais ambiciosos de Mark Zuckerberg em 2019, até que ficamos a conhecer as pretensões da sua Libra. Assuntos que, naturalmente, despertam o interesse do grande público.

 

 

Mesmo assim, em declarações à fonte supracitada, os representantes do WhatsApp foram veementes ao referir que não há nenhum tipo de ligação entre contas nas duas plataformas. Isto é, não há partilha de informações pessoais entre os perfis numa, e noutra, rede social, ou serviço. Há apenas, uma nova opção de partilha.

A salvaguarda da privacidade na “esfera” do Facebook

Tal como o colocam, foram utilizadas APIs de partilha, em Android e iOS, do mesmo modo que o fazem outras apps. Assim, apesar de o WhatsApp pertencer ao Facebook, cada Status será independentes, ainda que o conteúdo seja o mesmo. Desse modo, a tónica recaiu na independência entre as plataformas.

Além disso, com a garantia que não será partilhada qualquer informação entre as apps, há outros detalhes a ter em conta nesta nova implementação. Por exemplo, não existe uma opção de calendarização, ou de predefinição para partilhas automáticas. Isto é, não poderá partilhar os Status do WhatsApp automaticamente no Facebook.

 

 

O mesmo se aplica ao Instagram, ou a qualquer outra das apps em que passará a ser possível fazer uma partilha deste conteúdo. Mais uma vez, cada publicação será separada, não existindo automatismos de partilha. Uma tónica bem vincada, para que não restem dúvidas junto dos utilizadores das apps e serviços.

A nova “ideia” já está disponível no canal Beta

Não deixamos ainda de sentir que o WhatsApp terá que ser extremamente cauteloso neste tipo de “ideias”. A simples cogitação de que pode existir partilha de dados com o Facebook é abjeta. Um sentimento que, arrogo dizer, será partilhado por grande parte dos utilizadores, sobretudo perante a história recente desta empresa.

Sabemos ainda que, eventualmente, todas as três plataformas partilharão uma mesma nervura. Isto é, será possível trocar mensagens, com a mesma conveniência e segurança através do WhatsApp, Messenger, ou Instagram. Ao propósito, já demos a conhecer a promessa de uma encriptação central de ponta a ponta.

Por fim, trata-se de mais uma medida que dará destaque aos Status do WhatsApp. Uma funcionalidade introduzida em 2017 e que já conta com mais de 500 milhões de utilizadores diários. Já em 2020, será também o primeiro formato que lhe apresentará publicidade dentro do WhatsApp, mas há muito mais a caminho…

Exit mobile version