WhatsApp deixa de funcionar nestes smartphones em abril. O seu está na lista?
O WhatsApp alterou as suas políticas de privacidade para introduzir pequenos ajustes ao suporte de versões mais antigas dos sistemas operativos. Como tal, alguns smartphones vão deixar de ter suporte para esta rede social já a partir de abril. Algumas máquinas, mais antigas, não vão poder usar esta que é uma das mais utilizadas plataformas de comunicação.
Vamos mostrar como poderá o utilizador verificar se os seus dispositivos estão ou não abrangidos pelas novas alterações.
Quais os dispositivos móveis onde o WhatsApp deixará de funcionar
Como podemos ler no site de suporte do WhatsApp, a aplicação de mensagens já não funcionará nos smartphoness Android com sistema operativo antes do 4.1. Isto significa que para poder utilizar o WhatsApp é necessário ter um Android com versão 4.1 Jelly Bean ou superior.
A versão 4.1 do Android foi lançada em 2012, pelo que qualquer Android que tenha comprado nos últimos 6 ou 8 anos ainda poderá provavelmente suportar o WhatsApp no próximo ano sem quaisquer problemas.
Por outras palavras, é uma versão tão antiga do Android que o seu smartphone já faz parte daquela safra vintage!
E no iPhone?
Ora bem, a situação dos smartphones "de outros tempos" também atinge os equipamentos da maçã, apesar que há algumas diferenças.
Assim, o WhatsApp também deixará de funcionar em iPhones com versões anteriores ao iOS 10, que foi lançado em 2016. No entanto, a versão iOS 12, é compatível com o iPhone 5S lançado em 2013, pelo que a maioria dos iPhones dos últimos anos continuarão a ser compatíveis.
Como posso ver a versão do meu Android ou iOS?
Para verificarem a versão do vosso Android, basta pesquisar nas Definições. Vamos então às Definições, depois Acerca do telefone, Informação de software e por fim, dentro deste menu, encontramos a Versão Android.
Dependendo da versão do Android e da marca do dispositivo, esta informação poderá não estar exatamente nos mesmos caminhos. Mas procure sempre pela informação de software.
No caso de possuir um iPhone, então o caminho é Definições, Geral e dentro do Geral, o menu Informações.
Neste menu terá a informação sobre a Versão do Software.
Feito isto, já sabe se o seu equipamento está ou não habilitado a usar o WhatsApp. Caso o seu sistema operativo esteja desatualizado e o equipamento ainda suporte uma versão mais recente do sistema operativo, não deixe então de o atualizar.
Para lá desta questão de suporte, um smartphone devidamente atualizado é um dispositivo mais seguro.
Este artigo tem mais de um ano
Inaceitável não deixarem de funcionar em todos os Android pelo menos até à versão 14 (sendo que a mais recente à altura em que escrevo isto é a versão: 12)
Então qual é o sentido do teu comentário? 🙂
É “afirmar” que esta nova limitação do WhatsApp não vai afetar ninguém no Android?!?
Que ninguém usa WhatsApp num Android inferior ao 4.1?!?…
Pode ser uma afirmação não tão direta como parece…
É uma brincadeira, no sentido, de simplesmente deixar de existir.
Ainda sou do tempo em que o Facebook deixava utilizar programas cliente de terceiros para interagir com o serviço de mensagens deles, e de um momento para o outro decidirem que não queriam mais só porque sim… quem quisesse tinha de utilizar o site deles, ou a aplicação deles e acabou.
Não há motivo algum para que a META (Facebook) não possa ter um sistema aberto de mensagens, para a pessoa utilizar o programa cliente que quiser para comunicar com terceiros.
brincadeira????
O Facebook deixou de usar programas clientes de terceiros pelo simples facto de só surgir problemas na sua maioria respectiva a segurança, logo eliminou o mal pela raiz passando só a ter acesso pelo site oficial e respectiva app, e acho muito bem que assim seja.
Não existe motivo nenhum que a META não possa ter um sistema aberto de MSG???? Acho melhor pensares em estudar bem a coisa e depressa vais perceber porque é que os sistemas de mensagens são todos fechados e não se usam em app’s de terceiros.
Android 4.1 10 anos já passaram e não me parece que a malta ainda ande com dispositivos dessa altura com as constantes evoluções.
Como tudo tem um ciclo, inicio e fim, as versões de Android não são diferentes, vão perdendo total suporte tal como acontece com outros sistemas operativos há muito.
Eu ainda possuo um Samsung Galaxy S2 (i9000) com o Android 4.1.xx que funciona às mil maravilhas com o telefone e mensagens. Para coisas “mais complicadas”, uso o Huawei P Smart 2021.
E o Telegram? Funciona nesse telele mais antigo? 😉
LOL, para chamadas e mensagens, isso é o básico, qualquer telemóvel faz, mas o resto já estás a usar um smartphone mais recente que é isso que se está aqui a falar.
se formos por ai ainda tenho ali smartphones com android 2.1 e fazem o mesmo chamadas e sms, mas trabalhar com o que se usa na atualidade chapéu
Nem todos podem ter smartphones que custem mais de 60 euros 🙁 Se tiverem de escolher entre comida e um smartphone é claro que vão escolher comida. O ser humano pode passar sem ter smartphone mas não pode sem comer.
Precisamente. Ter um “espertofone” é quase um “luxo” que nem toda a gente pode ter um todo xpto…
Se não podem gastar 60 euros num telemovel, o que é perfeitamente natural se a pessoa estiver desempregada, um agregado familiar elevado, dívidas ou qualquer outro motivo, então também não deve ter dinheiro para pacotes de Internet e não usa whatsapp. Problema resolvido. Quaisquer 60 euros compram um smartphone básico capaz de rodar apps de mensagens sem problemas.
Onde é está a lista mesmo? Ahhh espera, afinal era só mesmo para vir cá ao blog.
Pela partte que me toca como não uso, não estou minimamente preocupado…
Os listados que usam os sistemas operativos nas versões que vão deixar de ser suportadas. Tem inclusive imagens para ajudar a saber. É seguir passo a passo.
Agradecido mas como referi acima, eu não uso essa treta vinda do “Metaberg”…
😉
Ainda bem que existe o telegram
+1… 😉
e vocês a acharem que o Telegram é melhor…. LOL…
Não sei se é melhor ou pior mas é uma alternativa bastante interessante mas o Ricardo importa-se de nos elucidar quanto à sua “desconfiança”?
Vai tudo mudar para a “concorrência”… Telegram, Signal, etc.
Quem ganha com isto? As fabricantes de telemóveis…
Ridículo, mas pronto.
passo bem sem WhatsApp, eu muitos milhares de utentes, ainda bem que existem alternativas.
O problema é que eu dependo desta aplicação para o meu dia-a-dia… Razões profissionais, académicas, pessoais, etc.
É difícil convencer toda a gente a mudar para o Telegram.
É no que dá estar amarrado a uma única aplicação… nada como diversificar.
Exactamente…
Todos querem a mama todos vivem à custa do contribuinte ainda pago os aparelhos para estas empresas ganharem grandes fortunas a brincar
Não entendi. Quem é que o obriga a comprar telemóveis ou a usar Whatsapp ? Não vejo ninguém a ser preso, espancado ou chantageado para o fazer … Ah ! Você faz porque quer … Então de que se queixa ?
Cada vez mais a evoluir https://www.holdonangola.com