Twitter está a tentar diminuir as publicações com vocabulário ofensivo
O Twitter está-se a esforçar para tentar diminuir a quantidade de publicações feitas que incluem termos desadequados e ofensivos, como palavrões e conteúdos tóxicos.
Uma das práticas mais desagradáveis nas redes sociais é a facilidade com que se começa uma discussão com alguém. Sobretudo quando não são pessoas que se conhecem, a tendência é que os ânimos aqueçam e o vocabulário descambe para níveis abaixo do aceitável.
O termo "troll" ganhou um novo significado nas redes sociais. Se antes imaginávamos um gigante das cavernas, com cara deformada e sem muito jeito para lidar com pessoas, agora nas plataformas online associamos àqueles utilizadores que passam a vida a criticar tudo e todos e a arranjar conflitos.
Mas o Twitter parece ter a receita certa para os tentar controlar um pouco mais.
Novo recurso do Twitter pretende diminuir publicações ofensivas
O Twitter sempre se esforçou para tornar a sua plataforma 'limpa' de conteúdos desenquadrados ao socialmente aceite.
Agora a empresa tem um novo recurso para fazer frente à trollagem que inunda a rede social. A funcionalidade vai tentar monitorizar, controlar e diminuir as publicações que utilizam palavrões.
Para já, o recurso está a ser testado apenas com alguns utilizadores da aplicação para iOS. Estes utilizadores já começaram a receber um alerta para reverem as suas publicações, quando as mesmas contêm termos desadequados.
O objetivo é que os utilizadores repensem melhor o que vão dizer
A novidade foi anunciada nesta terça-feira no Twitter, se salienta que muitas vezes as conversas incendeiam os ânimos. Nestes casos, a rede social está a dar assim uma oportunidade para que a pessoa repense e analise aquilo que está prestes a publicar.
When things get heated, you may say things you don't mean. To let you rethink a reply, we’re running a limited experiment on iOS with a prompt that gives you the option to revise your reply before it’s published if it uses language that could be harmful.
— Twitter Support (@TwitterSupport) May 5, 2020
Em suma, o Twitter não impede que a publicação seja partilhada. Mas pelo menos faz o utilizador pensar duas vezes e a ter mais consciência do que vai dizer. Por conseguinte, poderá conseguir que este desista de publicar ou torne o conteúdo mais leve.
O autor de banda desenhada Chuck Wendig foi um dos contemplados para esta experiência no iOS, e publicou um tweet onde mostra como o recurso funciona:
oh my god it already did it in a response to @stevenspohn
god fucking damnit, Twitter, you shitty ass-canker pic.twitter.com/aLGZhVFmZx
— Chuck Wendig (@ChuckWendig) May 5, 2020
No entanto, os testes devem agora demorar ainda algumas semanas, sendo que a funcionalidade para já está apenas disponível para textos em inglês.
À Reuters, Sunita Saligram, chefe do departamento de política global para a confiança e segurança do Twitter explicou que:
Estamos a tentar incentivar as pessoas a repensar o seu comportamento e o seu vocabulário antes de publicar. Muitas vezes estamos no calor do momento e podemos dizer algo que nos vamos arrepender.
Para já apenas algumas pessoas do sistema operativo da Apple vão poder testar este recurso, mas não está claro se a funcionalidade vai também chegar ao Android.
Este artigo tem mais de um ano
Era só para avisar que muita gente que está nas redes sociais (principalmente do Twitter e do FB) não vão gostar dessa noticia e claro, que alguns utilizadores desses redes sociais vão sair definitivamente das redes sociais (ou mudar para outras redes sociais ou fóruns que acham amigáveis e confortáveis para conversar) se essa censura acontecer nos perfis deles.
E nota, que eu já não tenho conta dessas redes sociais (FB e Twitter) devido à censura da minha conta.
É hora de eliminar as contas no facebook e twitter, e migrar para a rede social VK (VKontakte) onde a liberdade de expressão é maior.