Twitter queria apagar milhões de contas, mas protestos fizeram com que desistisse da ideia
O Twitter pretendia apagar contas inativas há mais de seis meses, de modo a arrumar a sua plataforma e libertar alguns nomes de utilizador. Foram vários os utilizadores da rede social que se demonstraram contra esta intenção, e a empresa acabou por desistir da ideia.
Uma boa parte das queixas era referente a contas de pessoas falecidas, que seriam assim apagadas com as novas regras. O Twitter está já a preparar uma alternativa para esta situação e espera implementá-la em breve!
Foi descoberto recentemente que o Twitter tem em mente implementar algumas mudanças na sua rede social. O objetivo da empresa passa por "limpar" a sua plataforma de utilizadores inativos e ao mesmo tempo libertar alguns nomes de utilizador.
Assim sendo, queria apagar contas cujo último acesso havia sido realizado há mais de seis meses. As ideias eram claras e as vantagens também... Mas houve um problema para o qual a comunidade alertou!
More on Twitter's action on inactive accounts: The company is clawing back accounts that have been inactive for more than *six months*, which is likely a very large number. Inactive = user hasn't *logged in*. Seeking clarification on what happens to useful/fun bot accounts.
— Dave Lee (@DaveLeeBBC) November 26, 2019
Ao eliminar estas contas, o Twitter estaria a eliminar - para além de utilizadores inativos - contas de pessoas que já faleceram. Em alguns casos, os perfis no Twitter são quase como um "memorial digital", que seria assim apagado.
Tendo perfeita noção deste impacto, o Twitter já tranquilizou os seus utilizadores. Antes de apagar as contas inativas, que se deverá especialmente ao cumprimento das regras do RGPD na União Europeia, a rede social de Jack Dorsey irá implementar uma funcionalidade para perpetuar perfis de pessoas falecidas.
We’ve heard you on the impact that this would have on the accounts of the deceased. This was a miss on our part. We will not be removing any inactive accounts until we create a new way for people to memorialize accounts.
— Twitter Support (@TwitterSupport) November 27, 2019
Tal já é feito pelo Facebook, sendo que o Twitter poderá seguir os mesmos moldes. Criando um meio de homenagear os utilizadores já falecidos, a rede social do pássaro azul irá então avançar para a limpeza da sua plataforma e expulsar os utilizadores inativos.
Com a aproximação das eleições norte-americanas, a rede social já tomou uma posição importante...
Este artigo tem mais de um ano
Muito mais grave do que isto, é o que o YouTube planeia fazer a partir de 10 de Dezembro próximo: https://www.zerohedge.com/technology/youtube-delete-all-accounts-arent-commercially-viable-starting-dec-10th
(Pplware, talvez seja boa ideia avisar os vossos leitores também disto…)
Ou poderia ter investigado um pouco mais e ter ido à ACTUAL versão desses termos: https://www.youtube.com/terms em vigor desde 22 de julho de 2019 e lido “Cessações pelo YouTube Devido a Alterações ao Serviço
O YouTube pode encerrar o seu acesso ou o acesso da sua Conta Google à totalidade ou parte do Serviço se o YouTube tiver uma suspeita razoável de que a sua prestação do Serviço ao utilizador já não é comercialmente viável. ”
Não é uma alteração que vai ser feita, já está em vigor.
Pessoalmente já removi a conta do Youtube porque não creio ser um utilizador que é comercialmente viável para a empresa.
Na mesma onda apesar de a maior parte da actividade de e-mail já não passar pela Google, estou a tentar acabar com remanescente há algum tempo e espero em breve não usar a Google para nada relacionado com os e-mails… ainda fica o problema do smartphone que precisa de uma conta Google para funcionar… mas isso deve estar dentro da categoria dos clientes comercialmente viáveis até porque já comprei aplicações.
Custa a entender, se a pessoa morreu, porque não deve o Twitter apagar a conta? Tal deveria apenas acontecer se fosse desejo expresso da pessoa para que a conta se mantivesse disponível mesmo após o falecimento, e tal indicado em uma das opções (eventualmente poderão mostrar tal a toda a gente numa nova iniciação de sessão ou a determinado momento interceptar qualquer actividade e obrigar a pessoa a escolher a opção). O Twitter também poderia ter uma opção a indicar quanto tempo deve aguardar até eliminar uma conta (entre 6 meses e 3 anos por exemplo) quando a mesma fica sem actividade.
Se derem a escolha, assim previnem muitos dos problemas.
Será assim tão difícil atribuir uma prova de vida aquando de um registro? Tanta utilidade faria em caso de trespasse a contas familiares como opção…
Será assim tão difícil atribuir uma prova de vida aquando de um registro? Tanta utilidade faria em caso de trespasse a contas familiares como opção…
tenho algumas contas mas est6ão todas bem activas e salvas
Será assim tão difícil para as pessoas simplesmente sacarem as fotos?
um dia destes o Twitter em vez de um pássaro azul passa a ter uma lápide cinzenta a dizer falecidos no meio e o Twitter vira antes uma rede de memoriais…