Twitter: 82% das contas influentes sobre a COVID-19 são bots
Hoje em dia, e cada vez mais, recorremos às redes sociais para estarmos a par das notícias sobre vários assuntos. Relativamente à pandemia da COVID-19, estas plataformas têm sido essenciais para a disseminação de informação, sobretudo quando esta é verificada e verdadeira.
No entanto, um recente estudo indica que, no Twitter, 82% das contas influentes acerca do coronavírus são bots.
Estudo diz que maioria das contas influentes da COVID-19 no Twitter são bots
De acordo com um novo estudo realizado pela Carnegie Mellon University, a grande maioria dos tweets na rede social relacionados com a COVID-19, são feitos por bots.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores acompanharam mais de 200 milhões de publicações no Twitter, desde janeiro, que mencionassem os termos "novo coronavírus" e "COVID-19".
Os investigadores determinaram que 82% das 50 contas mais influentes sobre o tema, têm comportamentos típicos de bots. Já se a quantidade for alargada a 1.000 contas, a percentagem fixa-se nos 62%.
Tal como explica Kathleen Carley, docente na Escola de Ciências da Computação da Universidade:
O que temos visto é que há duas vezes mais atividade de bots do que o previsto comparativamente ao que havia noutros cenários de desastres naturais.
A investigadora adianta ainda que houve um crescimento na implementação de serviços de bots durante este período de pandemia.
Como se determina se uma conta é um bot?
De forma a identificar se uma conta é ou não um bot, os investigadores recorrem à Inteligência Artificial. É analisada a forma como a publicação é feita e divulgada, a frequência da publicação, a quantidade de seguidores e que outras contas mencionam aquele perfil no Twitter.
Kathleen Carley refere que um dos indicadores de bot é quando a conta publica mais do que aquilo que uma pessoa comum seria capaz. Outro ponto é quando há uma mudança de região da conta, num espaço apenas de horas.
A pesquisa ainda detetou ainda mais de 100 géneros de conteúdos falsos acerca da COVID-19, como por exemplo, promessas de tratamento.
Quando há uma série de tweets em simultâneo de um mesmo tema ou de tempo em tempo, provavelmente é elaborado. Analisamos também o uso da mesma hashtag ou mensagens que parecem ser copy-paste de um bot para outro.
refere Kathleen
Os investigadores ainda não conseguiram identificar quem estás por detrás da criação e gestão destes bots, mas Kathleen adianta que:
O que sabemos é que parece um sistema de propaganda que, definitivamente, combina com os modos de agir de russos e chineses, mas necessitaríamos de uma grande quantidade de recursos para comprovar isso.
Katheen deixa o conselho para que cada um adote medidas individuais e caso se identifique um destes perfis, devem ser denunciados ao Twitter.
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