Privacidade no Facebook? Será mais fácil de gerir
A maior rede social do mundo está a ser alvo de inúmeras acusações relativas à privacidade dos utilizadores e os acontecimentos da semana passada mostraram que ainda há muito a fazer no que respeita às políticas de privacidade e à forma como cada um de nós lhes acede e controla.
Por isso, ou para descargo de consciência, o Facebook está a aplicar alterações à plataforma de forma a tornar tudo mais acessível ao utilizador.
Numa publicação na Newsroom do Facebook pode ler-se que o Facebook reconhece que as definições de privacidade e outras ferramentas importantes são difíceis de encontrar e que tem de fazer mais para manter os utilizadores informados.
Assim, além dos anúncios já feitos por Mark Zuckerberg a semana passada, de reprimir os abusos da plataforma Facebook, fortalecer as políticas e facilitar às pessoas a possibilidade de anularem a capacidade das aplicações acederem aos dados, serão tomadas medidas adicionais.
Durante as próximas semanas, serão aplicadas medidas para dar aos utilizadores um maior controlo sobre a sua privacidade. A maioria destas atualizações estava já a ser trabalhada há algum tempo, segundo referem, mas os acontecimentos dos últimos dias reforçaram ainda mais a sua importância.
Configurações e Ferramentas de Dados mais fáceis de encontrar
Controlos mais fáceis de encontrar e utilizar
O Facebook redesenhou por completo o seu menu de definições para dispositivos móveis, do início ao fim, para que tudo seja mais fácil de encontrar. Agora, em vez das definições estarem distribuídas por quase 20 ecrãs diferentes, passarão a estar acessíveis num único lugar.
Novo menu de atalhos (shortcuts) de privacidade
A informação sobre privacidade, segurança e anúncios, segundo os utilizadores, deveria ser muito mais fácil de encontrar. No novo menu de atalhos de privacidade será possível controlar os dados em apenas alguns cliques, com explicações clarificadas de como funcionam os controlos. Esta experiência passa a ser mais visual, clara e fácil de encontrar.
A partir deste menu passa a ser possível:
- Tornar a conta mais segura: os utilizadores podem ativar mais ferramentas de proteção, como a autenticação com dois-fatores. Caso esta opção esteja ativa e alguém tente entrar na conta a partir de um dispositivo que o Facebook não reconheça, será de imediato pedida uma confirmação ao dono da conta.
- Controlar informação pessoal: é possível aos utilizadores reverem o que partilharam e apagarem se quiserem. Incluindo posts que partilhou ou aos quais reagiu, pedidos de amizade enviados e buscar feitas no Facebook.
- Gestão de quem vê os posts e informação de perfil: cada utilizador é dono do que partilha no Facebook e pode gerir quem vê o que publica e a informação que incluiu no seu perfil.
Ferramentas para encontrar, descarregar e apagar os dados dos utilizadores no Facebook
É importante saber que dados o Facebook recolhe e usa, mas é ainda mais útil que os utilizadores consigam ver e gerir a sua própria informação. Há quem queira apagar informação que partilhou no passado, há quem seja apenas curioso e queira verificar que informação é que o Facebook tem. Por isso mesmo, o novo "Aceda à sua Informação" é uma forma segura de permitir aos utilizadores acederem e gerirem posts, reações, comentários ou pesquisas efetuadas. É possível apagar aqui o que não quer que apareça mais na sua cronologia.
É também agora mais fácil fazer o download da informação partilhada no Facebook – em última análise, os dados pertencem a cada utilizador. É possível fazer o download de uma cópia segura ou movê-la para outro serviço, incluindo fotografias, contactos adicionados à conta, posts na cronologia e muito mais.
No futuro
O Facebook quer também explicar aos utilizadores como recolhe e usa os seus dados na língua escolhida, de forma fácil de entender. Durante as próximas semanas, serão propostas atualizações dos termos de serviço do Facebook, que incluem este compromisso por parte da rede social. A política de dados será também atualizada para que seja mais fácil perceber que dados são recolhidos e como são utilizados. Estas atualizações visam uma maior transparência – não a obtenção de novos direitos de recolha, uso e partilha de dados.
Para desenvolver estas ferramentas e atualizações, o Facebook refere que trabalhou em conjunto com reguladores, legisladores e especialistas em privacidade.
Este artigo tem mais de um ano
E de repente acordaram para a vida e… AAAAHHHH, o FB usa e abusa da nossa privacidade e dos nossos dados…
Essa treta da alteração do acordo de privacidade, e bla, bla… tudo tretas…
Mudar o texto podem mudar… mas o abuso vai continuar. o FB vive disso
“Para desenvolver estas ferramentas e atualizações, o Facebook refere que trabalhou em conjunto com reguladores, legisladores e especialistas em privacidade.”
Mas depois recusa ir prestar declarações ao parlamento Inglês – e pelos vistos teve influência na decisão do Brexit…
MAS… está tudo bem, afinal vão ter novas regras…
essa do Facebook ter influencia no brexit e nas votações do Trump tem muito que se lhe diga, acho que isto deve ter mas é outra história que ninguém quer que se saiba e agora o Facebook é que está a sair como Bode expiatório por questões Politicas…
Vem tarde. Minha conta morreu a muito tempo especialmente o facebook messenger.
que interessante… conta mais
hahah
hiya
https://iphone.appleinsider.com/articles/18/03/28/google-faces-9-billion-in-damages-after-ripping-off-java-in-android
E esta hein?
9 mil milhões é muita coisa, é cerca de 1/5 do tamanho da Tesla…
o que é que isso tem a ver com o FB?!?
queres arroz?
https://finance.yahoo.com/news/app-store-scamware-problem-apple-needs-fix-asap-013517902.html
Belo artigo acerca da Privacidade no Facebook. Gostei
Facebook, não vai deixar de armazenar todos os dados dos seus utilizadores…é só para inglês ver…
Concordo.
obvio que nao! empresas como google e facebook vivem de publicidade. logo os seus dados dos utilizadores sao muito valiosos.
as medidas que o facebook está a tomar eé simplesmente para tornar mais facil o utilizador normal conseguir activar ou desactivar o acesso aos seus dados a terceiros
Privacidade? No Facebook?!!
Ah! Ah! Ah!
Vocês têm umas piadas muito engracadas…
a algum tempo atras uma utilizadora do facebook messenger , reportou que apos ter comentado em voz alta que queria fazer uma viagem a um destino o facebbok começo a propor publicidade direcionada e relacionado com a viagem e o destino….
fazem todos o mesmo, agora esta o facebook na mira…
Facebook= FACEBRUT. Melhor controle=esquecer esse facebrut
fiquei confuso.. “privacidade” e “facebook” na mesma frase sem “falta”
Coisas pessoais!!… eu é mais gatinhos:
https://www.facebook.com/maruthecat/
ja vens tarde