O Facebook faz hoje 11 anos! Relembre a história da rede social!
“É possível conhecer melhor alguém pelo Facebook do que em dez anos de amizade com essa mesma pessoa.” [David Kirkpatrick]
A maior rede social do mundo está hoje de parabéns! Criado a 4 de Fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook é hoje das redes sociais mais utilizadas por todos e por todo o mundo.
Há já 11 anos que o Facebook nos permite estar mais perto dos outros, comunicar e conhecer pessoas novas, partilhar interesses e muito mais!
Vamos relembrar a história e os feitos já conseguidos através do Facebook!
O Facebook foi criado a 4 de Fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg, um estudante universitário de Harvard. Trata-se de uma rede social que trouxe uma nova forma de comunicação, pondo as pessoas em contacto umas com as outras, por vezes sem intenção das mesmas, permitindo-lhes partilhar experiências, interesses, problemas ou causas comuns.
Actualmente, e desde há algum tempo, que o Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, tendo já mais de 1,39 mil milhões de utilizadores activos mensalmente (Dez’14).
É, actualmente, a rede social mais utilizada em todo o Mundo, e praticamente todos nós temos hoje uma conta nesta rede social e/ou até uma página para promover a nossa empresa. Segundo o Marktest (2012) 95% dos portugueses nas redes sociais tem conta no Facebook.
A História do Facebook
Como tudo começou....
O Facebook foi criado por Mark Zuckerberg, aluno da Universidade de Harvard, mas não começou por ter este nome nem por ser a rede social como hoje é conhecida. Mark Zuckerberg criou em 2003, no seu quarto de estudante, um software designado CourseMatch que tinha como objectivo ajudar os estudantes de Harvard a escolher que aulas queriam frequentar com base nas pessoas que se haviam nela inscrito. Foram muitos os estudantes que aderiram a este serviço e, segundo o próprio Zuckerberg, demonstrava que nos “podíamos relacionar através das coisas”.
Depois deste primeiro projecto Zuckerberg criou o Facemash, onde os alunos votavam em colegas que gostassem mais por forma a descobrir qual era a pessoa mais sexy do campus. Este programa foi surpreendentemente bem sucedido em Harvard e os alunos não conseguiam deixar de o usar apesar de várias críticas e chamadas de atenção do Conselho Administrativo de Disciplina de Harvard.
O TheFacebook.com
Zuckerberg continuou a criar vários pequenos programas do género e a 11 de Janeiro de 2004 pagou 34 dólares para registar o endereço electrónico Thefacebook.com que integrava as funcionalidades do CourseMatch, Facemash e Friendster. O objectivo central desta rede era a de serem os próprios estudantes a colocarem as suas informações online e não só a Universidade. Zuckerberg explica a rede como uma maneira de ajudar as pessoas a partilharem mais em Harvard, para que pudessem ver mais do que estava a acontecer na universidade. Após a divulgação do Thefacebook.com mais de 900 estudantes de Harvard fizeram o seu registo, sendo esse o tema principal nas cantinas e nos intervalos das aulas. As pessoas não conseguiam parar de usar, revelou Zuckerberg.
O Thefacebook segundo indica Kirkpatrick (2010) cativou por se apresentar como uma rede extremamente simples onde para se inscrever o utilizador criava um perfil com a sua imagem, adicionava alguma informação pessoal, podia referir a sua situação amorosa, podia incluir o ser número de telefone, contacto de chat e endereço de e-mail. Os alunos podiam igualmente colocar as disciplinas que frequentavam, os livros que liam, os filmes que gostavam, as músicas preferidas, os clubes a que pertenciam, a filiação política e uma citação favorita.
Ao início apenas pessoas de Harvard poderiam registar-se, mas rapidamente a rede chamou à atenção dos mercados, o que alargou a utilização a outras Universidades.
Finalmente… o Facebook!
Com o objectivo de crescer e desenvolver ainda mais a rede social, Zuckerberg mudou-se com os seus colegas de trabalho para os escritórios em Palo Alto, na Califórnia e criou a empresa com o nome Facebook a 20 de Setembro de 2005, altura em que já 85% dos estudantes norte-americanos eram utilizadores e 60% acedia ao site diariamente. A afixação de fotografias era uma das actividades mais realizadas na rede social e em finais de 2009, o Facebook albergava já 30 milhões de fotos, tornando-se o maior site de fotografias do mundo.
Um dos problemas que se destaca nessa altura é a questão de privacidade e muitos jovens estavam preocupados com os conteúdos que partilhavam na sua rede. Kirkpatrick refere que se torna possível conhecer melhor alguém pelo Facebook do que em dez anos de amizade com essa mesma pessoa.
Em Agosto de 2006 o Facebook torna-se a plataforma que actualmente se conhece apesar de ter sofrido, posteriormente, algumas alterações. A rede social começou também a integrar várias empresas que, através de publicidade e marketing, promovem os seus produtos entre os utilizadores. A rede social crescia a olhos vistos e esse crescimento foi contínuo, superando as demais redes. ‘Facebook’ tornou-se o termo mais pesquisado na Internet ultrapassando a palavra sexo.
Número de utilizadores ao longo dos tempos
- 2004 – 1 milhão
- 2005 – 6 milhões
- 2006 – 12 milhôes
- 2007 – 58 milhões
- 2008 – 145 milhões
- 2009 – 360 milhões
- 2010 – 608 milhões
- 2011 – 850 milhões
- Março 2012 – 955 milhões
- Outubro de 2012 – Mil milhões
- Dezembro de 2013- 1.23 mil milhões
- Dezembro de 2014 - 1.39 mil milhões
O Impacto do Facebook
Outra área em que o Facebook teve forte impacto foi ao nível das organizações, das instituições e dos governos. Mark Zuckerberg, considera que a rede social criou mais transparência à economia de doação, isto é, “…o Facebook está a mudar a forma como os governos trabalham… e um mundo mais transparente gera um mundo mais bem governado e mais justo” (Kirkpatrick, 2010). O Facebook permite aos utilizadores a criação de grupos de causas e adicionar amigos com as mesmas perspectivas e ideologias.
Desta forma vários protestos, manifestações, eventos, mudanças de lei, entre outras situações, ocorreram e foram possíveis devido à magnitude do Facebook uma vez que permite que a vários grupos possam aderir milhares de pessoas, que partilhem ideias e sugestões e determinem uma mudança. Exemplos o protesto do Egipto, país onde o protesto público pode levar à tortura e prisão e a luta contra a limitação de largura de banda da Internet que resultou da criação de um grupo no Facebook.
Mark Zuckerberg e Dadid Kirkpatrick, autor do livro 'O Efeito Facebook'
Na perspectiva de Kirkpatrick, ao criar o Facebook, Mark Zuckerberg queria dar poder ao indivíduo, para que ele pudesse ter ferramentas que lhe permitissem comunicar de forma mais eficiente e ter sucesso num mundo onde, cada vez mais, a informação está em todo o lado, independentemente do que façamos.
Eventos desenvolvidos no Facebook que ficaram na história
- Batalha de Almofadas – Mais de 1000 membros em 2008
- Protesto no Egipto - Mais de 60 mil membros em 2011
- Geração à Rasca – Mais de 20 mil membros em 2011
- Kony 2012 – 26 milhões de visualizações em 2012
- Filho chamar-se Songoku – mais de 134 mil likes em 2011
A sua utilização em massa deve-se à aparência que apresenta, à fácil utilização, variedade de funcionalidades, capacidade de interligar pessoas e organizações no mesmo espaço e ainda a rapidez e simplicidade com que a informação se partilha e propaga com pelo Mundo. Desta forma o Facebook conseguiu ser a rede social número um e é preenchida por uma variedade de utilizadores, desde os jovens aos idosos e, até mesmo empresas que tentam promover as suas marcas e universidades que pretendem estar mais perto dos seus estudantes.
O Facebook é também uma empresa que proporciona bastantes empregos, tendo já contratado 9.199 funcionários (Dez'14).
(Nota: Parte deste artigo foi retirado da minha dissertação de Mestrado intitulada O Facebook e os Estudantes Universitários – Funções, Interacções e Contributos da Rede Social, versão online aqui)
Utilizam o Facebook? Qual pensam ser o grande segredo do sucesso desta rede social?
Este artigo tem mais de um ano
Gente que usa o fb todo o dia a dizer mal do fb em 3… 2… 1…
😀
recuso entrar aqui
Aqui onde?
“o Facebook está a mudar a forma como os governos trabalham… e um mundo mais transparente gera um mundo mais bem governado e mais justo”
Realmente o David Kirkpatrick têm toda a razão, o mundo caminha a passos largos para ser cada vez mais justo. Espero é que ele indique a morada desse mundo para eu mover-me para lá.
Facebook… Não, obrigado!
https://artedeomissao.wordpress.com/?s=facebook (entre muitos outros, basta pesquisar)
Pois, o Facebook também causa cancro… ninguém fala disso!
O Facebook serve para todos mostrarem o lado artifical das suas tristes vidas.
No facebook é tudo tão bonito, todos estão sempre a sorrir, amam muito os seus namorados(as), estão sempre a fazer coisas fixes, têm vidas muito divertidas.
Na realidade, são todos uns tristes, têm empregos da treta, mal ganham para comer, ou seja, a maioria não têm onde cair mortos.
Um extraterrestre que aceda ao facebook do seu planeta a 1000 anos luz, vai pensar que o planeta terra é o paraíso. Mas na realidade é uma valente m***a.
Isso é muito redutor oh João. Injusto até diria. Mas se calhar terás que rever os amigos que tens na tua rede social. Se aceitares pessoas interessantes, apenas verás conteúdos interessantes 🙂
Fala por ti e pela tua vida triste, emprego miserável, ou sejas andas totalmente frustado. E pensas que todos que tem facebook tem a tua vida. Enganaste!
Desejo-te as melhoras.
ui concordo com aMarisa pinto faz uma limpeza a tua lsta de amigos, pois existe epssoas assim como tb aquelas que nao fazem aparencias no face e as que não fazem são as melhores pessoas, primeiro nao metem as suas vidas no face e apenas la vão pra aprtilhar com amigos as suas ideias e aprender algo mais como eu por exemplo nao uso face pra dar a conhecer a minha vida e simf alar com pessoas que tenham os memso gostos que eu e partilharmos num grupo os memsos ideias e falar com pessoas que nao possof alar pessoalmente pois estão longe, de resto o face é uma rede social estupida, com cada coisa so memso pra atrair atenções…..mas cada faz o que lhe bem entender mas depois queixam-se….
Agora em Português..
Eu gosto bastante do face.
Agora tudo depende du uso que se da, dai concluir se que os portugeses nao sao muito responsaveis e goatam muido de cuscuvelhice, digo eu.
Que língua ou dialecto é esse?
Fiquei sem perceber o que querias dizer, se é que querias dizer alguma coisa…de jeito.
É dialecto do face, não se aprende nada… percebeste!!!
Facebook = 0 conteúdo interessante, é só palha para os burros comerem. Sou uma figura pública e uma pessoa influente, ao longo da experiência com o facebook fui aceitando pedidos de amizade de pessoas de diversas classes sociais, reparei que os mais inteligentes raramente utilizam o facebook e os mais ignorantes estão constantemente a partilhar conteúdo desinteressante e superficial. Conclusão, se facebook = Burros, eu -> Cancelar conta.
Se fosses uma figura pública como deve ser, não tinhas essa opinião redutora e um pouco, perdoa-me, ignorante.
Marisa, figuras públicas como eu, mas que usam o facebook, estão constantemente a influenciar “palermas” e tirarem proveito da sua ignorância. O facebook serve simplesmente para pessoas ou negócios com uma posição preponderante influenciarem ignorantes para seu próprio proveito. Só vê a realidade quem tem o mínimo de inteligência para investigar factos ou quem não se recusa a aceitar novas perspetivas fundamentadas. Bom proveito com o uso do facebook.
lol… Boa sorte e as melhoras 🙂
Engracado, ainda há uns dias atrás fiz backup do meu perfil e depois eleminei todas as minhas publicações e fotos ficando somente a foto de perfil e de capa.
Só tenho mesmo isso porque ainda há muita gente que fala por facebook em vez de skype ou watsapp, porque se não cancelava a conta.
O facebook esta a morrer lentamente…