Instagram vai permitir que os utilizadores reiniciem os seus algoritmos
O algoritmo do Instagram, assim como o de outras redes sociais, pode ficar verdadeiramente caótico. Assim sendo, esta novidade vai interessar-lhe: a plataforma vai permitir que os utilizadores reiniciem os seus feeds.
Em breve, os utilizadores do Instagram poderão repor manualmente o algoritmo de recomendação que determina o que veem nos seus feeds.
Numa publicação, o Instagram, que é propriedade da Meta Platforms, empresa-mãe do Facebook, afirmou que a alteração foi especialmente concebida para garantir que os adolescentes têm acesso a conteúdos mais adequados.
Queremos garantir que todos no Instagram, especialmente os adolescentes, tenham experiências seguras, positivas e adequadas à idade e sintam que o tempo que passam no Instagram é valioso.
Queremos dar aos adolescentes novas formas de moldar a sua experiência no Instagram, para que possa continuar a refletir as suas paixões e interesses à medida que evoluem.
Justificou a empresa.
Segundo a rede social, com apenas alguns cliques, os utilizadores poderão limpar o conteúdo recomendado na suas páginas Explorar, Reels e Feed.
Os utilizadores poderão, também, rever toda a sua lista de "seguidores" para deixar de seguir contas conforme desejado.
As suas recomendações começarão a ser personalizadas novamente ao longo do tempo, mostrando novos conteúdos com base no conteúdo e nas contas com as quais interage.
Ainda em fase de testes, esta redefinição dos algoritmos deverá ser lançada globalmente, em breve.
Dona do Instagram conduz mudanças destinadas aos jovens
Na segunda-feira, a Meta publicou, também, uma nota, a explicar como limita o conteúdo sensível para adolescentes.
As alterações surgem numa altura em que a Meta - e, em particular, o Instagram - tem sido um alvo contínuo daqueles que afirmam que a plataforma tem demonstrado ter efeitos nocivos nos utilizadores jovens.
Atualmente, os utilizadores do Instagram já podem controlar parcialmente o seu algoritmo de recomendação, por via de um botão que lhes permite classificar o conteúdo como sendo, ou não, do seu interesse.