Agora é o Instagram. Facebook admite ter guardado passwords em claro deste serviço
O último ano do Facebook tem sido um exemplo perfeito de como não se deve lidar com a segurança. Os casos acumulam-se todas as semanas e já ontem tinha surgido um novo.
Agora, e no seguimento de um caso já antes relatado, a rede social veio revelar que também passwords do Instagram estiveram acessíveis ao funcionários sem qualquer proteção.
O caso inicial do armazenamento de passwords em claro remonta a cerca de um mês atrás. Nele foi revelado que mais de 600 milhões de passwords estiveram armazenadas sem qualquer proteção e acessíveis a muitos funcionários.
Na altura o Facebook não deu muita importância ao caso, uma vez que não existiam evidências claras de que tivessem existido acessos a estes dados e nem sequer abuso da mesma informação. Ainda assim, a empresa revelou que os dados estiveram acessíveis a 20 mil colaboradores.
Dando seguimento a este caso o Facebook revelou agora que a mesma situação aconteceu com as passwords do Instagram. Também estas estiveram armazenadas sem qualquer proteção e acessíveis ao mesmo 20 mil colaboradores.
Mais uma vez a postura da empresa parece ser idêntica. Continuam a não haver provas de acessos a estes dados e nem a acessos indevidos às contas destes utilizadores. Apenas dentro da empresa os dados estavam disponíveis para consulta.
Estranhamente, e ao contrário de casos anteriores, o Facebook não está a recomendar aos utilizadores do Instagram que alterem as suas passwords e nem que ativem os normais mecanismos de reforço de autenticação, como a autenticação em 2 passos.
Este é apenas mais um caso grave de segurança a somar a muitos outros. Estes têm-se acumulado e estão cada vez mais visíveis pelos utilizadores. A sua segurança parece estar a ser constantemente colocada à prova e o maior problema vem diretamente de dentro da rede social.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Facebook
Neste artigo: Facebook, funcionários, instagram, passwords, Segurança
os antis do facebook agora vão ser antis instagram?
Quanto é que te pagam para defender a plataforma do Facebook? É normal haver Anti-Facebooks quando a própria plataforma é anti regras e comete todo o tipo de irregularidades dos seus utilizadores.
Não me digas que trabalhas como revisor de conteúdos do Facebook na Accenture ?
É por hora ou por comentário ?
Estás a falar daquela rede social que rouba dados e os vende a terceiros, daquele rede social chamada Facebook que censura conteudos conservadores?
Estás a falar daquela rede social que gera Ads mesmo depois de ter desativado tudo na plataforma e que continua a faze-lo segundo eles com base nos meus dados que não forneço?
Estás a falar da rede social que contrata pessoas em empresas com trabalho precário como a Accenture que seguem instruções de um patrão geralmente para banir conteudos que sejam considerados conservadores, que na cabeça deles é tudo extrema direita e que dizem que não estão a cometer nenhuma irregularidade pois estão a seguir políticas?
Calma, o Facebook aquela rede social que tem protocolos com as autoridades onde vendem e enviam os dados pessoais para terem na base de dados sob desculpa de um eventual acto criminali a troco de proteção judicial?
Diz lá a verdade, ao menos pagam-te subsidio de refeição? É a recibos verdes ?
fazes um grande comentário sobre facebook. mas fico admirado por usares smartphone android e pc com windows 10. depois o facebook é que é ranhoso como um raio.
Primeiro não uso windows 10, depois não uso Android com definições padrão pois desativo tudo.
O Facebook sim é ranhoso, até te dava mais provas disso mas so precisas de ir ao Google e escrever facebook pplware e teras tudo o que é más noticias do Facebook.
Não compares um Facebook a um Android sff
não venhas com ceninhas sff
Estás a comparar sistemas operativos com o Fakebook e eu é que venho com ceninhas?
Já agora fundamenta o que dizes em vez de disparares para o ar na tentativa de acertar em algo.
Comparar uma rede social a a sistema operativo não tem lógica nenhuma.
Se isto realmente se verifica(r), eu pergunto-me algo que pouco ou nada tem a ver com a notícia: como é que nós (Portugueses), que até temos bons [engenheiros] informáticos, temos tanta dificuldade em arranjar emprego nestas empresas. Eu falo por mim mas, eu nunca guardaria uma password em texto simples.
Não há multas para esta cambada?