PplWare Mobile

A Google cumpriu! O Chrome já não é o browser padrão do Android na Europa


Fonte: Google

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Hugo says:

    Só uma pequena questão, que não tem quase nada a ver com o artigo… Porque é que o pplware ainda não está inscrito no programa do Brave de forma a poder usufruir dos BAT? Há muito tempo que só uso este browser no Android

  2. Ze says:

    Como é que vocês podem fazer uma afirmação destas no título? O Chrome o Search vêm pre instalados à mesma e não é o padrão?! A maioria das pessoas não instalará mais nada e simplesmente carregará seguinte. A Comissão Europeia vai voltar a cair em cima da Google por causa disto…

    • Basta olhares às imagens e vais ver que o Chrome deixará de ser o padrão. Poderás escolher novamente o Chrome, mas tens de passar por ali.

      • Ze says:

        Entras nesse ecrã com o Chrome e o Google Search já instalados (repara que é o único que não tem botão de install). Mesmo que instales outro, o Chrome não se desinstala automaticamente. A maioria das pessoas verá isso como um “para que vou instalar outro e ocupar mais espaço se já está este aqui?”. Enfim, a Google “cumpriu” da maneira que lhe convém e não da maneira que a UE determinou. E o que não falta aí é artigos a explicar como isto é uma maneira diferente de lidar com a situação em comparação com Microsoft que o fez da maneira mais correcta.

        • Mas és obrigado a usar o Chrome? Quer-me parecer que não. Lá por estar instalado não te obriga a nada, parece-me

        • James Franklin says:

          Jovem, a Microsoft usou a mesma estratégia no passado e foi aceita. Não importa se já está instalado, o que a Comissão refutou é que ele já era o navegador e pesquisa padrão, agora está instalado, mas antes de usar você terá que dizer se quer eles ou outra opção

    • Curioso says:

      No win também não vem instalado de padrão e ninguém os chateia por não terem possibilidade de escolha. A questão é puder alterar o padrão

  3. João says:

    Eu tenho outra questão:
    Se escolhermos outro browser o Chrome é removido do sistema?
    É que se nao for ficamos quase na mesma……

    • Pedro Sousa says:

      Quando escolhes outro browser no windows o internet explorer é desinstalado? Não.
      Aqui passa-se o mesmo…

      • Jorge Carvalho says:

        Na altura em que a microsoft foi obrigada a fazer isso , tecnicamente nao era possível. ( foi o que eles alegaram) . Neste caso deveria ser.

        Abc

      • Tiago says:

        Lixo a ocupar espaço então.

        • fak says:

          também não vão ser 50MB ou assim que te vão impedir de grande coisa… se a ti te fazem assim tanta diferença nem que sejam 200MB de espaço ocupado por uma app desativada que nem recursos está a consumir, faz root.

          a mim não me faz diferença e só tenho 4GB de espaço.

      • Wellington says:

        Kkkkkkkkk eu ia dizer a mesma coisa.

        Tanto eh que o Explorer só é utilizado para baixar o Chrome e mais nada… as pessoas escolhem baixa-lo.

        Do mesmo modo no Celular, se o Chrome fosse ruim , eu baixaria outro navegador e apagaria ele….

        Não entendi o sentido disso.

  4. Sousa says:

    Para os preguiçosos já tem um browser de fábrica, os outros instalam e usam o que querem isso já pode ser feito hoje. E acredito que muito boa gente agradece vir já com um browser instalado, po exemplo os Samsungs trazem o seu browser instalado e eu nunca usei, mas está lá…

  5. Sousa says:

    Nuno falo que os Samsungs trazem o browser deles instalado e eu tb não uso….

  6. Pedro Trilho says:

    Eu sinceramente não percebo nada festa confusão. Podem-me explicar?
    É que quase todos os telemóveis android que eu tive, traziam um browser padrão horroroso e que assim que podia, instalava o Chrome, como é o caso do meu galaxy a5 2017 atual.

    • fak says:

      @pedro trilho

      enquanto para ti podes não ver nada de mal, para outros está mal… porque mesmo que não uses o chrome, ele está lá a funcionar em backgroud e a consumir recursos.

      o problema é que a google impossibilitou a mudança do browser padrão, ou seja, quem não use chrome, vê todos os links noutras apps a abrir no chrome e não no seu browser de preferência.

      quando compras um produto ele é teu e podes fazer o que bem entenderes com ele mas a google ao te impedir de trocar o browser padrão está a mexer com a tua liberdade de escolha e com o mercado livre.

      • Caique says:

        Mas, o que vc está comprando é “um produto + chrome”. Não acho que a Google esteja errada. Você não pode chegar na concessionária e dizer ” só quero as rodas e os bancos”.

  7. Ricardo S. says:

    Citanto o Pplware: “A liberdade de escolha está agora do lado dos utilizadores, que deixam assim de estar presos aos produtos da empresa americana.”

    A liberdade de escolha sempre esteve do lado dos utilizadores, pois ninguém era obrigado a ficar com o browser que vinha pré-instalado, podia remover e instalar o que quisesse.

    Tenho muitas reticências sobre estas exigências. Se a Google produz o sistema, acho que não devia ter a obrigação de fornecer browsers concorrentes. Além disso o Android é o sistema mais aberto e que mais dá liberdade aos utilizadores, além de nem estarmos a pagar por licença.

    E porque estas exigências são apenas para a Google? Porque não é exigido o mesmo à Apple? No caso da Apple a situação ainda é pior. Não sei exatamente como é agora, mas antes era possível instalar um browser no iPhone mas não era possível o definir como padrão, ou seja, links por exemplo no e-mail eram sempre abertos no Safari. E mesmo os browsers adicionais tinham de usar o motor do Safari.

    O Android dá mais liberdade, mas ainda assim é mais perseguido que o sistema da Apple, e por causa disso provavelmente a Google vai ter de meter um preço no Android, o que vai fazer que quando comprarmos um smartphone estará incluindo um valor de licença. Os utilizadores saem assim prejudicados.

    Não quero entrar em guerras de sistemas operativos, não é essa a intenção. Mas não entendo essa perseguição ao Android e porque o iOS da Apple não tem o mesmo tratamento, sendo que é bem mais fechado que o Android e proporciona menos liberdade.

  8. Filipe Coelho says:

    Não querendo estar a fugir muito ao tópico nem começar nenhuma guerrinha, mas porque é que o Android (que é da Google) não pode vir com o browser da Google, mas o iOS (que é da Apple) pode vir com o browser da Apple (e até recentemente nem dava para instalar outro)? É uma pergunta legítima, não é mais uma de X vs Y

    • Vitor says:

      O que a C.E obrigou a Google a fazer com o Chrome foi o que fez à uns anos atrás à Microsoft com o I.E nos PCs…e a Apple vai ter de fazer a mesma coisa mais dia menos dia. As empresas (grandes e pequenas) vão ter de se convencer que quando vendem um qualquer produto este passa a ser propriedade do comprador e este fará dele o que bem entender. Caso não concordem essas empresas têm uma boa solução…retiram os produtos desse mercado!

      • Patrick Barros says:

        Eu uso o Chrome tanto no Android como PC, a mim não faz diferença alguma. Mas isto de ao comprares poderes fazer o que bem entenderes não é bem assim. Tens o exemplo da playstation, tem browser de origem e só instalas o que eles te disponibilizam e que eles aprovam. Se instalares outro software tem que ser pirateado. A meu ver isto é só uma forma de chupar dinheiro as empresas. Eu tenho apps que não posso desinstalar pois vêm de origem no meu Android não as uso só ocupam espaço. É não vejo ninguém a fazer barulho e a passar multas astronómicas por virem instaladas no meu Samsung s8. Quem não quer tem sempre a opção das roms marteladas.

      • Jose Lapao says:

        Boa resposta, sim senhor, vamos fazer o mesmo com a lingua, todo o sistema a funcionar com todos os seus recursos na língua onde é vendido (na Europa deveria ser nas 28 linguas oficiais) ou então não vendiam, pois no nosso caso português do Brasil para o Google assistent não é nem de perto nem de longe portugues de Portugal, a minha opinião é esta ou as 28 linguas ou fora da Europa. Será que perdíamos, talvez a princípio, mas a Europa é um mercado demasiado grande para os grandes tecnológicos ignorarem

      • Luis Pedro Couto says:

        Isso está errado. Primeiro, o produto não é totalmente do comprador, há direitos que a marca não perde e já foi referido isso por outro comentador. Segundo, o comprador sempre teve a possibilidade de instalar outros browsers. Se os compradores não concordam ou não gostam das condições de quem vende, simplesmente não compram.

        • fak says:

          @ Luis pedro couto

          o problema não era instalar, era que não dava para mudar o navegador padrão. são coisas bem diferentes…

          o que achavas se eu te vende-se um sistema operativo em que tu instalavas o chrome, mas todos os links que carregasses no email e outros programas fossem abrir no Yandex e não conseguisses mudar isso? ficavas contente?

          • Ricardo S. says:

            @ fak

            Mas no Android isso é possível… No iOS é que não é, ou pelo menos não era. Mas no Android é possível definir o Browser padrão, e por isso mesmo é que compreendo pouco essa perseguição ao Android quando existem sistemas que são muito mais fechados.

            Para mudar o browser padrão no Android 8.1 basta ir a: Definições/Aplicações e notificações/Aplicações predefinidas.

            (Em versões anteriores ao Android 8.1 também sempre foi possível, ainda que possa ser em opções diferentes; e pelo que sei nos Androids seguintes também é possível)

      • Lap says:

        Se assim fosse todos os smart vinham com a possibilidade de superuser, a unica hipotese de liberdade em todos os sistemas é acesso e controle da raiz.

        • fak says:

          e podes: fazes root/jailbreak e não invalida a garantia, eu fiz root num G300, entretanto o ecrã morreu e foi à garantia e não me disseram nada.

    • fak says:

      @Filipe Coelho

      a google pode meter o seu chrome no seu OS, apenas não o pode forçar a ser o browser padrão, o que vai contra a vontade dos utilizadores.

    • Brasão SS says:

      @Filipe
      O Android continua a vir com o Chrome, simplesmente agora tens a opção de escolher outro navegador, ou outro motor de busca. No iOS já há muitos anos que dá para instalar outros navegadores. O problema de não poderes predefenir outro navegador tem a ver com o facto de os outros browsers usarem o mesmo motor de renderização do Safari, logo não tem grande lógica predefenir outro navegador, quando no fundo seria uma cópia fatela do Safari. Depois a Apple alega questões de segurança, como sabes o Safari é um software de sistema, o que ao abrir o sistema para outros navegadores poderia colocar o iOS com problemas de segurança. Pelo menos é o que a Apple alega. A mim o que me faz confusão é o facto de tanto o Chrome como o Safari, darem para alterar o motor de busca, seja Google search, Yahoo search, Bing e DuckDuckGo. Na minha opinião isto não tem lógica nenhuma, pois há várias opções de motores de busca dentro dos browsers nativos, principalmente se a questão for a dos negócios das pesquisas. Mas enfim. Quanto ao facto de a CE não obrigar a Apple à mesma política, provavelmente será por esta ter uma base de usuários mais baixa que os usuários Android. Pelo menos é a lógica que eu encontro. Mas posso estar enganado.

  9. Hugo says:

    Ainda ninguém percebeu que isto é apenas para irem buscar o dinheiro das multas milionarias para puderem financiar o regabofe que é Bruxelas?

  10. Cordeiro. says:

    Não compreendo muito bem estas políticas.
    Eu se não quiser o Chrome, instalo outro navegador, ninguém me limita.
    No Windows, passa se exatamente a mesma coisa.
    Onde está o problema do Android ter um navegador padrão??…

    • José Carlos da Silva says:

      Ainda mais sendo o navegador do próprio sistema operativo. Nunca vi mal absolutamente nenhum, e sempre foi possível instalar e usar qualquer outro como pré-definição – umas das muitas vantagens de um sistema Android, desde sempre.

  11. Cesar says:

    Ahh ta entao no andeoid tem que escolher o browser ? Entao por igualdade de concorrencio no IOS a APPLE deveria permitir nao se que escolhessemos o browser mas que os fabricantes de navegadores pudessem rodar a sua engine no IOS e nao simplesmente serem uma casca para a engine do safari ja que a apple bloqueia que navegadores tenham sua propria engine de html.

  12. CMatomic says:

    A CE nunca vai a raiz , ou seja as drivers dos equipamentos que deveriam ser Opensource .

  13. Sergio J says:

    Prefiro 1 milhão de vezes o browse da Samsung.

  14. Amx says:

    E quem vai controlar o monopólio da União Europeia?

  15. Daniel Gualberto says:

    Interessante! Então se você compra um Nokia que vem com Windows Phone o usuário vai ter a opção de escolher outros browsers antes de usar? E iPhone também, com escolha de não usar antes o Safari? Ou é só implicância somente com a Google? Porque se faz com um, tem que fazer com todos.

  16. Lucas Henrique says:

    A Apple pode enfiar o safari a força nos usuários né

  17. Rafael says:

    Porque a Europa não processa a Apple por ter seus app padrão instalados, de ter um sistema iOS só no seus aparelhos? O Android pertence a Google e é direto dela usar seus app no seu sistema!

  18. Josias says:

    O Nokia vem com Windows instalado e tem o Edge que não serve pra nada não aceita nem barra de ferramentas ..

  19. Hugo Lino says:

    Será que posso comprar uma Ferrari e pedir para vir com motor da BMW? Posso comprar um Audi e vir com motor de Toyota? Cada fabricante tem suas caracteristicas. Por que o mesmo não vale pra Apple? A europa e o pensamento do velho não vai ir pra frente assim. Cada vez mais será passado pra trás.

  20. Pedro Sousa says:

    As pessoas estão a ficar tão burras que a liberdade de escolha passa a obrigar as marcas a mostrar uma lista de meia dúzia de opções para os limitados da cabeça escolherem entre uma delas…

    Claro que os limitados ignoram essa janela e continuam a usar o Chrome…

    E já agora… Porque sou obrigado a usar a calculadora padrão?
    E porque sou obrigado a usar a galeria padrão?
    E porque sou obrigado a usar a app de mensagens padrão?
    E a câmara?
    Porque não há então “liberdade de escolha” nestes casos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.