Instagram: Não tem autenticação de dois fatores? A sua conta pode estar em risco!
O Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares em todo o mundo, estando mesmo a roubar o protagonismo ao Facebook. Esta facto parece estar a fazer dela um alvo apetecível pelos hackers e os ataques estão a aumentar de uma forma absurda desde o início do mês.
Os utilizadores sem autenticação de dois fatores são os mais afetados. Perceba o ataque que está a ser feito e como pode ativar a autenticação de dois fatores na sua conta.
A notícia é desenvolvida pelo canal Mashable que alerta para um aumento de ataques aos utilizadores do Instagram que, no último mês, têm visto as suas contas serem invadidas, com alteração de palavras-passe e dados pessoais.
As contas que estão a ser usurpadas passam a ter uma conta de e-mail com endereço a terminar em .ru, associando-se assim à Rússia, e as fotografias de utilizador são alteradas para personagens dos filmas da Disney ou Pixar.
Outro pormenor destes ataques dizem respeito ao facto de a maioria das contas não ter a autenticação de fatores ativada, apesar de alguns deles até terem.
Em comunicado, um porta-voz da rede social já se pronunciou sem falar destas ocorrências em particular:
Nós trabalhamos ativamente de forma a fornecer à comunidade do Instagram uma experiência segura e protegida. Quando nos é reportado que uma conta foi comprometida, excluímos o acesso à conta e as pessoas afetadas passam por um processo de correção para que possam redefinir a sua senha e tomar outras medidas necessárias para proteger suas contas.
Há, no entanto, utilizadores que dão conta de que, depois de perderem o acesso à conta e de receberem indicações por parte do Instagram para fazer recuparação da conta, não conseguiram avançar com o procedimento, ficando mesmo sem acesso à rede social.
Atualização:
We are aware that some people are having difficulty accessing their Instagram accounts. If you think you have been impacted, please follow our guidance to regain access: https://t.co/DfHpQuk9SJ
— Instagram (@instagram) August 15, 2018
Saiba como ativar a autenticação de dois fatores no seu Instagram:
Este artigo tem mais de um ano
ela tem autenticação dois passos, só que é opcional, eu por acaso tenho os acessos todos por 2 passos como sistema de segurança… no entanto não tenho nada de relevante na conta de instagram que possa perder…
A partir do momento que exige um número móvel passa a ser estúpido. Se aceitasse email que é só a melhor ferramenta de contacto de todas!… mania de quererem usar o número e telemóvel para tudo. Uso o Insta via browser e sempre irei fazê-lo!
julgas que por acederes via Browser o sistema de segurança é diferente, desengana-te quando mudarem o sistema de segurança de alternativo para activo, já vais ter de usar o telefone para receber o codigo, os emails já tens para registo, para para autenticação tem de ser o telefone…
OK, mas por que raio tenho de dar o meu número de telefone e usar o telemóvel para aceder a Apps?!??? É essa palhaçada que me indigna!
porque é que se chama segurança 2 passos, 1 passo email, 2 passo código telefone via sms, pois o telefone está associado a ti, e mais ninguém , sem acesso ao 2º passo não te podem hackear a conta , ao contrario do email que facilmente é contornado…
mete na cabeça este sistema já é usado em muito mais coisas alem das redes sociais, até sistemas de acesso a bancos tem este sistema de segurança, não vale apena andares a tentar remar contra a maré, simplesmente adapta-te…
Criam-se duas passwords, uma de acesso e outra de recuperação.
isso de segurança de 2 password’s já está mais que ultrapassado e é facil de hackear por isso é que passou a haver este metedo com o codigo via SMS, não falha…
acho que tens de estudar melhor as coisas no que toca a segurança de sistemas…
A autenticação de segundo factor deveria ser com recurso a um sistema baseado em tempo (RFC 6238) por exemplo, ou por exemplo ainda mais seguro: FIDO ou FIDO 2/ U2F. Ou seja: coisas que terceiros como o operador das redes móveis não possa ser enganado ou fazer de propósito para facilitar o acesso a terceiros.