Falha do Facebook tornou públicas publicações de milhões de utilizadores
Os últimos meses não têm sido simpáticos para o Facebook. Os escândalos têm sido sucessivos e os problemas com os dados dos utilizadores surgem em catadupa. A empresa tem procurado minimizar estas situações, com um sucesso relativo.
No seguimento dos recentes problemas, surgiu um novo, em que vários milhões de utilizadores tiveram as configurações alteradas e fizeram publicações de forma pública sem o saberem.
Foi o próprio Facebook que veio agora a público revelar o seu mais recente problema. Segundo a empresa, 14 milhões de utilizadores estiveram expostos a um problema que alterou as suas configurações de publicações e que as tornaram públicas sem o seu consentimento.
A falha esteve numa alteração que o Facebook fez nas configurações dos utilizadores e passou a propor a estes que as suas publicações fossem públicas e não o que estava definido. Muitos não repararam nesta alteração e, no final do mês de maio, estiveram a publicar tudo de forma global.
A empresa está já a alertar os utilizadores que foram expostos ao problema e a aconselhá-los a reverem as publicações feitas. A ideia é que as alterem, caso o pretendam e que as tornem privadas.
Recentemente, encontramos um bug que sugeria automaticamente publicar publicamente quando algumas pessoas criavam as suas publicações no Facebook. Corrigimos esse problema e, a partir de hoje, estamos a permitir que todos os afetados o saibam e solicitamos que eles revejam todas as publicações feitas durante esse período. Para ser claro, esse bug não impactou em nada que as pessoas publicaram antes - e eles ainda podiam escolher o seu público como sempre fizeram. Gostaríamos de pedir desculpas por esse erro.
O Facebook veio também reconhecer o seu erro e pediu desculpa aos utilizadores pela sua falha.
O problema decorreu entre os dias 18 e 27 de maio, mas o Facebook, no dia 22 já tinha uma correção a ser aplicada. Esta demorou alguns dias a ser propagada e apenas a 27 estava o problema resolvido.
Depois de todos os problemas com a Cambridge Analytica e até mais recentemente com a partilha de dados com os fabricantes de smartphones, esta é mais uma falha que se vem juntar a tudo o que tem corrido menos bem ao Facebook.
Este artigo tem mais de um ano
Eu sei de quem foi vitima, ao ponto do FB sugerir para abrir outra conta porque não reconhecia a conta do utilizador, e depois de feito o recomendado acabou por ficar com duas contas com o mesmo nome. Porque não penalizarem esta incompetência com valentes multas de cada vez que estas borradas aparecem. Pedidos de desculpas levianas , já não resolvem nada porque já são umas atrás das outras.
O trashbook quis crescer tanto avidamente alimentado pela “onda”, que se tornou incontrolável e autofágico. As empresas assim normalmente têm um destino traçado… ou dois…
Este Mark podia ter saído pela porta grande, mas acha-se um Google.
@Pedro , concordo , mas sabes que estes erros no passado recente eram frequentes, mas o FB não vinha a púbico dizer nada , mas agora como estão sobre a mira, são logo os primeiros antes que a bomba expluda nas suas mãos, assim pedem desculpa e têm metade do problema resolvido, para quem neste blog defendeu que o FB só divulga o que se permite deveria agora vir explicar mais esta noticia .
É uma lástima, todos os dias mudam e quando mudam fazem porcaria assim como as definições do mensager tinham um menu depois foi mudado sem motivo aparente e um dos itens era para bloquear momentaneamente pessoas como mudou o menu que bloqueou ficou bloqueado sem poder desbloquear.
Todos os dias fazem porcaria para não dizer outra coisa.
Devem estar todos queimados os programadores do face.
Tem que começar a meter mais tabaco naquilo que fumam.
Os programadores de certeza que só fazem aquilo que lhes é pedido
Acho que o gajo devia era fazer uma limpeza aos quadros de empregados que tem pelo mundo fora… só fazem merdum… xiça… já enjoa… não sabem fazer uma simples rede social…
Qual é o problema? Não é para isso que servem as redes sociais? As pessoas colocam lá informação com destino a torná-la pública. Vamos agora ser hipocritas e criticar o Facebook?
Amigo ninguém está a ser hipócrita a questão é que mudam as coisas e depois passado 8 dias mudam outra vez e até os dados do próprio utilizador são perdidos como não é já a primeira vez.
Ninguém gosta destas mudanças ainda por cima para pior.