Facebook: o desafio dos 10 anos é a nova artimanha?
Já conhecem o desafio do “há 10 anos” ou, como é vulgarmente conhecido, 10 Year Challenge #10YearChallenge. Será um novo “meme” ou uma nova campanha de recolha de dados pelo Facebook?
A Internet é um local fantástico. Sobretudo se procurarem “o que não devem pesquisar no Google” - a sério, não o façam. Passemos agora aos assuntos mais sérios envolvendo tendências, modas e correntes.
A internet é um local onde boas causas se podem popularizar e unir países. Contudo, é também aqui onde se viralizam causas... menos nobres ou simplesmente perigosas.
Onde estava há 10 anos?
É sobretudo nas redes sociais como o Facebook e Instagram, bem como no Twitter e YouTube, onde correm as principais “modas”. Agora, alguém se lembrou de partilhar um throwback de há 10 anos. Uma foto tirada na década passada e uma foto, lado a lado, tirada este ano.
Certo é que a Internet já teve a sua boa dose de tendências, correntes e modas salutares. Veja-se a ALS Bucket Challenge ou simplesmente o desafio do balde de gelo.
Tendências e modas que tão depressa aparecem como acabam por cair no esquecimento, só para serem substituídas por novas sensações. A propósito, lembram-se dos fidgets spinners?
Neste momento a tendência ou desafio é o #10YearChallenge. Está a tomar de assalto o Facebook bem como o Instagram e Twitter, mas nem todos estão a aceitar pacificamente este novo fenómeno.
Será uma campanha de recolha de dados pelo Facebook?
À luz dos últimos escândalos de privacidade perpetrados pelo Facebook, a comunidade olha já com desconfiança para a empresa de Mark Zuckerberg. Suspeitas que se estendem também ao Instagram, detido pelo grupo Facebook.
Me 10 years ago: probably would have played along with the profile picture aging meme going around on Facebook and Instagram
Me now: ponders how all this data could be mined to train facial recognition algorithms on age progression and age recognition— Kate O'Neill (@kateo) January 12, 2019
Suspeitas estas que foram levantadas em primeiro lugar por Kate O’Neill através de um artigo de opinião no portal Wired. Muito sucintamente Kate suspeita que tudo isto não passe de uma nova recolha de dados por parte do Facebook.
Mascarada de desafio viral, a iniciativa pode muito bem fornecer à rede social várias métricas. Socorrendo-se de possíveis algoritmos de reconhecimento facial, o Facebook ficaria assim a saber o grau de envelhecimento de determinado utilizador.
Desafio #10YearChallenge está em voga no Facebook, Instagram e Twitter
Kate, uma autora especializada em tecnologia no portal supracitado, expressa claramente as suas dúvidas. Face ao histórico e apetite voraz do Facebook pelos nossos dados e informações, esta nova “moda” poderá não passar de uma campanha de recolha de dados, perfeitamente disfarçada.
Assim sendo, estaremos na presença de um novo “meme”? Um novo desafio? Ou será mais uma tentativa e mais um meio para o Facebook escamotear alguns dos nossos dados e métricas?
Importa frisar que a autora coloca tudo isto como sendo uma hipótese completamente hipotética. Contudo, é impossível não ficar alarmado com o decorrer do seu artigo.
E se o Facebook treinar um algoritmo para apurar o nosso grau de envelhecimento? E se a partir desses dados puder, in extremis, calcular o nosso envelhecimento para os próximos 10 anos?
https://www.instagram.com/p/BsqZBpmhz71/?utm_source=ig_embed
Kate cita estas hipóteses como plausíveis. Afinal de contas, de que precisam os algoritmos inteligentes senão de um enorme fluxo de dados para se poderem treinar e aperfeiçoar?
Ora, e o que é um desafio viral senão uma partilha em massa de informações, afirmações e outro conteúdo? É precisamente aqui que reside o alerta desta autora internacional.
Este desafio é também uma oportunidade de ouro para o Facebook apurar a idade real ou aproximada dos seus utilizadores. Ainda que estes possam ter deturpado a verdade ao registarem-se nas redes sociais, o nosso rosto raramente mente.
O Facebook já negou qualquer envolvimento no #10YearChallenge
Entretanto, o Facebook já veio a público desmentir qualquer intenção nesse sentido. Contudo, os danos à sua reputação são evidentes. Nunca antes, a rede se apressou tanto em aquietar este tipo de suspeitas como agora.
The 10 year challenge is a user-generated meme that started on its own, without our involvement. It’s evidence of the fun people have on Facebook, and that’s it.
— Facebook (@facebook) January 16, 2019
Estaremos a expor-nos desnecessariamente nas redes sociais como o Facebook e Instagram? Ou, por outro lado, não será esse o exato propósito das redes sociais? Desafios como o #10YearChallenge para nos podermos expressar ou simplesmente rir um pouco?
Ao mesmo tempo, é também um local onde vale mais a imagem e o simbolismo a esta associado do que o conteúdo que lhe deveria ser inerente. Estaremos, portanto, a cair numa armadilha da nossa própria conceção?
Este artigo tem mais de um ano
O pplware deveria de ter um tópico fixo sobre privacidade online e quais as melhores apps sobre segurança online. Deixo algumas que utilizo no dia-a-dia. Poderia deixar links de afiliado, mas não o faço. O mais importante é a segurança de todos! E para responder aqueles que dizem não ter nada a esconder, podem enviar as vossas passwords ou o histórico para osteusdadospessoais@decoymail.net.
Email: tutanota/protonmail/vivaldi
Armazenamento: Sync/pcloud
Fotos: shoebox
Se conhecerem outras ou até melhores do que estas, indiquem.
Este tópico é sobre facebook logo é completamante oposto ao conceito de privacidade. É como aquelas pessoas que vao para a via publica a julgar que estao na privacidade de casa.
https://i.imgur.com/gh57fYF.jpg
lol
lololol Já ganhaste!!!!!!
😀 😀 😀 and the oscar goes to…
Teorias da conspiração.. Trabalho com Face Recognition todo o dia e posso afirmar que não serve de nada uma fotografia.. nem que seja de há 10 anos atraz. Mais ainda, a maior parte das pessoas que adere à trend usa fotos que já tinham nas redes sociais logo se fosse com esse objectivo nem precisavam de criar algo.
fotos que ja tinham nas redes sociais?
Nao acredito nisso..eu nao conheco ninguem que tenha facebook desde 2009! Muito menos instagram
Ficas a conhecer um, agora ^^ .
Eu tenho desde 2008..
Logo se trabalhas com face recognition , terás todo o interesse em manter o mito e escrever o que escreveste , , é aquela velha máxima, ” enquanto o pau vai e vem , folgam as costas” , resumindo : enquanto for possivel acontecer aquilo que o artigo supra citado , estão os Gajos da programação na boa com afluxo de dados astronomico…. teorias …. teorias….. muita coisa já se soube , que eram Escudadas na balela da teoria da conspiração
Nem faz sentido pensar nisso Nuno, como dizes e bem, a maioria das fotos já lá estão.
É exatamente isto que vinha dizer. O Facebook se lançasse este desafio de pouco ou nada ia ganhar pois muita gente tem fotos de há 5, 7, 10 anos atrás. Outros tantos até postam fotos de fotos quando eram miúdos. Portanto, eles agradecem o desafio seguramente mas não me parece que o tenham feito.
Para mim, é uma teoria sem sentido… O facebook está carregado de perfis, com fotografias quase diárias, para quê criar um desafio se já tem esses dados em posse? É por estarem lado a lado e em muitos casos em baixa resolução?
Mesmo acreditando que é apenas uma teoria da conspiração, não costumo participar em challenges ou naquilo que há 20 anos se chamava cartas-corrente.
Pelo menos neste Challenge dificilmente alguém irá morrer, ao contrário de outros bastante mais idiotas e agressivos para a vida humana (e.g.: In My Feelings Challenge).
Off-topic: e que tal o Pplware fazer um artigo sobre como era o mundo tecnológico há cerca de dez anos? O meu telemóvel era um Nokia, daqueles tipo “tijolo”, com o jogo da cobrinha; não tinha Facebook (tinha Hi5, mas não revelei interesse por aquilo); comunicava com os meus amigos por e-mail e pelo antigo MSN Messenger; nos intervalos das aulas jogava GameBoy, Nintendo DS, PlayStation Portable, etc.; para consultar a Internet fora de casa optava por ir a cybercafés ou aos computadores da escola; e assim sucessivamente. Acho que bom material aqui não falta… É só fazer pesquisas.
Boa ideia sim senhor.
Hehehe à 10 anos o Android ainda não estava propriamente nas lojas.. apenas existiam umas versões betas (1.x, 2.x) e bastante rascas que o ppl mais geek testada. O iPhone já estava a caminho do 3GS 🙂 e a App Store já fazia alguns milionários.
Digo isto porque há muito puto que pensa (ou sonha) que o Android apareceu primeiro e foi o pioneiro / revolucionário. Errado! Em 2007, quando foi apresentado o iPhone, o Android não passava de uma amostra de um Blackberry com a marca Google para ser lançada em 2007.. pois e assim que viram o iPhone voltaram atrás para desenvolver aquilo que é hoje (uma copia barata do iPhone).
Devia haver uma cadeira tipo “Historia das Tecnologias” nas faculdades.
Já estamos em 2009. Eu agosto de 2009 estava eu a receber o meu primeiro android, e o primeiro em Portugal, HTC Magic com android 1.5.
Eu tinha 1 Htc Diamond na altrua que compensava comprar do UK, Windows Mobile e havia um emulador de Android 1.6 🙂
Lisbon lover tal e qual como eu só que eu não tinha um Nokia, já não me lembro muito bem mas acho que era um pda da LG com a respectiva caneta que agora voltou a ser moda! 🙂
Lá vem mais spam nas redes sociais!!
Facebook sem SPAM era Facebook?
Pois, também é verdade
A sério??? Mas quem é que pensa em privacidade assim que divulga a vida toda na net? Eu vejo pessoas que contam a vida toda, fotos dos filhos, sobrinhos e de tudo o que mexe, dizem quando estão em casa e quando não estão e pior,em vez de limitarem o acesso só a amigos não, toda a gente pode ver o que postam pois não sabem ir às definições e alterar isso. Comentários em páginas com a conta do facebook, seja politica, desporto , tudo registado. Apesar de não ofender ninguém nos meus comentários, vão sempre com outro nome pois não sabemos o futuro e tudo fica gravado na net.
Essa senhora não deve ser muito esperta. Então o Facebook ía arranjar artimanha para conseguir obter fotos que já tem…? LOL
Isso não faz qualquer sentido..
O FB pode muito bem pegar nas fotos das pessoas de há 10 anos, comparar com a foto mais actual que a pessoa publicou, essas fotos já estão na posse do FB.
O melhor é que há malta de informática a fazer exatamente esta atrasadice. Da maneira q pensam percebe-se o porquê. E tb se percebe que se alguma vez me derem um dispositivo ou loggin duma cloud qualquer deles se vai lá encontrar a vida td.
Pior mesmo é as pessoas ainda irem nessa conversa… já enjoa…qualquer coisinha… é um desafio… é uma tendência…
Bom artigo sim sr