Facebook está a planear a união entre o Messenger, Instagram e WhatsApp
Já imaginou se fosse possível comunicar com todos os seus contactos do Facebook Messenger, do Instagram Direct bem como do WhatsApp? Tudo isto num só local ou serviço? Tudo isto protegido por encriptação de ponta-a-ponta?
De acordo com o mais recente relato do The New York Times é isso que Mark Zuckerberg quer fazer. Unificar todos os seus serviços de comunicação sob a sua alçada para facilitar a comunicação entre os utilizadores dos vários serviços.
Mark Zuckerberg, o CEO do grupo Facebook, estará a estudar esta possibilidade de unificação dos serviços de chat e comunicação. Algo que reduziria em grande parte a extensão e repetição dos serviços de chat nas várias plataformas e serviços.
Utiliza o Facebook Messenger, Instagram ou WhatsApp?
Sobretudo numa altura em que o Facebook tem passado por uma das suas piores fases, sujeito a um escrutínio público diário e crescente clima de desconfiança, a medida não seria desprovida de mérito ou utilidade.
De acordo com as fontes do Times - quatro pessoas envolvidas no projeto - o esforço de unificação será colossal. Contudo, é uma das mudanças que já está a ser debatida e implementada, gradualmente, pela gigante norte-americana.
Serão necessários milhares de colaboradores, oriundos de todas as empresas pertencentes ao Facebook. O esforço, colossal, terá que redefinir a forma de operação do Messenger, Instagram e WhatsApp partindo ao seu nível estrutural.
Deixaremos de ter o Facebook Messenger, o Direct do Instagram ou o WhatsApp?
Aparentemente, não. Cada uma destas três aplicações e serviços continuará a existir e a funcionar de forma independente, tal como a conhece neste momento.
Contudo, a estrutura que subjaz aos serviços de chat, mensagens e comunicação presente em cada uma delas será unificada. Por outras palavras, todas elas utilizarão a mesma espinha dorsal (ou plataforma) para comunicações.
Em suma, continuaremos a ter o Facebook Messenger, o Direct do Instagram e o WhatsApp tal como os conhecemos. Para o utilizador final isto poderá resultar numa maior semelhança entre todos os serviços de comunicação providenciados.
A empreitada é colossal, até mesmo para uma empresa com as dimensões e capital do grupo Facebook. Assim sendo, de acordo com as pessoas envolvidas no projeto, o mesmo só estará terminado no início a meados de 2020.
Quais as vantagens para o comum utilizador?
Entretanto, os trabalhos já estão em curso e visam unificar e dotar de encriptação de ponta a ponta as comunicações. Algo que até ao momento só estava disponível nos serviços da plataforma WhatsApp.
Em suma, para o utilizador final, conseguimos vislumbrar algumas vantagens imediatas. Uma maior coerência e similitude entre o chat do Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.
Relembramos que a encriptação de ponta a ponta significa que apenas o remetente e o destinatário saberão o que está contido na mensagem ou comunicação. Em síntese, um reforço inexorável da privacidade do utilizador.
As vantagens para o Facebook
Já para o lado empresarial, as vantagens imediatas serão duas. A primeira, em resultado da encriptação ponta-a-ponta, será a mitigação de todo o escrutínio público a que o Facebook tem sido sujeito.
A segunda, sem ousar entrar em pormenores, será a economia na gestão e tratamento da plataforma de comunicações. Um só sistema, uma só plataforma subjacente a todos os três serviços do Facebook.
Há ainda o fator de retenção dos milhares de milhões de utilizadores do Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Algo que poderá incutir novo fulgor a todo o grupo Facebook durante os próximos anos.
Fruto da unificação de todo o ecossistema “Zuckerbergiano”, passaremos mais tempo dentro desta esfera. Ao mesmo tempo, diminuirá a tentação de utilização de serviços rivais.
Este artigo tem mais de um ano
vão matar o instagram..
vai ser a grande ca-ga-da de 2019!
Well isto é um bocado voltar atras no tempo, pois o Messenger estava incluido no Facebook e passaram-no para fora, agora querem unificar de novo mas mais em termos de API? Não sei, se isto vai funcionar bem, gosto mais da separação das apps em APIs independentes, e a encriptação de ponta a ponta não é justificável para mim o suficiente para unificarem tudo, mais valia adicionarem primeiro a encriptação ao messenger!
Cada macaco no seu galho.. fundir o messenger com o whatApp ainda se aceita.. e mesmo assim nao sei se seria bom.. agora juntar o instagram, nunca..
Acabem com o messeger que nao oferece nada de relevante .. aliás o messenger só existe e só acabou com MSN da microsoft por ter o nome do facebook agarrado.. porque ao inicio era uma verdadeira miséria.. e agora pesado como tudo
Vocês estão a dar as informações erradas ao leitor, pelo menos assim o percebi.
O Facebook não vai unir as apps em apenas 1 como mencionam aqui: “Já imaginou se fosse possível comunicar com todos os seus contatos do Facebook Messenger, do Instagram Direct bem como do WhatsApp? Tudo isto num só local ou serviço?”. O que pretende fazer é reconstruir a infraestrutura de forma a que uma pessoa que use o Messenger apenas consiga comunicar com quem usa o WhatsApp. As apps vão continuar a ser standalone!!
Abraço
Não deixa de ser uma união de serviços, mas sim concordo a 100% contigo, o titulo é muito enganador, uma pessoa pensa logo que vão mandar a vida o messenger, insta e whatsapp e unificar tudo numa so app 😀
Os contornos da união são perfeitamente clarificados no texto.
“Relembramos que a encriptação de ponta a ponta significa que apenas o remetente e o destinatário saberão o que está contido na mensagem ou comunicação.” Faltou acrescentar os serviços de publicidade (facebook, google e demais), não é a toa que me aparece publicidade (a que não consigo evitar) com conteúdo relacionado com o que falo pelo WhatsApp, mesmo tendo o cuidado de definir em todas as contas que não pretendo publicidade direccionada.
A acontecer esta união sinceramente só vejo pioras… Acedendo ao facebook pelo browser do telemovel, é impossível ver as mensagens, sempre a impingir a porcaria do messenger, então com esta união estou para ver se vai mais algum combo de apps para instalar… quem sabe algum dia é obrigatório usar aquela “maravilhosa” VPN!
Vai ser o fim de tudo.. assim como está, está bem! Para quê mexer?
Juntar Facebook Messenger, WhatsApp e Insta Direct faz TODO o sentido se for como um serviço único e INDEPENDENTE, com o seu próprio nome de utilizador e palavra-chave, ao qual associam OPCIONALMENTE cada uma das outras contas que quiserem associar, para ajudar os amigos/ conhecidos/ colaboradores/ desconhecidos/ compradores/ etc. a encontrar-vos e a comunicar convosco.
Uma vantagem seria proporcionar não só comunicações privadas como oferecer um maior anonimato a quem não quiser identificar-se publicamente (celebridades, famosos, políticos, homens de negócios, etc.) mas quiser comunicar na mesma sem ser incomodado.
Não digo que o Facebook que vive de sugar as informações pessoais implemente tal plataforma… mas seria uma forma de se redimir de tantos problemas que tem tido até com as plataformas de mensagens, ao mesmo tempo que mantinha os que apreciam a privacidade e anonimato mais felizes, também mantinham e podiam promover o seu ecosistema às outras pessoas, correndo menos riscos de perder toda a gente para uma eventual nova plataforma que possa surgir.
Podia ser uma espécie de Threema, mas em que as pessoas não pagavam para ter acesso à plataforma, mas poderiam cobrar às empresas, organizações e governos para ter acesso ao API para enviar mensagens em larga escala para pessoas subscritoras por exemplo (recuperação de senhas, mensagens de emergência, etc.).
A notícia não vai neste sentido, mas seria uma forma de mudar tudo e deixar todos mais felizes depois de se adaptarem à nova plataforma… que poderia ter mais bonecada, temas e tal.
Até doi olhar para esse UI da foto.
Parece imitacao dos chineses do iPhone. Umas coisas redondas, outras quadradas com cantos arredondados, minha nossa. Que pesadelo.
Falta enumeraren as desvantagens para o utilizador. E esta hein?
Não percebo com oaté aqui neste Blog de tecnologia continuam a promover o mito de que o whatsapp é encriptado. Não é.
Uau! A foto principal do artigo está bastante gira!
Parabéns pela originalidade! 😉