O Facebook afinal guarda vídeos que não foram partilhados
A avaliação que está a ser feita aos dados que o Facebook tem guardado sobre os utilizadores tem mostrado situações que muitos não julgavam possível. São dados que estão a ser guardados e que não se entende porque existem.
Uma nova descoberta mostrou agora que há novas informações que acabam guardadas sem os utilizadores saberem. Desta vez são os vídeos gravados e que acabaram por não ser publicados na rede social.
Depois da descoberta da recolha indevida de dados pelo Facebook, os utilizadores estão agora mais atentos e até mais críticos sobre os dados que passaram para o Facebook e que a empresa guarda religiosamente.
Fruto deste movimento e desta consciencialização, já muitos descarregaram os seus dados e avaliaram o que a maior rede social da Internet tem acumulado ao longo dos anos sobre si, tendo descoberto alguma informação anormal.
Não deixe que o Messenger do Facebook o espie no Android
A mais recente revelação mostrou que estão a ser guardados vídeos que os utilizadores julgavam ter sido eliminados, porque não foram publicados. Foram apresentadas as pré-visualizações e acabaram por não ser (supostamente) submetidos para a rede social.
Quem relatou este caso foi uma utilizadora que descobriu, nos muitos gigabytes de dados descarregados, vários vídeos que identificou como tentativas de criar um vídeo que pretendia partilhar. Todas as diferentes versões estavam nos seus dados.
Estes diferentes testes deviam ter sido apagados, porque a utilizadora não os submeteu para a rede social e repetiu para conseguir uma versão mais ao seu gosto. Na verdade acabaram lá, escondidos e sem que fosse possível aceder-lhes.
Este é apenas mais um simples exemplo da teia de informação dos utilizadores do Facebook que está a ser guardada e que muitos desconhecem. Sempre se falou que o Facebook recolhia mais do que se anunciava e a verdade é que é isso que se está agora a provar.
Mais informações sobre o Facebook
Este artigo tem mais de um ano
A google já deve ter formado um gabinete de análise de risco…
A google sempre foi clara no que usa ou não teu. Não vejo qual a duvida.
Uma coisa é certa, tudo o que é digital está acessível, seja Facebook, Microsoft, Google, Apple, nada está realmente protegido como nós gostavamos e a privacidade é algo que não existe muito menos em serviços gratuitos.
Ou acham que a MS, Google, etc davam e-mails e tudo mais a troco de nada? Iam viver do ar? Não. Vivem de dados que nós fornecemos.
Certíssimo Ferreira, subscrevo !!
Pura verdade, F. Ferreira.
Nada está escondido, nada é apagado, tudo é preservado.
Cabe a cada usuário saber o que está publicando.
Rede Mundial de Computadores, guardadores de todos os dados particulares e públicos, algo que nos lembra do código 666, onde tudo fica registrado, nada passa despercebido, até os mortos estão vivos. Só falta uma coisa: interligar os computadores aos cartórios de modo geral, aos Institutos Médicos Legais e automaticamente fazer uma baixa ou informar que a pessoa morreu, com data e tudo mais….
Serviços gratuitos em troca de publicidade? Acho q chegava. Nao serviço gratuito para ver conteúdos pessoais para utilização em serviços obscuros e não facilmente explicitos. Dao o coro e o cabelo em troca de migalhas. Faz lembrar a profissao mais velha do mundo… E esta de certeza que não é por escolha.
A profissão mais velha do mundo? Algo como caçador? Ou pescador? Ou talvez carpinteiro?
Lol
Tu és uma pessoa inteligente. Percebeste.
Sim deixa estar queva google deve ter muitos servidores deles, agora com a i.a em desenvolvimento acham que vai aprender com quem.
Toda esta recolha de dados pode perfeitamente ser parte de um esquema de vigilância por parte de algum governo (EUA)!
??? Isso acontece com TUDO.
Os dados que fazem upload para a Cloud, quando os apagam, estão disponíveis mais de 2000 milhões de cópias, em cache, em todo o mundo. Só ao cabo de 260 anos é que aquilo que apagaram deixa de estar disponível para o operador que estiveram a usar…
Eu percebo a frustração do pessoal sobre as questões da cada um ao que toca a PRIVACIDADE. Não querendo defender nenhuma entidade ou site ou até mesmo uma(s) redes sociais, mas hoje em dia e mesmo antes sabemos que estas informações que temos mais sensíveis que outras ou partilhas tudo está a ser monotorizado pelas mesmas. Tem de haver sempre algo em troca. E muitas das quais temos informações expostas a culpa dessa privacidade é nossa. Como também a das entidades que assim pretendem sugar toda a nossa informação e ninguém foge disso. Não adianta usar apps ou o que quer que seja para evitar o excesso dessa informação enviada. Na Internet é mesmo assim quem anda a chuva molha-se. Mas se for bem usada utilidade tem ela como o ex. das redes sociais entre outras assim como o uso de um sistema operacional.
Fora o desempenho e o consumo de recurso eu suspeitava que Facebook e Google esta sempre com o microfone ativado ouvindo automaticamente e ficando atento nas palavras chaves.
Por exemplo eu nunca fiz uma pesquisa relacionada ah flash profissional de câmera mais conversei com amigo sobre isso alguns dias depois olha o que aparecia no meu instagram e Facebook? pois é o produto! Fora o compartilhamento do gps para propagandas direcionadas a cidade no caso do google!
Curioso é o processo de eliminação da conta do facebook, se o pedirmos, demora até 90 dias a eliminar tudo, mas se antes 10 segundos dos 90 dias nos arrependemos, podemos reactivar sem que nada se perca… ou seja, os 90 dias estão ali para que a pessoa fique tentada a voltar e não demora nenhuns 90 dias a eliminar nada, possivelmente após esses 90 dias fique lá para sempre e fique indisponível para nós
Ñ é possívelmente, é fica mesmo. Os dados apenas deixam de estar acessíveis dentro da rede social mas o teu perfil e toda a informação recolhida, quer por via de conteúdos partilhados por ti, quer por via de metadata fica alojada no mainframe.
Muita gente pensa que a partir do momento em que apagam uma foto que partilharam ou até mesmo o perfil, que esse informação também é apagada serverside e isso ñ é verdade.
Alguém que ñ me lembro agora disse um dia algo do género “Information is currency in an unregulated market”
Ou então, como disse o Brett Larson na FOX News, “When you use a free online service you’re probably not the customer, you’re actually the product”
Eles fazem tudo para te ter no facebook. Eu tenho uma conta à qual ñ acedo vai aí para 3 anos mas o email associado a essa conta está sempre a receber spam relativo a comments e partilhas de amigos meus. O filtro de spam está configurado e só ñ está a fazer delete na hora porque volta e meia, nesse spam há alertas de aniversários de alguém.
Como é que posso descarregar os meus dados de facebook?
Talvez processando a Empresa Facebook. Ou então fazer um baixo assinado, para que o Facebook, seja banido, e devolver todo o capital que arrecadou à custa dos utilizadores, sem que estes fossem informados que os seus dados estavam a ser usados em prol de fazer muito mais capital à custa desses mesmos dados. Só por isso já é considerado, roubo e abuso.
No pc, definições -> geral
Por que é que nas últimas semanas tudo vem confirmar os avisos do Richard Stallman de anos atrás?!
E não só…pesquisar e pensarem um pouco como certos líderes foram apanhados… mas não pensem que o facebook é o unico a fazer isso… 😉
Pode não ser u único, e acredito, que não será| Mas à medida que forem sendo descobertos, é bani-los, e prende-los.
Lembro-me que quando abri conta no FB praticamente no primeiro ano de existência, ter lido as condições e que indicam que toda a informação colocada nos servidores deles passavam a ser propriedade deles e que autorizava o acesso e tratamento da informação por parte deles para fins de melhoria de serviço, etc., bla bla…
Basicamente não se pode confiar certa informação privada/íntima… e mesmo assim, com a inteligência artificial conseguem depreender muita coisa sobre os utilizadores.
Enfim, os dados pessoais serão casa vez mais valiosos e as pessoas estão a dá-los a troco de uma conveniência muito perigosa!
É de facto preocupante!