EUA pedem que Musk corrija o seu chatbot de IA, porque espalha desinformação eleitoral
Com as eleições à porta, cinco secretários de Estado americanos estão a pedir a Elon Musk que corrija o chatbot de Inteligência Artificial (IA) do X, uma vez que espalhou desinformação eleitoral.
Os principais funcionários eleitorais do Michigan, Minnesota, Novo México, Pensilvânia e Washington queixaram-se, por via de uma carta, que o chatbot de IA do X, o Grok, produziu informações falsas sobre os prazos das votações estaduais logo após o presidente Joe Biden desistir da corrida presidencial de 2024.
Apesar de o Grok estar disponível apenas para assinantes das versões premium do X, a desinformação foi disseminada em várias redes sociais e atingiu milhões de pessoas, de acordo com a carta que os secretários de Estado, citada pelo Associated Press.
As informações falsas sobre o prazo de votação do chatbot também faziam referência ao Alabama, Indiana, Ohio e Texas, embora os seus secretários de Estado não tenham assinado a carta.
Segundo os secretários, o Grok repetiu as informações falsas durante 10 dias antes de serem corrigidas.
A carta pede ao X para corrigir imediatamente o chatbot por forma a "garantir que os eleitores tenham informações precisas neste ano eleitoral crítico". Sugerem que o Grok direcione os utilizadores para o CanIVote.org, um site de informações de votação administrado pela Associação Nacional de Secretários de Estado, quando questionado sobre as eleições nos Estados Unidos.
Neste ano de eleições presidenciais, é extremamente importante que os eleitores obtenham informações precisas sobre como exercer o seu direito de voto. Os eleitores devem contactar os seus funcionários eleitorais locais ou estaduais para saberem como, quando e onde podem votar.
Disse o secretário de Estado de Minnesota, Steve Simon, num comunicado.
Por sua vez, na carta enviada a Elon Musk, os secretários de Estado americanos referiram que "como dezenas de milhões de eleitores nos Estados Unidos procuram informações básicas sobre como votar neste importante ano eleitoral, o X tem a responsabilidade de garantir que todos os eleitores que usam a sua plataforma tenham acesso a orientações que reflitam informações verdadeiras e precisas sobre o seu direito constitucional de votar".
Antes da nomeação oficial do candidato democrata às eleições presidenciais, Kamala Harris substituiu Biden. A informação falsa do Grok, que compartilhou com milhões de uilizadores, sugere que Kamala Harris não era elegível para aparecer na votação presidencial de 2024 nos nove estados – porque os boletins de voto já foram foram “bloqueados e carregados”. E acrescentava: “Então, se você está a planear concorrer à presidência em qualquer um desses estados, talvez queira verificar se já perdeu o barco. Mas sempre tem 2028, certo?”. É falso, o prazo para a votação para a indigitação de Kamala como candidata democrata não tinha terminado e foi perfeitamente a tempo para a sua inclusão nos boletins de voto.
Mas o que também mencionam na sua carta os Secretários de Estado (responsáveis pelo processo eleitoral em cada estado) é é que “a OpenAI – a empresa por trás do ChatGPT – trabalhou com a Associação Nacional de Secretários de Estado para garantir que o chatbot forneça aos usuários informações corretas sobre a votação, direcionando-os para o CanIVote.org para obter mais detalhes” , o que não acontece com o Grok. E acrescentam: “É importante que as empresas de media social, especialmente aquelas com alcance global, corrijam os erros que cometem por conta própria — como no caso do chatbot Grok AI simplesmente entendendo as regras. Falar agora reduzirá o risco de que qualquer empresa de media social recuse ou atrase a correção de seus próprios erros até a eleição de novembro.”
Falso. Este testemunho do Aves é totalmente falso e não passa de fake news com a finalidade de fazer propaganda pró kamala Harris.
https://www.theguardian.com/technology/article/2024/aug/05/elon-musk-harris-grok-misinformation
Politica, os mesmos de sempre passam fake news a toda a hora, basta ver Portugal, PS e PSD são uns mentirosos desde sempre, raramente passam noticias verdadeiras, no final vai dar ao mesmo.
Gostei quando ele veio com a treta do comprar para criar uma rede social que não fizesse filtro e aberta a liberdade de expressão com o intuito de acabar com o bias político… Muito bonito , de facto muito mesmo , tão bonito que até acabou por se tornar um regra que se violada dava dá direito a banir da rede de vez… Adivinhem quem faz bias e viola as próprias regras que definiu… Este individuo começou tão bem há já uns bons anos e desde então tem vindo a desiludir , é uma pena , tanta capacidade… Agora para que cumpre um agenda pessoal já planeada anteriormente.