Está a chegar ao fim a publicidade dirigida no Facebook e Instagram na Europa
Com todos os dados que recolhe no Facebook e no Instagram, a Meta consegue apresentar publicidade dirigida. Esta nem sempre é do agrado dos utilizadores, visto que recorre a toda a informação de utilização. Esse parece ser um cenário do passado, com as regras que a Meta vai ser obrigada a aplicar.
Na Europa tudo vai mudar no Facebook e Instagram
Algo que poucos gostam é de ver publicidade nos serviços que usam. Apesar de necessária, por vezes toma contornos demasiado privados, ao ser apresentada em função de toda a informação de utilização dos utilizadores. Esta é uma questão antiga no Facebook e no Instagram, que agora parece ficar um pouco mais simplificada.
O novo plano da Meta permitirá que os utilizadores na Europa selecionem uma versão de serviços de publicidade. Estes vão passar a fornecer anúncios direcionados com base apenas em coisas mais amplas, como idade e localização, em contraste com os atuais que recorrem a tudo o que é feito dentro do Facebook e do Instagram.
De acordo com o plano, a Meta, a partir de quarta-feira, permitirá que os utilizadores na Europa escolham uma versão dos seus serviços que os segmente apenas com anúncios baseados em categorias amplas, como faixa etária e localização geral - sem usar, como agora, dados como os vídeos que assistem ou o conteúdo em que clicam nas apps da Meta
É o fim da publicidade dirigida aos utilizadores
No entanto, a alteração não será aplicada automaticamente às contas e, em vez disso, será necessário preencher um formulário que impede a Meta monitorizar a atividade para publicidade dirigida. Assim que o formulário for enviado, a Meta deverá avaliar o pedido do utilizador antes de fazer a alteração.
A decisão da Meta será aplicada já a partir da próxima semana, com uma alteração que vai trazer a alguns dos seus serviços na Europa. Depois dos reguladores da Europa multarem o Facebook e o Instagram em 390 milhões de euros por usar a adesão aos serviços para obrigar os utilizadores a receber publicidade dirigida ou comportamental.
Meta não deve facilitar o realizar deste processo
Como já se viu noutras situações do passado, não se espera que este seja um processo simples de realizar. Terá sido criado para ser o mais difícil possível, para que a maioria não se incomode e apenas aceite registar os seus dados. Não sendo um processo automático, fica ao cargo do avaliador aprovar a mudança.
A Meta está supostamente a trabalhar para apelar da decisão da Europa e das multas que a acompanham. Na verdade, ao criar uma conta no Facebook ou Instagram, já existe um pedido para recolha de dados e publicidade dirigida. O problema é que quem recusar não tem simplesmente acesso às redes sociais.
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Mas desde quando é que a META obriga as pessoas a terem as suas redes sociais?
Quem quer ter terá que aceitar, caso concorde, com a regras de utilização. Quem não concorda, simples, não tem conta. É super simples.
E quem diz as redes sociais da META também diz todas as outras.
Eu por mim não tinha nenhuma. Mas lá fui “obrigado” socialmente para uma delas. E para mim já é de mais.
Já testei outras e acabo por ter mais do mesmo e, para o que eu uso, não vejo necessidade em ter conta noutra ou em todas as redes sociais.
Sinceramente não entendo esta obrigação por parte da UE. Alguém disponível para me elucidar sobre o tema em questão?
How tech companies deceive you into giving up your data and privacy
https://www.ted.com/talks/finn_lutzow_holm_myrstad_how_tech_companies_deceive_you_into_giving_up_your_data_and_privacy/
Posso elucidar, esta multa têm a ver com o RGPD que têm força de Lei e é claro ao afirmar que todas as firmas têm de realizar publicidade com opção livre do utilizador algo que a META não gosta e forçou as pessoas ao aceitar que só tinham serviço deles com Publicidade.
Por isso após uma longa batalha (Irlanda; Ajuda!) vêm finalmente a conta e esta pode ser recorrida para Tribunal.
SE for como este texto diz dentro de uns anos levam com outra multa ; tão simples como isso !! continuam a insistir que o RGPD é para os outros !!
Podem não gostar da UE e das suas Leis; mas não é possível ser espaço Europeu sem levar com estas. E pra isso há eleições
Meta não deve facilitar o realizar deste processo Assim sem mais?