Elon Musk planeia que toda a gente pague para usar o Twitter/X
Em novembro de 2022, quando Elon Musk chegou ao Twitter/X, começaram as demissões em massa e grandes mudanças já se aproximavam do Twitter Blue. As assinaturas deveriam economizar receita, mas o magnata já pensava numa segunda opção: que todos pagassem para usar a plataforma. Agora, essa ideia parece estar outra vez na sua mente.
Isso resolveria o problema dos bots, diz Musk
Como observou Dave Lee, Musk voltou a mencionar a ideia durante uma conversa sobre inteligência artificial com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira.
Vamos migrar para um pequeno pagamento mensal para utilizar o sistema X.
Explicou Musk a Netanyahu, e sublinhou que esta era a única forma de eliminar o problema dos bots.
Um bot custa uma fração de cêntimo, mas mesmo que [o criador de bots] tenha de pagar... alguns dólares ou assim, o custo efetivo dos bots é muito elevado.
Disse Musk. Além disso, cada vez que um criador de bots quisesse fazer outro bot, precisaria de outro método de pagamento.
Não se sabe quanto nem quando
O diretor do X não explicou quanto será cobrado aos utilizadores, nem quando será lançada a potencial nova funcionalidade. De acordo com Musk, o X tem 550 milhões de utilizadores ativos e, entre eles, criam entre 100 e 200 milhões de mensagens por dia na rede social.
E a empresa continua a perder dinheiro.
Continuamos a ter um fluxo de caixa negativo, devido a uma queda de cerca de 50% nas receitas de publicidade e a uma grande dívida.
Respondeu Musk a um utilizador, no dia 15 de julho.
We’re still negative cash flow, due to ~50% drop in advertising revenue plus heavy debt load. Need to reach positive cash flow before we have the luxury of anything else.
— Elon Musk (@elonmusk) July 15, 2023
O impacto da publicidade é notável e Musk pretendia compensá-lo com subscrições, mas o plano não parece estar a correr como ele esperava e as vantagens teóricas, como o símbolo azul, tornaram-se quase uma praga para os utilizadores.
A mudança faria com que o X passasse a ter um muro de pagamento, tal como utilizado por vários meios de comunicação digitais, e ajudaria, sem dúvida, a aumentar as receitas da rede social. Um dos problemas é que, apesar de ser uma quantia pequena, muitas pessoas não estariam dispostas a pagá-la e o X tornar-se-ia uma plataforma com muito menos conteúdo e, portanto, menos valiosa para os utilizadores.
Esta medida não parece encaixar muito bem na evolução do X para uma super aplicação, especialmente porque o ideal seria conseguir levar essa super aplicação ao maior número de pessoas, o que implicaria que fosse (teoricamente) gratuita. O potencial passo é arriscado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
X R.I.P.
De mim não recebe de certeza.
Ahahahah. Ele pode planear à vontade.
Se lá vou continuar? Também estou a planear sair.
Oh amigo A rede foi feita para ser usada por politicos e jornalistas, tu não tens conteudo que se considere mínimamente interessante ou relevante logo e indiferente se sais ou ficas. Percebeste ou queres ou desenho?
@Ptko, basicamente uma rede só com produtores de conteúdo, sem consumidores?
Muito inteligente, excelente ideia e modelo de negócio.
Como já existe o LinkedIn e ficava mais caro comprar isso, ele comprou isso só com o objetivo de acabar com o controlo da informação falsa… Como fazem os políticos aqui na nossa TV
Sabes que a receita de publicidade depende do n. de utilizadores…
Se cobrarem directamente aos utilizadores não precisam de publicidade, embora nada os impeça de cobrar aos utilizadores e mostrar tanta publicidade quanta conseguirem…. para terem tanto dinheiro quanto possível.
Tu tens noção que a esmagadora maioria dos utilizadores do Twitter são pessoas comuns, certo? E que é com essas pessoas comuns que o Musk está a contar para pagarem um valor mensal, certo? E que se essa pessoas sairem do Twitter por ele passar a ser pago, até as empresas deixam de ter interesse em pagar para lá ter publicidade porque deixam de ter os potenciais clientes, certo?
Por isso não, não é indiferente se ele e centenas de milhares ou milhões como ele sairem do Twitter.
Ele quer assim tanto que ninguém use o Twitter, à exceção da escumalha que o defende cegamente?
Acho muito bem, a rede e dele e faz o que quer. Ha pessoas que não sabem o que significa propriedade, recebem rsi a vida toda e por isso votam no ps
E vc, por acaso trabalha? Ou quando vem para aqui comentar já está enfrascado?
Headshot
Tu não és lá muito inteligente, pois não?
É que falas de coisas que nada têm a ver com o assunto aqui em discussão.
se vier com coisas eu lhe digo onde vai enfiar o X
nem de borla quanto mais a pagar lol
Saí do twitter ainda antes do musk ir para lá destruir aquilo.
Uma rede social de pseudo snobs, pessoas que se dão demasiada importância, um esgoto de raiva, conflito e de blocks.
A única coisa boa era saber a informação ao segundo.
Não me deixa saudades…. nem de borla quanto mais a pagar.
Pode ser que se a coisa pegar, o zuckas faça o mesmo com o FB (que só não saio pelos contactos profissionais), é um favor que me fazia.
Eu Pago,.. A unica plataforma onde existe liberdade de expressao o rest e tudo plataforma socio-comunas censurar as duas idiologias mais macabra que existem
para ti são 50 paus por mês, para debitares ódio à vontadinha….
Tb tens o tik TOK para expressar a alma comunista!
Não é por repetires uma mentira que ela se torna verdade, mesmo que o teu idolo austriaco do passado tenha tido tal besteira.
O Wolfgang Amadeus Mozart, besteira? Não vamos cancelar o maior compositor da história da humanidade, pois não.
Ele referia-se ao maior assassino do mundo, sacana e fdp com o nome de Adolf Hitler
German Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei
National Socialist German Workers’ Party
Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães
socialismo –> NAZI party
O tipo era socilista
Será que falou com o Costa?
nunca fez falta não e agora que vai fazer by by
twitter?
Por mim pode cobrar o que quiser, entrei no início e saí imediatamente, não consumo redes sociais digitais e apenas usaria para negócios.
Se for a pagar significa que 90 % do lixo sai fora. Espero bem que sim.
“Musk make X (Tweeter) great again”
Mastodon…..Aqui vou eu. Adeus “X” (Ex-twitter)
Obrigado por referires que X é Ex-twitter…ninguém ainda tinha percebido.
Da minha parte… será mais uma em”redo(e)” social de que sairei…
Pagar para ver e ter de ler merdices? Era só o que me faltava…
O Musk perdeu a cabeça de vez. O homem parece um comboio descarrilado.
Nem de borla as pessoas querem estar no Twitter/X, quanto mais pagar por uma serviço miserável. RIP Twitter.
Já irrita tanto com a mania, que quando alterou o símbolo para X cancelei a conta..
Não tem volta a dar.
Pagou 44 mil milhões de dólares há um ano (outubro), agora diz que vale 4 mil milhões (10%). As receitas publicitárias caíram 50% ou 60% (depende dos dias do anúncio) e não se vê como é que os anunciantes comecem a voltar. O Blue para verificação de contas e entrar dinheiro foi sempre a maior das confusões.
De facto, já não tem alternativa a não ser cobrar pelas contas. Isso vai fazer desaparecer montes de contas, como a minha, que não lhe dão dinheiro mas contam para a estatística dos utilizadores, que só servem para poder abrir links no X, como este:
https://twitter.com/kodiak149/status/1681007643022835712/photo/1
Já o disse vezes sem conta o Musk matou o twitter, pelo andar da carriagem das duas uma ou vende a outros e estes tentam recuperar a rede, ou simplesmente acaba com a empresa defenifivamente e ficará para sempre pelo conhecido pelo homem que conseguiu destruir uma das mais conceitoada redes de sempre…
Ele não matou o Twitter.. ele é do disso… até o podia encerrar… o que no meu entender até era melhor, assim os políticos etc em vez de postarem lá mandavam o secretário fazer um ofício e respeitar a hierarquia…
O Twiter antes dele o comprar era governado pela esquerdalha inútil e era a autêntica pide nazista…
“Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão”
Este ditado aplica-se a 100% ao Moskas. A arrogância de se achar mais inteligente e capaz que os outros foi o que o levou a comprar o Twitter num impulso, pagando muito mais do que ele valia, contraindo um empréstimo de 13 biliões para esse efeito e sem ter qualquer perceção de como se deve gerir uma rede social como o Twitter.
Agora fica com a corda ao pescoço e com o prejuízo. E se puser o Twitter a ser pago vai perder não dezenas mas centenas de milhões de utilizadores, o que irá fazer com que a plataforma perca ainda mais interesse para os poucos que ainda pagam para lá ter publicidade.
Como disse: “Quem te manda a ti, sapateiro, tocar rabecão”