120 milhões de contas do Facebook foram comprometidas e os dados estão à venda
Os problemas de segurança e de privacidade parecem não abandonar o Facebook. Depois de tudo o que se passou nos últimos meses, surge agora uma nova falha, que está a afetar 120 milhões de contas.
Para além destes dados, sabe-se que estão à venda mensagens privadas de 81 mil utilizadores. Será que tem alguma de utilizadores portugueses?
Este novo caso foi conhecido quando o grupo FBSaler propôs à BBC a compra da informação dos utilizadores, para provar que tinha conseguido roubar os dados. Segundo este meio de comunicação, as mensagens estão à venda, custando 10 cêntimos de dólar por cada conta.
Especula-se que este grupo seja de origem russa, mas que as contas comprometidas sejam de vários países, não se limitando ao país de origem. Sabe-se que existem contas de utilizadores dos EUA, do Reino Unido e até do Brasil.
A veracidade dos dados já foi confirmada, com a apresentação das mensagens a alguns utilizadores, que as reconheceram como sendo suas. Para além das mensagens, existem dados como os endereços de email e números de telefone dos utilizadores.
Desta vez, e segundo informações do próprio Facebook, a responsabilidade do roubo dos dados não é da gigante das redes sociais, mas sim de uma extensão usada no browser, provavelmente para gerir as contas e as próprias mensagens.
O Facebook já contactou as empresas que desenvolvem os browsers, para que a extensão seja removida das suas lojas e assim evitar a propagação do problema a muitas mais contas da maior rede social da Internet.
Não estando associada à recente quebra de segurança do Facebook, esta é mais uma prova de que dificilmente os dados dos utilizadores estão protegidos dentro do Facebook, sendo simples a um atacante aceder a eles, mesmo que através de terceiros.
Este artigo tem mais de um ano
A parte que mais surpreende é como é que as pessoas ainda usam o Facebook.
Com todos os problemas de privacidade, publicidade, post de lixo, perdas de informação, etc, são mais do que muitos os motivos para deixar de usar o Facebook.
Nao me adianta usar o Google+ por ex., se todos os meus amigos estao no FB…
Lê o artigo.
Lê a pergunta dele.
Pergunto e penso o mesmo quanto ao Whatsapp
Uso o facebook por motivos de trabalho. Se não o utilizar, não consigo comunicar com os clientes do grupo para o qual trabalho. Se fosse por minha própria vontade já tinha saído à muito tempo (e estava fora antes, mas isto obrigou-me a voltar)
mau comercial…
Você tem que ir contra o sistema recusando-se a trabalhar se obrigarem-te a usar o maldito Facebosta.
Microsoft Teams, Slack, Skype 4 Business, Skype… O que não falta são alternativas mais ‘Business centered’.
Alguém tem que instruir esses clientes que tens…
O nome da extensão não foi divulgado?
Ainda não, mas acabará por ser veiculada.
E a extensão é?
Aguardamos o nome para a revelar…
Penso que o nome da extensão não vai ser revelada, mas retirada silenciosamente da loja de extensões do Chrome/Firefox ou qualquer outro browser.
Mas 120 milhões parece um pouco exagerado, contudo, tudo é possível.
Existem imensas ferramentas disponíveis na Dark/Deep Web, e basta apenas saber usa-las
E mesmo não existindo, também se pode sempre explorar falhas de segurança, seja na linguagem de programação utilizada para criar o website/servidor, como nos Sistemas Operativos instalados nas máquinas afetadas, que é outro pormenor que não é revelado…
Ai ai, pouco me importa… Afinal a conta que eu tenho no face é fake e está recheada de dados falsos e e-mail descartável. Só uso pra stalkear as inimigas.
Outra vez ??? Ó meu amigo… 🙁
Se as pessoas dão acesso à apps terceiras, sujeitam-se.
Usar apps de terceiros para gerir contas ? Está quebrada uma elementar regra de segurança. Depois, onde está a admiração pelo que aconteceu ? Por outro lado…do meu Facebook podem levar tudo ! Só lá está o que eu quero que esteja.
ahaha Ganda Zuck!!
ahaha Ganda Zuck!!