Feito histórico! Produção de energia eólica e solar da União Europeia ultrapassou a do gás
As medidas que a União Europeia tem colocado para tornar a produção de energia mais amiga do ambiente parecem estar a resultar. O período não é o mais amigável, com limites e problemas no abastecimento de matérias-primas, mas ainda assim há excelentes notícias.
A quantidade de eletricidade produzida a partir da queima de combustíveis fósseis na União Europeia deve cair este ano. Isto acontece à medida que esta se concentra em energias renováveis para substituir o fornecimento de energia da Rússia.
Novos máximos da energia eólica e solar
A Europa correu para encontrar fontes alternativas de energia depois que a Rússia cortou os fluxos de gás na sequência da invasão da Ucrânia, elevando os custos de energia. Isso levou a uma maior dependência de combustíveis fósseis, em parte devido a uma queda na energia nuclear e hidroelétrica.
Ainda assim, a energia solar e eólica preencheu grande parte da lacuna, produzindo um recorde de 22% da eletricidade da UE no ano passado, ultrapassando o gás pela primeira vez. Há um foco na redução rápida da procura por gás ao mesmo tempo que elimina gradualmente o carvão. Isso significa também que uma enorme expansão da energia limpa está a caminho.
Gás e carvão estão a perder terreno
A quantidade de eletricidade produzida a partir da queima de combustíveis fósseis na União Europeia deve cair este ano, à medida que o bloco se concentra em energias renováveis para substituir o fornecimento de energia da Rússia.
A geração total de fósseis pode cair 20% este ano, com a geração relativamente cara a gás natural caindo mais rapidamente, de acordo com a Ember, um think tank de energia com sede no Reino Unido.
União Europeia está a reagir à guerra na Ucrânia
A Ember espera que a produção de energia baseada no nuclear seja estável em 2023, já que a eliminação gradual dos reatores alemães compensa o retorno das unidades francesas. Na energia hidroelétrica espera-se um aumento de cerca de 40 terawatts-hora este ano, depois de uma seca histórica que limitou recursos críticos em 2022.
Os altos custos de energia ajudaram a reduzir a procura de energia em cerca de 8% no quarto trimestre de 2022, em comparação com o período homólogo. Se a trajetória continuar assim, poderá contribuir para um declínio substancial no uso de combustíveis fósseis em 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Ember
Neste artigo: carvão, energia, energia éolica, gás, solar, União Europeia
Com investimentos chaves aqui e ali podemos atingir os 100% regularmente sem grandes dificuldade, o aumento dos carros elétricos é um problema neste nível mas mais uns aninhos e acredito que conseguimos ter 100% de renováveis com 80% de elétricos
Historico? A europa ja devia ser 80% energia renovavel, portugal nesse aspecto lidera com 96% de energia de fontes renovaveis.
Sei que estamos muito acima da média europeia, mas 96%? *Citation needed…
96%?! Onde viu isso?
Não sejas tão exagerado!
«Entre janeiro e dezembro de 2022 foram gerados 44 059 GWh de eletricidade em Portugal Continental, dos quais 56,9 % tiveram origem renovável.
Fonte: REN
Análise: APREN»
Não deixes de fumar isso não…
https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17028&year=2022&trimester=4
96% em certos dias/meses do ano. Qua do existe abundancia de agua e vento. No verão o valor está muito longe disso.
O valor anual para 2021 é de 59%
https://datahub.ren.pt/media/hkkdskwq/dados-técnicos-2021.pdf
Óptimas notícias.
Pelo que diziam ontem num outro artigo, ha um problema de fundo com 97% da produção dos wafers a serem produzidos pela china.
A carroça anda sempre à frente dos bois com UE, daqui 5 anos não é a Russia é a China e adeus painéis solares.
Não deixa de ser uma boa noticia, mas os investimentos deviam de ser feitos para reformas e resultados a longo prazo e não e ações de curto prazo
E se o estado criar uma rede seria de incentivos a instalações solares para particulares, que irão devolver a rede muita energia aí a coisa irá ainda melhorar bastante
Basta ter coragem e apresentar as famílias portuguesas( a todas) algo apelativo e JUSTO.
Já existem incentivos, por exemplo, o Fundo Ambiental
Agora podes questionar se poderiam ir mais longe e alargar a pessoas…
A energia renovável/limpa/sustentável, é ineficaz, extremamente poluente, prejudicial à Natureza, ao Meio-Ambiente, ao Ser-Humano, e dependente dos combustíveis fósseis.
Com isto a união europeia (ue) dá mais um passo para o sub-desenvolvimento, pobreza energética, desemprego, pobreza, miséria, e fome.
Poderias detalhar o “dependente dos combustíveis fósseis” vs gerar electricidade queimando carvão ou gás?
Nem tudo é mau na humanidade! A ciência podia era estar mais avançada e não tão dependente dos interesses dos árabes!
Se Portugal tiver inergias de autosufficiente?
Seria a maior riqueza conseguida da história?
O problema do cofre do estado é os funcionários públicos !
São caríssimos em base ha produtividade do país?
Vai tudo direitinho para o estado?
Devia de haver uma democracia tipo a de Luxemburgo.