Portugal bate recorde de produção de energia renovável
Quem acompanha o segmento da energia sabe que Portugal tem feito uma aposta muito forte nas energias renováveis. Portugal esteve quase 3 dias só com energias renováveis e recentemente soube-se que o nosso país bateu o recorde de produção de energia renovável.
Portugal: Foram produzidos 1102 GWh [Gigawatt-hora]
As energias renováveis são, desde há muito tempo, uma alternativa mais barata, quando comparadas com os combustíveis fósseis.
A produção de energia renovável em Portugal atingiu um novo máximo, tendo sido superior às necessidades de consumo durante 149 horas seguidas.
De acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), este recorde ocorreu entre as 04h00 de 31 de outubro e as 09h00 de 6 de novembro, ou seja, durante mais de seis dias consecutivos.
Nesse período, foram produzidos 1102 GWh [Gigawatt-hora], superando em 262 GWh o valor de consumo nacional para o mesmo período (840 GWh). O anterior recorde de produção de energias renováveis foi de 131 horas, em 2019.
Além do recorde de produção de energia renovável, no período de 149 horas foram batidos ainda mais dois máximos:
- o primeiro, entre as 22h00 de 31 de outubro e as 09h00 de 6 de novembro, em que a produção de energia renovável foi maior do que necessária para abastecer todo o Sistema Elétrico Nacional (incluindo as necessidades de bombagem nas albufeiras hidroelétricas), sem que tenha sido necessário qualquer recurso a fontes de geração térmica convencional, nomeadamente centrais de ciclo combinado a gás natural.
- o outro máximo verificou-se entre as 10h00 de 1 de novembro e as 09h00 de dia 5, e corresponde a 95 horas seguidas em que a produção renovável foi maior que o consumo, sem necessidade de recurso a centrais de ciclo combinado a gás natural, e com Portugal a exportar para Espanha, superando o anterior recorde de 52 horas, registado em 2018.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Top!
“As energias renováveis são, desde há muito tempo, uma alternativa mais barata, quando comparadas com os combustíveis fósseis.”
Esta afirmação é falsa, nada é mais barato que carvão, a seguir gás, depois nuclear, biomassa, hídrica, eólica, solar.
Renováveis são as energias mais caras.
Exatamente….
E as energias renováveis não são constantes, e previsíveis, hoje em dia está a melhorar mas não são tão controláveis como as não renováveis.
Outra coisa:
Fecharam as centrais a carvão, nunca tivemos nuclear… Óbvio que a energia renovável tinha de aumentar.
Isso é uma lógica simples… Pagas é mais caro na factura querem milagres, não há.
Com o preço da eletricidade a subir, a malta vai optando por energia renovável em casa.
Mas isso é o facto de não existir energias não renováveis.
Porque se tivessem centrais nucleares e a carvão e a energia fosse barata, ninguém ia por painéis.
É o mesmo que o estado proibir os carros a combustão, a malta ou ia para elétrico ou tinha de andar de bicicleta.
Quem não tinham posses ia andar de bicicleta, e iam depois apregoar que somos um país verdee.
Mas é sempre a custa de alguma coisa…
Se formos todos pobres e sem dinheiro, não há hipótese de poluição de carros, anda tudo de bicla, e isso é melhorar a vida das pessoas???? Não sei…
Conseguimos bater records de produção de energia (e renovável) e até exportar, o que é de louvar, mas isso não se traduz nos preços para o consumidor, continua a ser cara.
E, por outro lado, o mesmo produto (energia) consegue ser taxado com 2 taxas de iva diferentes de 6 e 23%.
Só palhaços no governo.
Apesar de tudo, em Outubro, um mês com condições extraordinárias raramente presentes,
continuaram a importar energia suja e a produzir energia a gás (17% e 16% respectivamente. )
Isso mesmo, se não for para fazer a 100% nem vale a pena perder tempo.
Tu és um gajo mesmo chato. Se houve necessidade de importar gás qual é o problema? Preferias que se queimasse carvão?
É óbvio que estamos a passar por um ocasião excepcional por necessidade de bombagem da água e daí há produção em ‘excesso’. Mas daqui a uma década o cenário deve-se repetir muito mais vezes. A Noruega, por exemplo, já é autosustentável.
Carvão?
Vem de Marrocos. Como não é feita cá já não faz mal ao planeta e não tem que pagar créditos CO2.
Lá vens tu com a história do carvão de Marrocos tirada não sei de onde…
https://pt.euronews.com/2022/10/19/uniao-europeia-e-marrocos-unidas-no-combate-as-alteracoes-climaticas
«Em 2009, Marrocos adotou uma estratégia energética baseada, sobretudo, em energias renováveis para aumentar a produção de eletricidade, para mais de 52% em 2030, atualmente está nos 20 por cento.»
A electricidade que vem de Marrocos para a peninsula é a carvão e daqui é tb redistribuida para França. Nenhum paga as taxas de carbono.
A agravar a situação o saldo importador de PT que inicialmente foi divulgado com estando em 2.3 mil milhões/ano, o que já era uma vergonha, é afinal de 11 mil milhões/ano.
Ou seja, estamos entregues à bicharada e à mentira descarada.
https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/economia_energia/2023-04-29-Importacoes-portuguesas-de-energia-atingiram-em-2022-a-fatura-mais-alta-de-sempre-15d8e744
Sim e depois? Vais boicotar todos os países que usam carvão?
Além disso, há outros acordos com Marrocos relativos ao hidrogénio, ou seja, Marrocos é parceiro de Portugal em vários acordos comerciais sobre a energia.
@Yamahia, o moralista de serviço!
Não sei onde viste a informação, mas o saldo foi exportador para Marrocos.
Mas é mais fácil falar de cor ou baseado em sites cuja origem do conteúdo é duvidosa ou falaciosa.
Querias dizer *importador
Qt à hídrica a UE descobriu agora que as barragens prejudicam a biodiversidade e quer acabar com elas até 2030.
Não inventes. Que não sejam uma prioridade ainda acredito mas acabar com elas não é verdade
https://pt.euronews.com/green/2023/10/17/espanha-remove-barragens-para-evitar-cheias-e-proteger-biodiversidade-com-o-apoio-da-ue
Só um exemplo. Há mais países empenhados no processo no espaço europeu.
Mas tu lês o artigo?
Vem logo na primeira frase…
“No ano passado, na Europa, foram removidas mais de 330 barragens abandonadas.”
O que é que isso tem a ver com acabar com as barragens?
E comentar o facto que estão acabar com o transporte individual? Ainda o ano passado mais de 100mil veículos foram abatidos.
Há um filme/documentário que podes ver para tirares melhores conclusões.
barragens nao existem so para gerar energia. sao tambem importantes para rega, etc… pensa um pouco antes de fazer figura de urso
E então aquela história de que os eléctricos iam estoirar com a electricidade em Portugal? Casa vez mais eléctricos a carregar, e cada vez mais electricidade e mais barata.
Limita-te à tua insignificância. Vales 1% e já estas a desacelerar, apesar de todos os cambalachos.
lol. olha quem fala. tu es quem?
60% eheh
Com a quantidade de familias sem casa para morar, dentro em breve estaremos a consumir apenas energia 100 % renovavel. Haja evolução.
Haja alegria e casal garcia.. fumassem menos, bebessem menos e fizessem menos créditos
E tivessem menos filhos
Deixa tentar, com todo o esforço possivel, perceber essa acefala justificação:
Segundo o teu estudo de especialista, um casal com dois ordenados de 1000€ liquidos, que tenham 2 filhos, que não tenham qualquer vicio, e com uma vida regrada, é, segundo a tua pesquisa, um casal “problemáico” … Pois meu caro, esse mesmo casal, representa muitos que no final do mês não conseguem pagar as contas neste momento.
Essa afirmação ilusória de que quem não consegue pagar casa é quem têm vicios, é nitidamente um discurso de alguem que não acompanha a realidade do próprio pais. Ou, pior ainda, alguem que sempre viu na desgraça dos outros a sua oportunidade.
Mas, não te sintas sozinho. Representas apenas nessas palavras, todo um grupo de iluminados que continuarão a caminhar com palas nos olhos.
O problema está nos filhos, não procriem.. eu só procriei quando ganhava em conjunto com a minha esposa mais de 10k mês e já tínhamos na conta mais de 100k de fundo reserva. Isso e casa paga.
Se tivesse 1000€ por mês nunca teria sido pai
És o maior da tua rua…
E se ganhasses algum juízo?
A população de Portugal está a diminuir ano após ano, quanto mais diminuir mais imigrantes serão precisos para sustentar a nossa economia. Gostas de ver sermos invadidos ?
A melhor noticia que se pode dar a alguém que vive de um salário é a penúria de mão de obra. É a condição indispensável para os sindicatos entrarem e fazerem o trabalhinho de sapa deles de forçar a subida de salários. Aos capitalistas interessa um excedente de gado humano disponível em relação ao gado humano utilizado, de maneira a forçar o salário que lhes interessa, que é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis.
sendo um broco, como fazes 10k? ou é a tua mulher a fazer 9.9k, e tu o resto?