PplWare Mobile

Planeta vai ter 8 mil milhões de habitantes a partir de hoje

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. says:

    Cada vez mais ta tudo f***** mas bora fazer mais filhos que não vão ter que comer.

    • Sabe-se lá says:

      Quem se lembra da “anedota da trampa”?

    • PorcoDoPunjab says:

      Vem tudo para a Europa.
      Há lugar para todos e com direito a tudo desde o primeiro dia.
      Entretanto os indígenas andam anos à espera de uma cirurgia e centenas de milhares não têm médico de família e outros morrem nos corredores dos hospitais.
      Mas calma, merecemos isto e muito mais.
      Votem neles que isto tem tudo para acabar bem.

      PorcoDoPunjab, o porco imobiliário e encantador de burros.

      • AP says:

        Se o teu ídolo cehgar ao governo a população mundial é logo desbastada para metade… É isso?

        • PorcoDoPunjab says:

          AP, não estou a ver bem como é que o Johann Sebastian Bach ou o Jimi Hendrix iriam reduzir a população para metade uma vez que um morreu em 1970 e outro em 1750.
          Mas pronto, é o que temos.
          Entretanto, já abriu as portas de sua casa para receber alguns?
          Do que está à espera?
          Tanta boa vontade merece mais que apenas palavras.
          De certeza que na sua casa caberá mais um ou dois… Mostre lá então a força das suas convicções.

          Olhe só mais uma coisinha, alguma coisa do que eu escrevi antes é mentira?
          Tem um problema com a verdade e com quem não alinha nos delírios do politicamente correcto?
          Problema seu.

          PorcoDoPunjab, o porco que dá música e encanta burros

          • Dinis says:

            Esses imigrantes refugiados vêm para cá fazer os trabalhos de me%&€ mal pagos que os portugueses não querem fazer…
            Nos anos 80 foram os africanos dos palops

    • Nuno says:

      O problema não é ter filhos, se não tiveres filhos ou as pessoas terem menos só vai fazer com que o planeta fique com uma população extremamente evelhecida, é uma pessima solução o problema é que as pessoas duram cada vez mais, mais tarde ou mais cedo vai ter que ser implementado um limite de idade é escandaloso eu sei mas é o que vai ter de acontecer

      • AP says:

        Se decidirem limpar os velhotes com nome a começar pela letra N então por mim está tudo bem.

      • Sabe-se lá says:

        WTF??? Tens que fumar menos disso…

        Em Portugal não é preciso. Somos forçados a morrer: trabalhar até aos 70 daqui a mais, e com uma reforma que nem pros medicamentos dá, eu quando chegar a reforma se calhar não a gozo por 5 ou 6 anos. Se chegar lá…

        • Nuno says:

          Agora é encandaloso mas não sou nem o primeiro nem o ultimo a falar disto mas claro é daquelas que so vai ser implementado quando estivermos a beira de uma catastrofe por falta de recursos, este planeta não tem nem recursos nem tamanho para mais de 10 mil milhões e para lá caminhamos a passos largos

        • Nuno says:

          Mas está descansado que se não quiserem implementar isto logo se inventa para ai um covid feito pelo homem para arrumar mais nao sei quantos velhos

          • Dinis says:

            Eu tenho uma ideia melhor que a tua: a partir dos 40, de 5 em 5 anos, um gajo tinha que fugir a um leão, uma alcateia de lobos um urso, algo assim…

      • PorcoDoPunjab says:

        Nuno, obviamente que o limite de idade seria para arraia miúda porque tudo o que é político e afins esses podem durar 500 anos porque fazem cá muita falta…

        PorcoDoPunjab, o porco sem limites de idade e encantador de burros

    • Louro says:

      É na realidade fruto da pobreza, da falta de recursos e da falta de educacao no que diz respeito a planeamento familiar.

      Se reparares, quanto mais desenvolvidos os países forem, menos filhos há… e não é de todo necessário ires muito longe, Portugal é um bom exemplo.

      Entre 1960 e 1990 passamos de uma taxa bruta de reprodução de 1.56 para 0.77 e atualmente estamos em 0.65.
      Se olharmos para os nossos avós/bisavós, vamos ver que era comum eles terem 10 irmãos, hoje, o habitual é sermos filhos únicos ou termos um irmão.

      Isto foi possível através da evolução do país, mais educação e planeamento familiar, aliado claro ao facto de hoje darmos mais prioridade a nossa carreira profissional e acabarmos por deixar ter filhos para segundo plano.

      • Opiniões da treta says:

        Eu não considero Portugal um país desenvolvido, mas isso é outra história…
        O problema dos países desenvolvidos é ter a população envelhecida e não existir renovação de gerações. Portanto, o facto de estar a não contribuir para o aumento da população não vai poupar o planeta, mas vai trazer outros problemas graves à população existente.
        O “bem abençoado” COVID já arrumou com muitos velhos, mas não chegou. Vem aí a ww3 para resolver o problema do excesso de população por mais alguns anos…

        • Mr. Y says:

          Portugal não é desenvolvido? Falas de barriga cheia!

          Não vou dizer que é um paraíso mas daí a dizer que não é desenvolvido já é demais…

          • PorcoDoPunjab says:

            Mr. Y, Portugal é desenvolvido sim senhor.
            Em relação ao Burkina Fasso somos de outra galáxia.
            Em relação à Suíça ou Áustria somos o Burkina Fasso da europa.

            Como vê, copo meio cheio copo meio vazio…

            Razão tinha o outro que nos idos anos 70 disse que Portugal iria ser tomado por gente do mais reles que poderá haver e transformará um país com grandes potencialidades num sítio mal amanhado e dependente da caridade de terceiros.
            Pois bem, e não é que o dito senhor tinha toda a razão?
            Mas tem razão num aspecto, para políticos e demais agiotas isto é um país e povo maravilhoso.
            Para os outros, é tão bom e desenvolvido que a emigração está nos níveis mais elevados em décadas
            Lá está, estão fartos de estar bem… Só pode ser isso.

            PorcoDoPunjab, o encantador de burros

        • Mr. Y says:

          O resto do texto nem tem comentário possível…

          • Jose says:

            Diga-nos o seguinte: é mentira? Não tem comentário porque o dito senhor acertou em cheio, quer queiramos ou não. Hoje somos desgovernados por gente inqualificável, que se esconde por detrás da memória de peixe de um colectivo adormecido e basbaque o suficiente para discutir mais um jogo de futebol, chegam a ser casos nacionais que a qualidade de quem o desgoverna.

          • B@rão Vermelho says:

            Para esta gente ter casa, carro à porta de casa, pelo menos fazer 3 refeições por dia, ter roupa para se agasalhar, não chega, para mais de metade da população mundial é um sonho impossível de alcançar, mas aqui somos uma porcaria.
            O que faz falta a muita gente é viajar e quando digo viajar não é ir as capitais europeias e viajar para lugares onde podes fazer a diferença nem que seja pintares uma escola primária, aí e só aí talvez consigam ver que Portugal é um país fantástico mas que não é perfeito

          • PorcoDoPunjab says:

            Mr. Y , a sua capacidade de análise do mundo onde vive é, sem qualquer margem para erro, zero.
            Das duas uma, ou tem tudo dado pelos papás e então vive numa bola de cristal em que basta pedir e o papá dá ou então está nalgum tacho partidário em que basicamente vai dar ao mesmo…

            Acorde para a realidade, deixe lá as ideologias de parte.

            PorcoDoPunjab, o porco insubmisso

  2. Há cada gajo says:

    Este é o nosso verdadeiro problema: crescemos, multiplicamo-nos e consumimos tudo á nossa volta até esgotar. Tipico vírus. E depois vem a conversa fiada da descarbonizacao, da electrificação, dos custos da energia, etc, etc. E coragem política para inverter o crescimento da população? E combater o interesse econômico neste crescimento suicida?? Pois.

    • AP says:

      A ganância humana é que lixa tudo…

    • Figueiredo says:

      Perante o cenário horrível que descreve, suicide-se a si e à sua família, com esse acto estará a contribuir para inverter a situação calamitosa que refere.

      • Há cada gajo says:

        É por essa atitude que estamos como estamos. O que sabe de mim ou da minha familia ? Antes de vir para aqui com diarreia verbal e ofender os outros, devia refletir um bocadinho que fosse. O cenário é horrivel mesmo. Só não o vê quem opta por não o ver, como é o seu caso. Abras os olhos. Acorde para a realidade. Conhece a experiência do sapo na panela ? Pois, nós somos o sapo e o planeta é a panela com a agravante de que somos nós que aquecemos a água, somos nós que perdemos (como o seu caso) o discernimento e a capacidade de avaliar a real causa das coisas e nem podermos saltar daqui para fora, mesmo que tal fosse possivel. MAs esqueça: por mais horrivel que o cenário seja, mesmo que alguem esteja a ver a solução, ninguem vai admitir que a vê. Eu vejo, e não tenho problema em aqui a expor. O que é certo é que vão todos continuar a caminhar para o ponto final (o ponto sem retorno já passou há muito). É capaz de ver isso ? Não o aconselho a suicidar-se, mas prepare-se para algo pior, ou pelo menos, prepare os seus familiares mais novos ou as gerações vindouras que estão já a nascer. Lamento, mas é isto.

  3. Joao M says:

    Isto é com cada comentário alarmista.. Porque é que a malta que diz “já somos muitos” não vai para um precipicio e se atira de lá? Assim é menos um. Não fazem isto porque até gostam de aqui andar, nem que seja a ser do contra ou “velho do restelo”. Ou faz lembrar aquela malta que diz que vai para manifs fazer barulho mas quando são entrevistados e perguntam o que o plan otem especificamente de mau ou que solução têm a resposta é “não sei” ou “não li em pormenor” .

    Sim, o mundo tem problemas mas não é com alarmismos e datas abitrárias para metas que as coisas se resolvem. O mundo tem muito espaço para 8 mil milhões. O que nós temos é um problema de gestão de recursos. Temos muita malta por esse mundo fora a morrer à fome enquanto do outro lado do planeta à malta a morrer por doenças ligadas a obesidade. Temos malta que bebe água contaminada enquanto que do outro lado temos malta que desperdiça àgua com banhos em banheira todas as semanas. Temos pessoas a viver empilhadas em zonas com densidades populacionais elevadissimas (India por exemplo) enquanto que noutras partes do mundo vemos uma casa a cada quilometro. Enquanto que de uma parte do planete não há energia nem para cozinhar, do outro lado gastasse milhares de KW/h só a gerar bitcoins ou luzes de natal.

    Se queremos resolver os problemas do planeta então antes de fazer reinvidicações vazias de “sumo” mas cheias de chavões ; porque não juntar toda a sapiência humana e realmente ir resolver os problemas da malta que está com fome e sede? Isto não interessa porque isso nõa dá dinheiro e muito menos likes em redes sociais. Nessas questões não vemos “BLMs” ou cancelamentos ou seja o que for – atira-se dinheiro para o problema quando o problema não é dinheiro é gestõa e vontade de resolver (que inclui a muita responsabilidade que os governos locais têm nesses temas).. Africa, por exemplo, é o continente mais fértil e cheio de recursos naturais à face do planeta, no entanto não se consegue governar. América latina diria que é o mesmo. Enfim.
    Nós não somos muitos , temos é uma concentração elevada de malta quee , como diz o outro, “fala fala fala fala mas não vejo a fazer nada”

    • Há cada gajo says:

      Falas de um utópico equilíbrio que é, foi e será sempre impossível de acontecer dada a natureza humana. Nós somos o vírus que está a matar o planeta. Não é alarmismo, é evidência.

    • Zé Fonseca A. says:

      Isso que falas além de não ser possivel por vivermos e subsistirmos com base no capitalismo, teria o efeito contrário, iria potenciar uma maior taxa de natalidade e com ainda menor taxa de mortalidade e voltariamos novamente ao problema dos recursos, dessa vez sem os ter.
      A unica solução é mesmo aplicar controlos de natalidade, 2 crianças por casal, ou seja 1 por pessoa, se a pessoa se divorcia e vai casar e já tem a sua quota de filhos não pode ter mais, isso aliado à normal mortalidade por problemas de saúde, acidentes, desastres naturais, etc, por si só encarrega-se de fazer o balanceamento correcto da população, além disso cria muita consciencialização para que se tenha menos filhos e se usem menos recursos e menos desperdicio.

  4. Guilerme Gonçalves says:

    Superpopulação? A terra aguenta mais. Se dessemos 1000m2 de terreno a cada pessoa no mundo, cabiamos todos apenas na Austrália, sobrando todos os outros continentes!!

    Ou seja uma família de 4 pessoas teríam 4000m2 para cultivar toda a comida que necessitam. Isto tudo sem “estragar” os outros continentes todos…

    Mais uma narrativa de terror. “Criar dificuldade para vender facilidade”

    • Mr. Y says:

      Então a solução é virarmos todos agricultores e emigramos para a Austrália?

      • PorcoDoPunjab says:

        Mr. Y, não. não vai para a Austrália.
        A política migratória deles é super restrita.
        Só entra quem eles querem por precisarem das qualificações que possa ter.
        Se vai lá de barquinho a dizer que é refugiado vai logo recambiado.
        É que nem chega a pisar terra.
        A marinha deles impede a chegada desses barcos aos portos.
        Vão logo para de onde vieram, para a frente é que não vão.
        Para entrar lá só legalizado e preencher os requisitos que eles pretendem.

        Já que estamos a falar disto vou contar o seguinte…
        Nos idos anos 90 a embaixada da Austrália em Portugal, e seguramente as outras fizeram o mesmo, abriu um programa, criado pelo governo Australiano, obviamente, para captar Portugueses para irem para a Austrália viver.
        Eu não sei as condições todas porque já não me lembro mas lembro de algumas.
        Cá vai…
        Só queriam casais, casados, namorados, o que fosse, desde que fosse um casal.
        Mas um casal dos anos 90, não é dos de agora. Disso têm eles lá muito…
        Tinha que se ter uma idade não superior a 35 ou 40 anos, já não sei bem.
        Tinha que ter as qualificações que eles precisavam… se bem recordo eles queriam muito era pessoal das obras, pedreiros, carpinteiros, electricistas, etc…
        Claro que médicos, engenheiros e profissões semelhantes esses tb não teriam dificuldade em serem aceites.
        Quando os seleccionados lá chegassem ao país dos cangurus, teriam uma casa enorme à espera, com uma renda minorca, porque era do Estado, e trabalho garantido, creches gratuitas para quem já levasse miúdos daqui, e outras coisas mais.

        Mas atenção, e agora é que a porca, e não o porco, torce o rabo, quem fosse tinha que assinar um documento em que teria que lá ficar ininterruptamente durante 12 anos a contar da data em que chegou.
        Ou seja, ai e tal quero ir para Portugal de férias ou outro motivo qualquer, ninguém impede, ninguém era preso por isso, perdia era as benesses que recebia.
        Lógica deles era, nós queremos que vcs venham para aqui e nunca mais se lembrem de Portugal.
        A partir de agora são Australianos.
        Alguém que não vem a Portugal durante 12 anos provavelmente nunca mais retorna…
        Eles investiram milhões no programa, não era para lá chegar alguém e dizer ai e tal aqui há muitos crocodilos e vou embora.

        PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      • Guilerme Gonçalves says:

        Para quem tem uma visão limitada pode ser essa a solução sim. No entanto basta ver a imensidão de terras que sobram e a quantidade de terra que dá a cada um se fosse dado 1000m2 a cada habitante do mundo.

        Qualquer capacidade de abstração mínima dá para chegar a uma conclusão, não?

    • Nuno says:

      só uma pequena retificação mil milhões são exatamente mil milhões e não 1 milhão a australia tem cerca de 8 milhões de km2 e não 8 mil milhões portanto se todos fossemos para a australia terias 1 m2 e não 1000 uma famila de 4 teria 4m2 que é uma wc generosa

      • JP says:

        Tens a certeza?
        então se 1km2 são 1000m (1 pessoa) x 1000m, isto dá quanto? 1000 pessoas a receberem 1000m?
        1000 pessoas vezes 8milhões (area da austrália, como disse) dá quanto? 8 mil milhões?
        Acho que não estou a fazer mal, mas também é verdade que não sou bom em contas!

      • Guilerme Gonçalves says:

        @Nuno, estudaste? Sabes converter km2 em m2?

        Vamos a contas:
        1. Australia tem 8 milhões de kilometros
        2. a dividir por 8 mil milhões de pessoas, dá 0.001km2 a cada pessoa.
        3. convertendo km2 em m2 temos que; 0.001 sq km = 1,000 sq m (podes ver por exemplo aqui: https://pt.justcnw.com/superficie/quilometros-quadrados-metros-quadrados/)

        E sim, são 4000m2 para uma familia de 4 pessoas.

        • Jose says:

          Chato é o deserto.

        • Dinis says:

          Não sei como fazes essas contas:
          1000 metros por mil metros são 1000 km2
          1 Km2 são 1.000.000 m2
          Só que 1000 m2 são 31,62 m x 31.62 m não são 1000×1000… é só fazeres a raiz quadrada de 1000…

          • JP says:

            ele faz as contas….com Matemática.
            1000m por 1000m são 1000km2? em que planeta??
            para tentares perceber melhor, 1m2 é 1m por 1m. Logo 1km2 é…BOA! 1km por 1km!
            vocês vão lá mas é fazer uma actualizaçãozita do tempo de escola.

    • Há cada gajo says:

      Ao afirmares que a Terra “aguenta mais” estás implicitamente a admitir que há um limite para não aguentar mais. Ou seja, o terror que dizes existir na narrativa alheia tem para ti um número. É só isso.

      • Guilerme Gonçalves says:

        A terra está longe do limite, e podes ver pelos calculos de quanto de terra dá a cada um ocupando apenas a austrália. O que existe é uma má distribuição da população. Existe espaço para todos e ainda sobra bastante.

        A narrativa de “não temos um planeta b” e a “terra está sobrelotada” são sim narrativas para com o medo poder aplicar mais umas taxas, justificar uma série de medidas que normalmente ninguém aceitava, … e sim, atravez do medo.

        Segundo a tua exposição, se eu dissesse que um deposito de gasóleo não está cheio aos 30% de capacidade é só uma questão de prespectiva?

        • Há cada gajo says:

          O gasóleo não se compara com a natureza humana. Que raio de analogia a tua. O fator humano, aliás aquilo que faz de nós diferentes em relação a todas as outras espécies não vai ser suficiente para evitar o mais elementar comportamento animal que também está no nosso ADN. Caminhamos para a autodestruição, outras espécies virão, mais ou menos inteligentes e um dia vai o planeta também, nem que seja pelo tempo de vida da estrela mais próxima. Agora, no ponto em que estamos, somos muitos, somos demasiados, acentuamos a cada dia que passa os desequilíbrios e é isso que nos mata lentamente, tão lentamente que alguns acham que a terra “aguenta mais”.

          • Guilerme Gonçalves says:

            Nem analogias consegues atingir?!!

            Viste as contas que apresentei? Viste que dá cerca de 1000m2 de terreno a cada pessoa (contas por alto)? Já reparaste que isto é só ocupando a australia, deixando TODOS os outros continentes inabitados? Já viste o no mapa mundo o tamanho da austrália em comparação ao resto do mundo?

            O exemplo que dei do gasóleo poderia ser de outra coisa qualquer, porque disseste “Ou seja, o terror que dizes existir na narrativa alheia tem para ti um número. É só isso.”, e estava-te a mostrar que não. No entanto vejo que caiste na narrativa do planeta superpovoado… e nem mostrando as contas, continuas a acreditar em filantropos, políticos, narrativas de TV, …

  5. Joseph Goebbels says:

    facam como na europa com a politica criminosa do aborto depois queixam-se que a populacao esta diminuindo e nao cresce e depois importam refugiados e todo o tipo de pessoas para fazer frente o problema que eles mesmo fizeram

    • Mr. Y says:

      Mais uma pérola: fala-se que o problema é sobrepopulação mas afinal a causa disto tudo é o aborto que fez a população na Europa diminuir.

      Oh Goebbels, NÃO PASSARÁS!

      • PorcoDoPunjab says:

        Mr. Y, isso do não passarás tem muito que se lhe diga.
        Já vi que vc é pouco sofisticado.
        O não passarão foi dito pelas tropas republicanas em relação aos franquistas mas como todos sabemos eles passaram a 100 à hora.
        Portanto, está a dizer um não passarás que na realidade equivale a dizer que vai passar.
        Passe menos tempo na madrassa a aprender disparates e faça algo de útil por si.

        Não tem que agradecer

        PorcoDoPunjab, o porco erudito e encantador de burros

  6. Pedro says:

    “Os países mais ricos e pouco populosos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases com efeitos de estufa”
    Fonte destes dados? Wish?
    Queres ver que o Luxemburgo, Noruega, Dinamarca, Suécia, é que são os culpados?

    • Joao M says:

      o Pedro nunes da ZERO muitas vezes só diz asneiras:
      “Pedro Nunes, da Zero, refere que…
      Os países mais ricos e pouco populosos são os maiores responsáveis pelas emissões de gases com efeitos de estufa [o que evidencia uma] distribuição assimétrica em termos de consumo de recursos”

      Basta uma breve pesquisa no google para deitar por terra essa falácia:
      China, with more than 10,065 million tons of CO2 released.
      United States, with 5,416 million tons of CO2
      India, with 2,654 million tons of CO2
      Russia, with 1,711 million tons of CO2
      Japan, 1,162 million tons of CO2
      Germany, 759 million tons of CO2
      Iran, 720 million tons of CO2
      South Korea, 659 million tons of CO2
      Saudi Arabia, 621 million tons of CO2
      Indonesia, 615 million tons of CO2

      Ou seja, os paises que mais contribuem para as emissões de CO2 (focando só no CO2 nesse caso) é a china – com o dobro dos estados unidos e China + India é onde se encontra a grande parte da densidade populacional do planeta. Logo Aqui o Zero já começa a falhar

      Se formos para poluição em geral, como rios e os miticos plasticos (que por causa disso nos tiram as palihnhas para os sumos) está, de novo, India, China e outros paises ali da zona.
      Paises esses que são conhecidos pela seu indice de pobreza e densidade populacional e, claro, politicas pouco “liberais” no que toca a liberdades. Ou seja, Anda a malta em portugal a vangloriar-se destas coisas quando nem 1% contribuimos para este problema. enfim. Até me admira ainda não doer os dedos de tanto nos esticarmos para estar em bicos de pés..

    • Jose says:

      Esse é um disparate que ouço desde há uns tempos por gente que se acha muito inteligente! Há cada baboseira que é de bradar aos céus. Para essa gente, não há países bem governados e com políticas inteligemtes e se admitem isso dizem ser resultado da escravatura e porcarias do tipo, gerando apenas ódio e ressentimentos entre as pessoas. O curioso é não falarem da razão da pobreza de alguns: guerras sem fim, corrupção, nepotismo, clientelas, má educação etc etc.

  7. Mr. X says:

    Aqui é só peritos em todas as matérias!

  8. Oh says:

    O Thanos tinha razão

  9. Hali says:

    Mandem o pessoal para Portugal.
    Por cá há cada vez menos população.

    • Jose says:

      Chega e sobra! Ninguém diz que este país jamais foi capaz de alimentar a sua população toda desde que se formou como nação independente! Desde a nossa independência que importamos cereais do Leste Europeu, por exemplo. Temos de nos adaptar, é isso que fazem as pessoas inteligentes. 5 milhões em Portugal, seria melhor, desde que se aproveitassem bem os nossos recursos permitind0 a sua exploração tecnologicamente controlada 9bde for necessária, permitindo renovação natural dando tempo à Natureza para se regenerar.

  10. jimmypt says:

    Um vírus ou uma guerra,vai colocar o equilíbrio em falta.

  11. Dinis says:

    Eu acho que isto é uma discussão estupida… ou nós resolvemos os nossos problemas ou sobram as baratas… para a natureza é igual….

  12. SANDOKAN 1513 says:

    Em 1950 existiam 2,5 mil milhões de habitantes,e passado 72 anos já existem 8 mil milhões ?? Mais 5,5 milhões de habitantes ?? Em apenas 72 anos ?? 😐

  13. Jon says:

    Entao e o covid e o aquecimento global que mataram é matam muitas pessoas?
    O pessoal gosta pouco de roçar gosta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.