Overshoot Day: a partir de hoje a humanidade fica a dever ao planeta Terra
Este ano, o Dia da Sobrecarga da Terra - Overshoot Day - acontece hoje, dia 28 de julho. Isto significa que a humanidade já consumiu tudo o que o planeta em termos de recursos naturais teria capacidade de produzir num ano.
A partir de hoje ficamos a dever ao planeta Terra...
A humanidade já consumiu tudo o que os ecossistemas são capazes de regenerar num ano
O Overshoot Day ocorre quando a pressão humana excede as capacidades regenerativas dos ecossistemas naturais.
Durante os 156 dias restantes, o nosso consumo de recursos renováveis irá consistir em corroer o 'capital natural' do planeta. Estes dados nem têm em conta as necessidades de outras espécies que vivem na Terra. Temos também que deixar espaço para o mundo selvagem
| Laetitia Mailhes, da Global Footprint Network
Ao dia 28 de julho de 2022 a Humanidade acaba de esgotar todos os recursos naturais do planeta, que os ecossistemas são capazes de regenerar. Esta é uma avaliação estatística que considera apenas o consumo feito pelas pessoas e que acontece cada vez mais cedo.
Segundo a Global Footprint Network, responsável por esta mediação, o indicador tem aumentado ao longo de 50 anos. Em 1970 aconteceu a 29 de dezembro, em 1980 a 04 de novembro, 11 de outubro de 1990, 23 de setembro de 2000 e 07 de agosto de 2010. Em 2020, a data foi adiada por três semanas, devido ao efeito dos confinamentos motivados pela pandemia da COVID-19, antes de regressar aos níveis anteriores.
Assim, este ano, em sentido figurado, seriam necessários 1,75 planetas Terra para suprir as necessidades da população de forma sustentável.
A forma como nos alimentamos é apontada como a principal causa
Esta pegada ecológica é calculada a partir de seis categorias diferentes: agricultura, pastagens, áreas florestais necessárias para produtos florestais, áreas de pesca, áreas construídas e áreas florestais necessárias para absorver o carbono emitido pela combustão de combustíveis fósseis e que está intimamente ligada aos padrões de consumo, principalmente nos países ricos.
A título de exemplo, se o planeta consumisse recursos como os franceses, o Overshoot Day teria acontecido já a 5 de maio, sendo que a forma como nos alimentamos é a principal responsável para este acelerar do esgotar de recursos.
O nosso sistema alimentar perdeu a cabeça com o consumo excessivo de recursos naturais, sem atender às necessidades da luta contra a pobreza.
Uma grande parte dos alimentos e matérias-primas são utilizados para alimentar os animais e os animais que consumimos posteriormente.
| Pierre Cannet, do WWF França
No caso da União Europeia, "63% das terras cultiváveis [...] estão diretamente associadas à produção animal". Sendo que a agricultura contribui para a desflorestação, para as alterações climáticas, emitindo gases de efeito estufa, para a perda de biodiversidade e para a degradação dos ecossistemas, enquanto utiliza grande parte da água doce, apontam as ONG.
É ainda indicado que se pudéssemos reduzir o consumo de carne para metade, o dia poderia ser adiado em 17 dias a data do Dia de Sobrecarga da Terra, além disso, limitar o desperdício de alimentos permitiria adiar a data em 13 dias, já que um terço dos alimentos é desperdiçado no mundo.
Este artigo tem mais de um ano
lol
A que começar a cativar….
Já estamos como aquelas antigas civilizações desaparecidas. É o final do mundo, a começar a fazer sacrifícios. Esta idiocracia tem que terminar algum dia. Já cansa.
“É o final do mundo, a começar a fazer sacrifícios.”
Já não há virgens….
Este negócio do Fim do Mundo está dar muito dinheiro a ganhar a muita gente.
Vejam como as pessoas aceitam todas a imposições, aumento de custos desde que sintam que cometem um pecado por existirem…
Esqueçam lá isso. o COVID veio alterar os calculos todos.
hahahaha
Gostava de saber onde estes entendidos vão buscar estas teorias(Calculos)
Sinceramente ou é uma coisa ou é outra
não é assim tao dificil, a terra tem capacidade de produzir certa quantidade de recusos hj ja esgotas te esses recursos.
O petroleo aparece nas profundezas e durante uma ano apareca naturalmente 100 litros de petroleo(numero ficticio para efeitos de calculos) se tu consomes 100L por mes já foste um dia vai acabar daí ser um recurso não renovavel se a terra produzisse 100 e tu consumisses 50 por ano já era um recurso renovavel
É tudo feito em cima do joelho porque não sabemos e podemos advinhar o futuro. Extraímos muito mais de um barril de petróleo hoje do que há 100 anos, alguém fez essa previsão correctamente? claro que não. Alguém previu o shale oil e outras novas tecnologias? paineis solares? não claro que não.
Dentro de 50 anos o mundo será muito diferente e não há maneira de prever como será.
Vamos a ver se o planeta Terra não começa a cobrar todos os Overshoot Days!! Acho que o Covid foi uma dessa cobranças.
Já está a cobrar só que muitos continuam a achar que isto é tudo uma piada e alarmismo sem sentido…
Tinha a ideia que o covid teria sido criar para resolver um pouco esta questão lol
“A forma como nos alimentamos é apontada como a principal causa”
Certo mas.. será mesmo esta a princial causa?
Industrias a emitir gases 24/7 ?
Consumismo louco (sobretudo na tecnologia)?
Falta de civismo (basta ver uma rua tipica tuga.. há lixo que mete medo)
Desperdicios de tudo e mais alguma coisa?
Hum..
O que precisamos agora é de umas toneladas de máscaras a flutuar no oceano. Pode ser que reflitam a luz do sol e dessa forma contrariem o efeito estufa, e sirvam de alimento a novas bactérias capazes de consumir plásticos.
Seria bom que os
Inúteis que não sabem sequer escovar os dentes e tomar um banho com economia e ficam sentados
Na poltrona comendo junk e no celular dando pitaco darem o lugar para aqueles espermatozóide que continuam fazendo diferença