Finlândia tem a maior bateria de areia do mundo. Como funciona?
A Finlândia está dar casa a uma bateria de areia à escala industrial, que deverá reduzir as emissões de carbono da rede de aquecimento local em até 70%. Este reservatório de energia é uma ferramenta crítica para locais como o país nórdico, que geram grandes quantidades de energia eólica e solar, mas enfrentam, ao mesmo tempo, variações na procura e oferta de energia.
Com cerca de 13 metros de altura e 15 metros de largura, a nova bateria de areia, inaugurada esta semana, é a maior do seu tipo no mundo e deverá reduzir as emissões de carbono da rede de aquecimento local em até 70%.
Instalada na cidade de Pornainen, no sul da Finlândia, a estrutura foi desenvolvida pela empresa finlandesa Polar Night Energy, que construiu a primeira do mundo há alguns anos, e assumirá as funções de aquecimento de uma antiga central elétrica a lenha para o município.
A bateria de areia servirá como meio de armazenamento para até 100 MWh de energia, com uma eficiência de 90%, valores que a tornam cerca de 10 vezes maior do que a primeira bateria de areia já construída e capaz de armazenar calor suficiente para toda a cidade durante uma semana.
Com escala industrial, a bateria de areia é um reservatório de armazenamento de energia térmica (em inglês, TES), uma ferramenta crítica para locais como a Finlândia, que geram intermitentemente grandes quantidades de eletricidade eólica e solar, mas enfrentam variações na procura e oferta de energia.
O objetivo é que esta nova estrutura carregue quando a eletricidade estiver disponível a baixo custo e mantenha a carga durante meses, ajudando a equilibrar a rede de energia durante períodos de alta procura.
Como funciona a bateria de areia da Finlândia?
Conforme explicado pela Polar Night Energy, a bateria de areia não armazena e fornece eletricidade diretamente.
Por sua vez, o excesso de eletricidade proveniente de fontes renováveis é utilizado para aquecer a areia contida na infraestrutura isolada, por via de um sistema de tubos de ar em circuito fechado, a temperaturas que podem atingir os 600 °C.
A areia aquece e mantém-se quente durante muito tempo, funcionando como uma bateria.
Posteriormente, o ar frio é expelido através dos tubos da bateria, absorvendo o calor da areia à medida que se move pelo sistema. Este ar aquecido, que pode atingir temperaturas de 400 °C, pode converter água em vapor para processos industriais ou aquecer água para as populações, utilizando um dispositivo chamado permutador de calor.
A bateria finlandesa está em funcionamento desde junho e, segundo a empresa, citada pelo New Atlas, excedeu as suas metas de eficiência nos primeiros dias.
Atualmente, muitos dos edifícios de Pornainen, incluindo a câmara municipal, são já aquecidos pela nova estrutura.
Com os resultados na Finlândia a mostrarem a potencialidade da solução, este reservatório de armazenamento de energia térmica poderá inspirar outras cidades, com clima e fontes de energia semelhantes, a adotar estas baterias gigantes.






















Não é uma bateria – é um acumulador térmico de areia.
Um acumulador térmico é um dos muitos tipos de bateria. Também pode dizer que as baterias usadas pelos carros são acumuladores elétricos de lítio.
No meu esforço de promoção da “Vista geral de IA”, no combate contra a ignorância:
“Uma bateria é um dispositivo que armazena energia química e a converte em energia elétrica, fornecendo uma corrente elétrica a partir de reações de oxidação-redução. É composta por uma ou mais células eletroquímicas, que incluem um ânodo (polo negativo), um cátodo (polo positivo) e um eletrólito (uma substância que permite a passagem de íons entre os polos). “
“Este reservatório de energia é uma ferramenta….” Pronto, Reservatório de Energia!
Energia térmica. Uma bateria é de energia elétrica.
Se o nome está bem em inglês por que é que lhe mexeram?
Há baterias térmicas:
https: //exame.com/esg/baterias-termicas-o-interesse-na-tecnologia-vem-esquentando/
Podem-lhe chamar o que quiserem, continua a não ser uma bateria. O que escreveram os criadores da “bateria” do post:
“O termo “Bateria de Areia” ganhou atenção generalizada através de uma história da BBC News em 5 de julho de 2022. A história, produzida pelo Correspondente Ambiental Matt McGrath, apresentou a primeira Bateria de Areia comercial do mundo em Kankaanpää, Finlândia.”
Que para efeitos de marketing ou atrair os leitores se chame bateria a um acumulador térmico não faz dele uma bateria.
https://polarnightenergy.com/news/what-is-a-sand-battery/
Bateria neste caso é o nome que dão a algo que armazena energia, e é de facto o que faz.
Mas atenção, também não concordo com o termo.
Se a IA diz isso então é porque é verdade
Também lhe perguntei se, em casa, se usa um esquentador ou uma bateria para aquecer a água. Insistiu que não, que é um termo acumulador.
Pergunta-lhe o que é um termo acumulador.
Voces estao todos errados. Nao existem baterias, uma bateria e simplesmente varias coisas a funcionar em conjunto, tambem se podem chamar pilhas. Uma bateria militar basicamente sao varias armas a trabalhar em conjunto, podem ser canhoes, pode ser arqueiros e flechas, nao tem a ver com energia. Uma pilha de lixo e uma pilha de lixo nem preciso explicar. Tecnicamente o que voces querem dizer sao acumuladores e retentores de energia artificiais de descaarga controlada, estes podem ter o formato de uma pequena pilha, um condensador, um termoacumulador, uma barragem, um saco de areia quente… no fundo tudo onde se se possa armazenar energia e consumi-la de forma totalmente controlada