Estado do mundo coloca ponteiros do Relógio do Apocalipse a 90 segundos da meia-noite
Os cientistas responsáveis pela análise do estado do mundo colocaram os ponteiros do Relógio do Apocalipse mais perto da meia-noite do que alguma vez estiveram. Afinal, temos em mãos muitas ameaças, desde a guerra até às alterações climáticas.
E achávamos que estávamos mal, em 2020...
Nasceu em 1947, pelas mãos de cientistas como Albert Einstein, e é conhecido pelo mundo como o Doomsday Clock. Este Relógio do Apocalipse foi criado pelo Bulletin of the Atomic Scientists com o objetivo de ilustrar o quão perto a humanidade está do colapso. Aqui, a meia-noite representa o derradeiro momento da aniquilação da humanidade.
Os ponteiros são movidos tendo em conta vários critérios, aproximando-se ou afastando-se da meia-noite consoante o estado do mundo no momento, na perspetiva dos cientistas. O conselho de cientistas, bem como outros peritos em tecnologia nuclear e ciência climática, incluindo 13 Prémios Nobel, discute eventos mundiais e determina onde colocar os ponteiros do relógio, anualmente. As ameaças incluem política, armas, tecnologia, alterações climáticas e pandemias.
O relógio estava posicionado a 100 segundos da meia-noite, desde 2020, sendo este tempo o mais próximo que alguma vez estivera da meia-noite.
O mais próximo até 2023, pelo menos.
Relógio do Apocalipse coloca-nos muito perto do colapso
Ontem, terça-feira, dia 24 de janeiro, o Bulletin of the Atomic Scientists moveu os ponteiros e posicionou-os a 90 segundos da meia-noite, alertando que problemas como as ameaças de guerra nuclear, as doenças e a volatilidade climática foram reforçados pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
As ameaças veladas da Rússia de utilizar armas nucleares lembram ao mundo que a escalada do conflito por acidente, intenção ou erro de cálculo é um risco terrível. As possibilidades de o conflito poder sair do controlo de qualquer pessoa continuam elevadas.
Lamentou Rachel Bronson, presidente e CEO do Bulletin of the Atomic Scientists, numa conferência de imprensa, em Washington.
Today, the Bulletin's Science and Security Board moved the #DoomsdayClock to #90SecondsToMidnight.
To learn more about this decision, read the 2023 Doomsday Clock Statement: https://t.co/13Y7tZUnZy pic.twitter.com/sVNGHdasGU
— Bulletin of the Atomic Scientists (@BulletinAtomic) January 24, 2023
Pela primeira vez, e tendo em conta que a guerra é um dos maiores fatores para o mundo estar em perigo, o anúncio do Relógio do Apocalipse será traduzido de inglês para ucraniano e russo.
O final da Guerra Fria e a assinatura de um tratado que reduziu substancialmente os arsenais de armas nucleares dos Estados Unidos da América e da União Soviética, em 1991, colocou o Relógio do Apocalipse a 17 minutos da derradeira meia-noite, o mais longe já definido.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Com os ucranianos a armazenar em 3 centrais nucleares armamento fornecido pelo ocidente (Himars, etc) esperam o quê? Armazenam em centrais nucleares para os russos não atacarem os seus depósitos de armamentos, mas se acontecer um acidente com o armamento lá armazenado vão dizer que foram os russos que atacaram a central nuclear. É de uma irresponsabilidade tremenda o que os ucranianos estão a fazer, mas como sabem que vão perder a guerra já estão para tudo. A Ucrânia já era como país.
Todo o mundo menos a Europa já percebeu que os ucras são corruptos até à medula e que estão mais numa de ganhar com a guerra do que ganhá-la ou perdê-la. Interessa é que ela dure, e dure bem, que no fim lá estarão os otários da UE a pagar a conta dos estragos. E entretanto vão facturando à pala, vendendo alimento para as tropas ao triplo do valor do supermercado.
Pede lá os 5€ ao Putin porque o defendeste
A culpa é do mundo que deixa isto acontecer, não é dos ucranianos que estavam na vida deles até um maluco qualquer com a mania das grandezas lhe ir bater à porta, aliás, na primeira vez foi só a Crimeia, mas como mais uma vez não ouve consequências o homem lá pensou: E porque não invadir o resto? É verdade o que dizes, em tempo de paz seria impensável armazenar armamento numa central nuclear… mas é simples estar a falar a centenas de milhares de km a escrever atrás de um teclado e de forma anônima… enquanto outros lutam pela pátria, com temperaturas a -20C com uma ex potência, que está sempre a dizer: ah se isto não é como eu quero, tenho armamento nuclear… só naquela… Enquanto no resto da europa para alguns é um crime ter as casas aquecidas a 20C, até porque o habitual é 25/30C e nós acomodados não aceitamos fazer um sacrifício “de guerra”.
Eu não sou de uma geração que passou por guerra, mas graças a deus e aos meus pais com a educação que me deram percebo o que significa, o trágico que é, e os sacrifícios que trás.
A solução não é fácil, mas as consequências para a Rússia têm de ser severas e não se enganem a europa está em guerra apesar de muita gente achar que não, que parece ser o seu caso…
Claro, a culpa é sempre da vítima….
Completamente. Foi aquela mini saia provocadora…
Eu acho que os ucranianos tem o direito de fazer o que quiserem na terra deles.
Imagina que era uma guerra entre Portugal e Espanha, achas que não valia tudo para nos defender?
És comunista.
Numa guerra entre David e Golias, cada um usa as armas que pode.
Certamente que se o David tem menos armas que o Golias, irá evitar ao máximo que o Golias lhe as destrua.
pronto, vou emigrar para Júpiter 😛
Ainda bem que é a 90 segundos, se fosse a 1min e meio era bem pior e com consequências devastadoras..
Para os russos as coisas são muito simples: antes o fim do mundo que o fim da Rússia. E qualquer um no lugar deles ia pensar o mesmo. Portanto, a guerra convencional acaba no momento em que começa o confronto directo NATO-Rússia. E o que está anunciado já é praticamente esse patamar.
Obrigada Estados Unidos da América… Sem a vossa contínua busca por guerras em outros países isto não seria possível.
Obrigado Cristovão Colombo por teres descoberto os EUA!
Obrigado Big por teres feito o Bang
obrigado materia e antimateria
Amen :p
Duvido que realmente saibam, o que está para acontecer.
Pensava eu que no apocalipse já estávamos nós desde há 3 anos… quando tudo é revelado e muitos reagem mal, quando o melhor e o pior em cada um vem à tona levando pessoas tendencialmente boas a serem melhores e pessoas tendencialmente más a serem piores, mais tarde viria o armagedão. Todos a cantar o 2 minutes to midnight dos Irons que por intenção eles atrasam de novo para os 120 minutos e #ficatudobem.
O orange man é que é MAU e iria destruir a economia e começarrr a ww3!
é sempre a mesma treta Acusar os outros daquilo que fazem e os burros não aprendem!
Se elas caírem, espero que comecem em Washington, Londres, Alemanha e Polônia, mas somente depois que os polocos receberem reparações dos alemães no valor de 1.3 trilioes de dolares!