Energia eólica e solar produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis
Não só de elétricos se fazem os planos da União Europeia (UE), havendo outros objetivos traçados, para a transformação energética. Aliás, em maio, numa estreia, a energia eólica e solar produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis.
A transição da eletricidade na Europa atingiu a velocidade máxima. A energia limpa continua a bater recordes atrás de recordes.
Revelou Sarah Brown, diretora da Ember na Europa, relativamente a uma estreia que teve lugar no passado mês de maio.
Novos dados do think tank dedicado à energia, Ember, revelaram que, pela primeira vez, a energia eólica e solar produziram mais eletricidade, na UE, do que os combustíveis fósseis. Durante o mês de maio, quase um terço da eletricidade da UE foi produzida a partir de energia eólica e solar (31%), enquanto os combustíveis fósseis geraram um mínimo recorde de 27%.
Segundo os dados partilhados pelo Ember, esta estreia foi impulsionada "pelo crescimento da energia solar, pelo forte desempenho da energia eólica e pela baixa procura de eletricidade".
A energia eólica e solar estão a ajudar a reduzir a utilização de combustíveis fósseis. Não só a energia a carvão estabeleceu novos mínimos, como o gás também está a cair. A UE está a caminho de um enorme colapso da energia fóssil, este ano, à medida que a energia eólica e solar emergem como a espinha dorsal do futuro sistema de eletricidade.
Explicou Sarah Brown.
Em maio, na UE, a energia solar gerou um recorde de 14% da eletricidade, ultrapassando os recordes mensais de energia solar estabelecidos, em julho do ano passado. No caso da energia eólica, esta cresceu em termos anuais, gerando 17% da eletricidade, mas registou um valor inferior ao recorde estabelecido, em janeiro deste ano, quando produziu 23% da eletricidade da UE.
O forte desempenho da energia eólica e solar significou que a produção de carvão na UE caiu para um mínimo mensal sem precedentes, em maio, com apenas 10% da eletricidade da UE proveniente da fonte mais poluente.
Lê-se no artigo, publicado pelo Ember, no seu website.
Ainda de acordo com os dados compilados pelo Ember, a realidade europeia foi transposta para Portugal, com resultados muito positivos. Em maio deste ano, no nosso país, a energia eólica e solar também produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis, representando a primeira 56,22% e a segunda 26,41%.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Aldo.blog
Neste artigo: combustíveis fósseis, Eletricidade, energia éolica, energia solar, europa
Top, é este o caminho!
+1
This is the way!
Só por curiosidade, Isto é a contar com a energia produzida via gas natural contar como energia limpa e não fossil? Porque se gaz natural for considerado fossil então o fossil continua a ganhar..
Obviamente que fóssil inclui o Gás Natural. Está, aliás, visível na segunda imagem.
É lógico que o gás entra na categoria de fóssil. E porque dizes que o fóssil está a ganhar? Achas mesmo que quem fez o estudo iria errar numa categorização tão básica?
o título artigo diz eólica e solar…
Para quem não está a par das noticias:
https://pt.euronews.com/my-europe/2022/07/06/parlamento-europeu-aprova-rotulo-verde-para-gas-e-energia-nuclear
gas natural conta como energia verde (tal como nuclear) e se olharem ali ao grafico temos :
– energia solar e eólica
– energia fossil
– outra energia verde <— que pode ser incluida o gas e o nuclear.
Ou seja, se o gas fosse incluido no fossil em vez do "other clean energy", o fossil estaria acima do eólico e Solar. Meus caros, a isto chama-se brincar com os dados para ficar bem numa fotografia. Mudam-se as categorias das coisas para mudar uma narrativa.
Lá vens tu com as teorias malucas para justificar a narrativa em vez de leres o que está aqui no próprio artigo.
Lê as letras pequenas abaixo do gráfico “Fossil includes coal, gas and other fossil fuels”
Não são teorias malucas. É a forma como a EU classificou a coisa.
Mas sim, fui ver o site do artigo e confirma-se que gas inclui-se no fossil. Não tinha reparado.
É leres a legenda do gráfico, diz lá claramente “fossil includes coal, gas and other fossil fuels”.
De onde vem a energia para os eletricos …..
Energia elétrica é uma coisa, potência elétrica é outra. Em termos de despacho e Unit Commitment as renováveis servem de pouco. Já não falo na necessidade de reserva (girante e estática) para dar resposta à procura em caso de não existência de produção renovável. Venha é a fusão nuclear de forma a resolver esta mama dos donos das unidades de produção renovável.
Alguém com um micro gerador eólico em casa que possa dar feedback?
Muita dessa electrcidade produzida vai directamente para o lixo (terra) mas passa primeiro pelo contador para ser registada e receber o preço subsidiado.
E a grande aldrabice dos paineis solares da EDP que muitos clientes pouco informados julgam que são instalados “á borla” e que só servem para injetar energia na rede sem qualquer contrapartida, enquanto são cobrados em pequenas prestações que os clientes nem notam?
Tens paineis solares? Então não fales do que não sabes, ou melhor, do que os outros não sabem
Eu por acaso tenho painéis e só por acaso o que foi dito é correto, a não ser que tenhas baterias para armazenar energia tens de debitar para a rede
Certo, mas isso é sabido e podes registar-te para receberes o que se injecta na rede e, normalmente, os paíneis são comprados a crédito e portanto cobram uma prestação, como é contratualizado.
Obviamente que não te devolvem o todo, até podem fazer algum desconto ou simplesmente fazem a média do que vais injetar na rede e já fazem no contrato aquando da compra dos painéis
@Azeite, grande negócio!
Ao menos aproveitavam para produzir H2
https://www.tempo.pt/noticias/actualidade/os-paineis-solares-podem-provocar-uma-catastrofe-ecologica-desconhecida-e-gigantesca-ecologia.html
afinal quem fala verdade?
https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17028&year=2023&trimester=1
Pode depender do sector. Escolhendo outros aparecem outras %. Seria necessário perceber de onde resultam as medidas
Esse link é o mix energético da EDP. O artigo fala do total da UE.
Muito bem. É esse o caminho.
Penso que falta apenas resolver o desafio do armazenamento para que as fontes fósseis comecem a ser completamente substituídas.
“Em maio, na UE, a energia solar gerou um recorde de 14% da eletricidade, ultrapassando os recordes mensais de energia solar estabelecidos, em julho do ano passado. No caso da energia eólica, esta cresceu em termos anuais, gerando 17% da eletricidade”
(14+17)=31+27=58. De onde vieram os restantes 42%? De Marrocos?
Hummm… passem por aqui amanhã ao meio-dia a ver com param as modas!
https://app.electricitymaps.com/zone/CA-MB