PplWare Mobile

Energia eólica e solar produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis

                                    
                                

Imagem: Aldo.blog

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Swappie Guy says:

    Top, é este o caminho!

  2. Joao M says:

    Só por curiosidade, Isto é a contar com a energia produzida via gas natural contar como energia limpa e não fossil? Porque se gaz natural for considerado fossil então o fossil continua a ganhar..

  3. Rui says:

    De onde vem a energia para os eletricos …..

  4. Ideia says:

    Energia elétrica é uma coisa, potência elétrica é outra. Em termos de despacho e Unit Commitment as renováveis servem de pouco. Já não falo na necessidade de reserva (girante e estática) para dar resposta à procura em caso de não existência de produção renovável. Venha é a fusão nuclear de forma a resolver esta mama dos donos das unidades de produção renovável.

  5. Rui K14 says:

    Alguém com um micro gerador eólico em casa que possa dar feedback?

  6. Azeite says:

    Muita dessa electrcidade produzida vai directamente para o lixo (terra) mas passa primeiro pelo contador para ser registada e receber o preço subsidiado.

    • CSantos says:

      E a grande aldrabice dos paineis solares da EDP que muitos clientes pouco informados julgam que são instalados “á borla” e que só servem para injetar energia na rede sem qualquer contrapartida, enquanto são cobrados em pequenas prestações que os clientes nem notam?

      • Mr. Y says:

        Tens paineis solares? Então não fales do que não sabes, ou melhor, do que os outros não sabem

        • Luís Costa says:

          Eu por acaso tenho painéis e só por acaso o que foi dito é correto, a não ser que tenhas baterias para armazenar energia tens de debitar para a rede

          • Mr. Y says:

            Certo, mas isso é sabido e podes registar-te para receberes o que se injecta na rede e, normalmente, os paíneis são comprados a crédito e portanto cobram uma prestação, como é contratualizado.

          • Luís Costa says:

            Obviamente que não te devolvem o todo, até podem fazer algum desconto ou simplesmente fazem a média do que vais injetar na rede e já fazem no contrato aquando da compra dos painéis

    • Yamahia says:

      @Azeite, grande negócio!
      Ao menos aproveitavam para produzir H2

  7. Ferreira says:

    Muito bem. É esse o caminho.
    Penso que falta apenas resolver o desafio do armazenamento para que as fontes fósseis comecem a ser completamente substituídas.

  8. Yamahia says:

    “Em maio, na UE, a energia solar gerou um recorde de 14% da eletricidade, ultrapassando os recordes mensais de energia solar estabelecidos, em julho do ano passado. No caso da energia eólica, esta cresceu em termos anuais, gerando 17% da eletricidade”
    (14+17)=31+27=58. De onde vieram os restantes 42%? De Marrocos?

    Hummm… passem por aqui amanhã ao meio-dia a ver com param as modas!
    https://app.electricitymaps.com/zone/CA-MB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.