Dinamarca cessará extração do petróleo no Mar do Norte em 2050
O petróleo é um inegável trunfo económico dos países que detêm a sua exploração. No entanto, é um dos recursos mais poluentes que conhecemos. Por isso, tendo em conta a crise climática que enfrentamos, convém atuar em relação a ele.
Então, é isso que a Dinamarca tenciona fazer, em 2050, pelo que anunciou que cessará a extração do petróleo no Mar do Norte.
Maior produtor de petróleo da Europa pretende cessar atividade
Vários países tentam diminuir a poluição por forma a reduzir esta crescente crise ambiental que atravessamos. Estes têm sido traçados objetivos que visam exatamente a diminuição da sua pegada carbónica. Assim, a Dinamarca, o maior produtor de petróleo da União Europeia com 55 plataformas em atividade numa zona petrolífera bastante rica, quer mudar o paradigma.
Apesar da vantagem económica, o país pretende cessar a exploração petrolífera em 2050, de modo a reduzir o seu impacto ambiental. Para isso, serão implementadas novas medidas. Aliás, essas mudanças já começara, com o parlamento a terminar a emissão de licenças para exploração de petróleo e gás no Mar do Norte. Dessa forma, impõe um limite de tempo que vai permitir a cessação da extração.
Impacto económico < impacto ambiental
Como referido, o petróleo é um trunfo económico bastante importante, para aqueles que o exploram. No caso da Dinamarca, a extração do petróleo e consequentes rendimentos associados à sua venda foram pilares da prosperidade económica do país.
Assim, a medida terá um impacto estimado de 2,1 mil milhões de dólares. Em contrapartida, a decisão terá um impacto muito positivo no país e não só.
Somos o primeiro país com produção significativa a dar este passo, esperamos que isto possa inspirar outros.
Disse Dan Jorgensen, ministro dinamarquês do clima e energia.
Além disto, comparando à década de 1990, a Dinamarca pretende reduzir as suas emissões em 70%, até 2030. Isto, numa tentativa de aumentar os cuidados face ao meio ambiente. Mais, esta ação da Dinamarca poderá espoletar outras vindas de outros países responsáveis pela extração do petróleo, impulsionando realmente uma nova realidade, mais consciente.
Este artigo tem mais de um ano
Já vai tarde!
Nesse ano, espera-se que a Europa toda esteja já a zero emissões de CO2 de combustíveis fósseis.
A não ser que partidos políticos com a mentalidade do Trampa ganhem poder, ou se aliem a políticos de intelectualidade fraca.
Só espero que consigam massivamente combustivel sintético o quanto antes… para bem de todos.
Não será bom para ninguém trocar a corrida ao petróleo pela corrida ao Lítio.
Já é grave no momento, então para chegar a essas metas de malucos….
O combustivel sintético já foi conseguido, combinando o CO2 da combustão com HH. O processo de produção já é conhecido da indústria há bastante tempo. Só há um pequeno pormenor pelo meio: devolve bastante menos energia que a gasta na produção dele. Pior ainda que o HH, que devolve cerca de 70% da energia gasta.
Mais um que acredita no terror da extracção do Lítio.
Se a extracção do Lítio fosse tão prejudicial como tem sido apregoado então teríamos que simplesmente voltar a viver em cavernas, pois quase todas as extrações ou explorações que fazemos são iguais ou piores para o ambiente. E falo de extracção de praticamente todos os metais como o cobre que é essencial a toda a nossa indústria e a toda a exploração de animais.
Na extracção do lítio não são usados produtos tóxicos, e tirando o uso de grande quantidade de água (que poderá ser água salgada) o impacto que causa é baixo e muito menor do que qualquer exploração de petróleo, gás ou afim.
Faz-me lembrar de um grupo de “activistas” portugueses que estavam a fazer uma manifestação contra o lítio (extracção) e a dar uma entrevista para um canal de televisão e um deles que estava atrás do entrevistado estava a mexer no telemóvel. Se for preciso também têm computadores portáteis e powerbanks. Quer dizer são contra o lítio, mas usam equipamentos carregados com baterias de lítio. Cambada de hipócritas. Têm a necessidade mas preferem que seja produzido noutros países, alguns de 3º mundo onde o controlo ambiental não existe, e o proveito da extracção fica para os outros!
Tá bem tá. Resta saber quanto petróleo existe ainda para extracção nesses sítios
por volta de 2050 já nao sobrará nenhum, dai ser facil fazer essa promessa 😉
Ok… Falamos daqui a 30 anos sobre isto.
Concordo, conta outra né
Até pode ser menos de 30 anos. Nessa altura carros a combustao sao coisa do passado
Deves pensar que o petróleo só serve para fazer gasolina… O petróleo deve ser o recurso mais bem aproveitado que temos. A partir dele fazes mil e umas coisas.
2050?
Devia ser em 2025.
Daqui lá !! Ainda faltam pelo menos 30 anos.Nessa altura se calhar nem sou vivo.
É vergonhoso dizerem que vão parar em 2050 para “reduzir o seu impacto ambiental.”
Se quisessem mesmo reduzir o impacto ambiental não iram continuar durante 3 décadas a extrair petróleo!
Deves pensar que é só estalar os dedos e deixas de precisar do petróleo. O petróleo não é só para gasolina.
Não falei em estalar os dedos e deixar de precisar de petróleo. Não faço ideia onde foste buscar essa ideia.
No entanto, tenho a certeza que se estivessem mesmo empenhados e preocupados com o ambiente não seria necessário 3 décadas para pararem de extraírem o petróleo.
É estranha e demagócica esta meta de um país como a Dinamarca, apologista do meio ambiental mas maior extractor europeu de combustíveis fósseis!! É para inglês ver. Em 2050 pouco haverá para salvar se todos decidirem desta forma. O que fazem até lá? Vão extrair o máximo que puderem e depois fecham as torneiras. E o que vão fazer às 55 plataformas de extracção que possuem no Mar do Norte?
Os ricos Portugueses nem necessitam de explorar o petroleo da nossa costa . Portugal país rico.
Porque motivo precisariam de ir explorar petróleo? Já têm a “mama” dos fundos europeus, e quando esses não chegam é carregar mais um pouco nos impostos em cima do povo, e pedir empréstimos como se não houvesse o amanhã.
O dinheiro do petróleo, se fosse extraído em território português, mesmo com valores bem negociados (impossível por cá devido à corrupção e ao amiguismo), nunca iria directamente para os bolsos dos portugueses em geral, nem serviria para baixar os impostos… porque com mais de 267,183,650,000 euros de dívida externa todo o dinheiro poderia ir para pagar a dívida e provavelmente nunca a pagaria! E provavelmente nem para baixar a dívida externa seria utilizado, era mais umas vias férreas em bitola ibérica para daqui a uns anos trocar para bitola europeia e assim dar de ganhar mais uns milhões a alguém, e serviria para mais umas pontes no Tejo e coisas do género… que os políticos não fazem as coisas por menos, sempre que apanham uns euros a mais.
Gostava apenas de comentar que a Dinamarca não é o maior produtor de petróleo da Europa como referido (este será a Noruega).
O artigo diz “a Dinamarca, o maior produtor de petróleo da União Europeia”, não diz o maior produtor da Europa.
Correcto, foi uma interpretacao errada da minha parte!
De produção não têm nada. O que fazem é extração. E a Dinamarca ultrapassa a Noruega nessa matéria segundo os dados existentes.
Pode partilhar a fonte?
Em Portugal se o tem deixa-se ficar assim a riqueza já não é distribuída e sempre podemos ter grande parte da população pobre e com reformas ecológicas de 300€
Para quê? só tens de pedir dinheiro a fundo perdido aos Dinamarqueses.