Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida
Já é há muitos anos que ouvimos falar sobre o buraco na camada de ozono. Nos últimos tempos surgiram notícias que o buraco estava a ficar mais pequeno, mas o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera forneceu agora novas informações.
Em 2019 o buraco no ozono rondaria os 11 milhões de metros quadrados. Atualmente estará nos 14 milhões de metros quadrados.
Buraco da camada de ozono cresceu consideravelmente na última semana
A camada de ozono é uma região pertencente às camadas superiores da atmosfera, entre os 20 e os 30 km de altitude. O ozono, gás instável, encontra-se concentrado nesta zona, sendo possível encontrar concentrações até cerca de 10 ppm (partes por milhão).
Esta camada absorve uma parte importante da radiação ultravioleta que atinge a atmosfera da Terra e que é muito prejudicial a todas as formas de vida. A sua ausência causaria um aumento significativo do número de cancros de pele, entre outros efeitos nocivos.
A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera.
O buraco da camada de ozono cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos de ozono nesta época do ano, desde 1979
Este ano, o buraco da camada de ozono desenvolveu-se da forma esperada no início da estação. Parece muito semelhante aos anos anteriores, que não foram excecionais em setembro, mas depois tornou-se um dos maiores nos nossos registos para o final da época
De acordo com as estimativas dos cientistas, o buraco evoluirá este ano de forma diferente da habitual.
O vórtice é bastante estável e as temperaturas estratosféricas são ainda mais baixas do que no ano passado. Estamos diante de um buraco de ozono bastante grande e potencialmente profundo
diretor do Copernicus, Vincent-Henri Peuch
O sistema de observação assenta em modelação por computador, combinada com imagens de satélite, de forma semelhante às previsões do tempo, para obter uma imagem tridimensional abrangente do buraco do ozono.
O buraco na camada do ozono foi descoberto em 1985. Em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal entre 196 países e a União Europeia. O objetivo era eliminar gradualmente a produção de cerca de cem substâncias responsáveis pela destruição do ozono.
Este artigo tem mais de um ano
E depois? O que interessa tal coisa?
A ti nada, visto que essa cabeça é oca….
Literalmente 🙂 .
E a ti que te interessa? Fazeres figura de preocupadinho de rabo no sofá?
Hipócritas do costume.
Vou ter que concordar.. Muitos estão aqui a fazer de coitadinhos mas depois não fazem rigorosamente nada….
A mim interessa, visto eu pagar as minhas contas e não viver à conta de outros…
Pagas as contas mas com o dinheiro dos outros que trabalham
interessante:
https://cei.org/blog/wrong-again-50-years-of-failed-eco-pocalyptic-predictions/
Ah, adoro trolls pela manhã…
Miúdo, não gostas mete de lado.
Ninguém te obriga a ler o artigo.
não gostam de factos que questionem então são mais úteis a dormir!
Novamente a aumentar?
É como a bolsa de valores. Preocupa-te com o teu quintal que tem lá muita coisa para ser resolvida.
E estudares e aprenderes alguma coisa?
Estudar para fechar a camada o tal buraco ou para entender a tua hipocrisia de preocupadinho de sofá?
A frustração é lixado… tens que resolver isso…
Desde que apareceu que as dimensões são relativamente ciclicas.
Ou seja, há determinadas alturas do ano em que o mesmo está maior enquanto que noutras fica menor.
o que conta, no entanto é a media global dessas dimensões.
o mesmo tem estado a “encolher” nos últimos anos, mas… isso não quer dizer que não volte a aumentar.
Aqui aparentemente é o caso… mas (e aqui é especulativo da minha parte!) estas dimensões poderão estar relacionadas com o ciclo solar estar a caminhar para um novo máximo…
https://www.cbsnews.com/news/ozone-hole-antarctica-larger-than-usual-scientists/
Lá está, um comentário pretinente e que acrescenta informação! Mas este comentário ninguem comenta, nem o link do mesmo.
Como em tudo, as pessoas falam sem antes procurarem qualquer tipo de informação e, depois procurar como pode fazer para melhorar o mundo com essa informação.
obrigado 🙂
de qualquer forma já estou habituado a, quando faço comentários deste género, não obter resposta…
Acho que as pessoas não devem sequer ler… o pessoal gosta mais de comentários “incendiários” e “emotivos” (não interessa se tem base cientifica ou não!) eheheh
Muito bem observado.
Mas nós como seres humanos temos um papel importante neste planeta, mantê-lo habitável, e esse aumento da camada de ozono de certeza que o causamos.
Sim, os dados existentes indicam que a causa somos nós (como em tantas outras coisas de natureza semelhante).
O problema disto, na minha opinião, é que existiu uma mentalidade de que “podíamos fazer tudo (e enriquecer no processo) sem quaisquer consequências”.
E quando começamos a perceber que afinal “não era bem assim…”, aqueles que “tomam as decisões” decidiram simplesmente “tapar os ouvidos e voltar a cara” e agora andamos todos a correr contra-o-tempo para implementar medidas de contenção com metas nas quais – pessoalmente – não tenho qualquer fé.
mas pode ser que consigamos reverter o mal que fizemos…
Pelos vistos as medidas todas tomadas serviram… para nada.
Ou então existem países a criar poluição e a não quererem saber de nada… tipo China, EUA, e outros.
Medidas faladas e não executadas não resolvem rigorosamente seja aqui ou em Marte 😉 aliás cada vez poluimos mais, cada vez consumimos mais etc etc
Um grande problema que enfrentamos é esse mesmo, o consumo! Mas por norma as pessoas só percebem algo se estiver mesmo à frente dos olhos delas. Todos nós somos guiados por um sistema capitalista e, é isso que está a criar tudo isto.
Poluição? A unica coisa que prejudica a camada de ozone são os CFS, proibidos há mais desde 87, embora só em 2010 se tenham extinguido por completo, e mesmo assim ainda existam lá para os lados da asia off the books.
Hihi, qual será o poder politico e negócio associado para o “combater”…
Então já não tinha fechado o buraco na pandemia quando toda gente ficou em casa
Dizem que sim, mas devem de estar a necessitar de novos impostos.
Eh pá, decidam-se lá sff. É que no site científico ali ao lado dizem coisas diferentes:
Since 2000, parts of the ozone layer have recovered at a rate of 1-3 per cent every ten years, the latest Scientific Assessment of Ozone Depletion estimates. At projected rates the “Northern Hemisphere and mid-latitude ozone will heal completely by the 2030’s”, UNEP said, with the Southern Hemisphere repaired by the 2050’s, and Polar Regions in the following decade.
O importante é gerar ameaças e medos. Porque sabem que muitos alimentam-se de pavor e morbidez.
E outros de impostos.
E depois como e que querem que acreditemos na comunicacao social. Sao so informacoes contraditorias, cada um puxa a brasa a sua sardinha.
Acho que a malta tem dificuldade em interpretar um texto… Está lá esrito que isto é normal, mas que por algum motivo desconhecido por enquanto, este ano é maior.
continua a ser mais pequeno que o buraco do BES e do BPN
Sim!!!
MUITO MAIS PEQUENO!!!
AHAHAHAHA
A quantidade de pessoas despreocupadas relativamente a este assunto é assustadora. Não são vocês que vão sofrer com isto no futuro, serão os vossos filhos, netos, etc… Mas o egoísmo vai sempre fazer parte do Ser Humano
Tu és um despreocupado como todos os outros, tens é hipocrisia a mais e humildade a menos.
O egoísmo faz parte do mundo e de todos os seres.
Hum interessante, já tu assumes tudo através de um comentário. Porque na verdade, devido à tua realidade despreocupada relativamente a este assunto, assumes que ninguém se preocupa e que são todos uma camabada de hipócritas. Tomo muitas medidas ecológicas no meu dia a dia amigo, mas se for só eu não muda nada.
Para além de que os grandes problemas são as grandes fábricas de produção em massa, a quantidade de carros que andam todos os dias na rua, etc… E isso está fora do meu alcance
Este Duarte parece o tipo de pessoa que vem comentar para chamar nomes aos outros e dizer que é tudo invenções do governo e querem impostos… a opinião pública hoje em dia tem um peso gigante, e com novos estudos pode ser que a opinião pública pressione os governos… não com a tua atitude de cobarde claro
Queres é viver á conta de quem trabalha. Como tu já conheci nuitos. Vai trabalhar.
Enquanto na EU andamos com políticas ambientalistas de bolso (literalmente para nos irem ao bolso), países como a China e India nada fazem para reduzir o impacto ambiental. Esses sim são os principais responsáveis pelos níves de poluição atual.
Mas toda a cadeia de produção da EU está na China, logo não convêm chateá-los muito.
Finalmente alguém com uma boa análise. A UE vive literalmente de impostos, há que produzir causas de cobrança.
Os outros vivem das vendas á UE
É assunto que vai voltar à agenda para alimentar lobbies e sacar mais do mesmo aos mesmos de sempre.
Como é óbvio. Mas cuidado aqui com os “preocupadinhos”, aqueles de sempre.
Olhem a quanto tempo já não ouço falar na cambada da zona hehehe
Seja bem vinda essa “antiga nova” conversa como esta passou bem???
Enquanto o mundo inteiro cessou ou está a cessar a emissão de CFCs há anos, China e Brasil, entre outros, continuam a abrir o buraco que já estava quase a fechar.
Mais cancro de pele e cataratas, além de animais com cegueira e extinção, se já não bastasse o desconforto do aquecimento global.
Trágico.
Qual desconforto? Este ano o aquecimento global fez-me falta.