ALERTA: poeiras do Norte de África atingem Portugal esta quinta-feira
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia de hoje. Saiba quais as recomendações da DGS.
Poeiras têm efeitos negativos na saúde humana
Segundo a DGS, face à circulação de poeiras, prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando.
Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.
A Direção-Geral da Saúde recomenda:
- população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
- os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
- os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
- em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Para acompanhar a qualidade do Ar pode aceder ao site QualAr. Este Sistema de Informação (SI) fornece informações sobre a qualidade do ar em Portugal. Utiliza modelos de previsão da qualidade do ar, desenvolvidos pela Universidade de Aveiro, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e informação do CAMS (Copernicus Atmosphere Monitoring Service)






















Ainda estou para descobrir se alguma coisa de bom vem de lá….
Gostas de caracóis ?
Já diz o ditado… “Do Norte de África, nem bom vento nem bom casamento”!!! LOLOLOL
O ser humano veio de lá…
O joão tavares não gosta de gatos, deve dar pontapés em gatos.
São sempre impressionantes estas poeiras q chegam do norte de África qd o vento sopra de nordeste.
A propósito disso, li há uns dias uma notícia que dava conta de que os alucinados da UE estão agora muito preocupados, porque se aperceberam de que as florestas europeias perderam um terço da sua capacidade de absorver CO2.
Como seria de esperar, andam a arranjar desculpas e bodes expiatórios para justificar o que é, na verdade, bastante óbvio; andaram a destruir floresta para instalar painéis solares e turbinas eólicas.
E claro q as poeiras em suspensão aumentam na mesma proporção. Basta uma rabanada de vento…Mas disso, claro, ninguém quer falar.
Ninguém fala porque ninguém dá crédito a distopias como tu dás. Como em todo o lado, existem projetos que, certamente, não fazem sentido, vulgo corrupção.
Se não fosses tão anti-UE saberias que há programas e fundos para reflorestação e cada vez mais são criadas zonas protegidas.
Vê-se, por isso os sumidouros estāo a ir todos com os porcos.
PS Não sou anti-UE. Apenas sou contra oa alucinados da UE.
tenho a certeza que se o governo fosse outro partido nem as poeiras cá entravam 🙂 🙂 🙂
Poeiras pelo ar, droga pelo mar.
Não é só isso que chega pelo mar…