Acompanhem em direto: SpaceX lança Starship
A SpaceX vai tentar lançar novamente o foguetão Starship. Esta é a segunda tentativa daquele que é considerado o mais potente foguetão alguma vez criado. Será usado em futuras missões à Lua e a Marte.
Atualização: A Starship explodiu!
Acompanhem em direto o lançamento do foguetão do foguetão Starship
O veículo da SpaceX, chamado Starship é o mais poderoso foguetão alguma vez construído. A nave espacial é um sistema de transporte totalmente reutilizável, concebido para transportar tanto a tripulação como a carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a regressar à Lua e viajar para Marte e mais além, conforme referido pela SpaceX.
Watch Starship’s first integrated flight test → https://t.co/bJFjLCiTbK https://t.co/14MZeMTApK
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
A Starship consiste em duas partes: o propulsor Super Heavy, um foguete gigantesco que abriga 33 motores, e a nave Starship, que fica no topo do propulsor durante o lançamento e é projetada para se soltar depois que o propulsor gasta o seu combustível para terminar a missão.
A maior curiosidade estará no ligar dos 31 motores Raptor - este é o maior número de disparos simultâneos de motores de foguetões da história. Assim, no primeiro teste de voo, a equipa não tentará uma aterragem vertical da nave espacial ou a captura do foguete Super Heavy. A nave irá aterrar na água.
O lançamento de teste rumo a Marte foi um sucesso. Contudo, o foguete não conseguiu separar-se do seu propulsor.
Starship has cleared the pad and beach! Vehicle is on a nominal flight path
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
As if the flight test was not exciting enough, Starship experienced a rapid unscheduled disassembly before stage separation
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
Segundo é referido, os trabalhos para um próximo teste vão já começar. A SpaceX refere que "o teste de hoje ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship".
Este artigo tem mais de um ano
3 Raptor foram à vida, e não conseguiu separar. No meio de tudo são problemas menores, pelo menos o da separação.
eu contei 6
Está certo, inicialmente referiram 3, mas foram 5 ou 6, o que são bastantes.
Eu estou é admirado é da tareia que levou e não se despedaçou todo. A explosão de ambas parte foi de autorização de autodestruição. O aço até nem parece ser má ideia. A força de torção que sofreu quando começou a rodopiar e manteve-se intacto. E aguentou a explosão de dois ou três motores, visível na imagem. Na partida também houve problemas com o suporte, há coisas a voar pelo ar, pode ter atingido alguns motores. Ainda assim, magnífico
O maior problema quando há explosão de motores nem a estrutura do veículo em si, mas danos nos motores adjacentes.
Fez pummmm
Deu o estoiro.
Foi propositado. Todos os veículos espaciais têm integrado um FTS (Flight Termination System) que pode ser acionado para destruir o veículo para evitar que o mesmo caia descontrolado. Embora neste caso a zona de queda seria no oceano, mesmo assim foi acionado. Não ocorreu a separação e já estava em spin.
qualquer coisa de extraordinario …
Vão ter de melhorar a fiabilidade dos Raptor V2, já em testes estáticos anteriores, existiram motores a dar o berro. Mas também sucedeu isso no início do Falcon 9 em que chegou a ocorrer falha de motor. Penso que a parte mais fácil de resolver é mesmo a separação, deve ser algo simples que falhou. Esperamos pelo próximo lançamento.
obviamente que deu estouro. isto é um esquema fraudulento. isto nem a orbita vai chegar quanto mais a marte hahahaha
Lá está o Zé Manel do café da esquina a mandar bitaites porque uma vez fez um avião de papel e caiu a pique…
Ou se calhar é o Zé que fez o drone para a Marinha 😀
já ouvimos essa do falcon 9, vamos só esperar e ver a magia acontecer ahah
A explosão foi provocada pela SpaceX, para evitar que o stage fosse para uma zona fora do esperado.
Exato. Recorreram ao FTS.
Os tolinhos que aplaudiam tudo , mesmo quando correu mal , quem são ? E no fim eram só sorrisos…o supositório ainda tem tem muito trabalho pela frente até estar pronto..
Mas afinal porquê que o foguetão começou a rodopiar já na estratosfera?
Instabilidade e vento.
Algum tipo de balé estelar.
porque 6 raptors estavam desligados e desequilibrou o stage
Quantos milhões de carros são precisos para causar uma nuvem de poluição daquela magnitude (quando decola)?
Nuvem não significa poluição. Neste caso o sistema usa metano líquido, que após combustão é bem mais limpo do que o escape de um automóvel.
contas por alto 62 000 carros . questao tambem pode ser colocada ao contrario … quanto este sistema (mais reutilizavel e com mais capacidade de carga ) vai “poupar” em poluicao ?
O Von Braun deve estar a rir-se na tumba…o Elon é um imbecil…começava por fazer voar um protótipo de reduzidas dimensões e depois ia aumentando a escala ….até chegar onde queria ….mas pelos vistos não lhe falta dinheiro para estourar…quantos mais estouros ?
Tanto ódio ao homem deus do céu… Não sabeis separar as coisas? Isto é em prol da humanidade, independentemente de se odiar o homem ou não.
se tu soubesses do que falas saberias que ele primeiro voou um prototipo, depois outro, depois outro depois outro depois outro e depois outro … todos mais ou menos evolucao uns dos outros… mas quem é o elon musk ao pé de ti (ja agora qual é a tua empresa de foguetoes e satelites e afins ???
Então e não fez isso? Deve estar desatento… Por alguma coisa existiu o programa Starhopper. E uma carrada de static fires. Quantos foguetões a NASA não estoirou no início? Já para não falar dos que morreram lá…
Se não fosse o Elon ainda hoje não havia 1 único foguetão reutilizável, e o custo de transporte de carga para o espaço tinha subido 10x.
Não se avança sem estes percalços, a SpaceX tem investidores e dinheiro da NASA investido neste projeto.
Enquanto isso, alguém parece ter descoberto o segredo, que se aplicado geneticamente, torna o corpo humano mais resistente a DEVASTADORA RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, que também possibilita elevar o espaço-tempo médio de vida, de inexpressivos só 70 anos para no mínimo 700… Permitindo assim viagens longas, até mesmo no PROFUNDO ESPAÇO.