Análise: Nokia E7
Prós:
- Teclado físico fantástico, muito útil para a escrita de textos mais longos;
- Excelente qualidade de construção geral, tanto nos materiais utilizados como nos pormenores perfeitos que o telefone apresenta, dando o conjunto um aspecto robusto ao equipamento;
- Inclusão dos adaptadores HDMI e USB, com uma grande utilidade em diversas situações;
- OVI Maps, pela qualidade que tem ganho, e pelo facto de ser gratuito;
- Ecrã de grandes dimensões e com excelente qualidade de imagem;
Contras:
- Sistema operativo (Symbian^3) não acompanha a qualidade do telefone, ficando muito longe do que se esperava para um smartphone deste nível;
- Peso elevado (poderá ou não ser um contra, pois com o hábito esse “incómodo” desaparece);
- Browser abaixo das expectativas, bastante inferior aos browsers de outros equipamentos concorrentes;
- Sistema operativo por vezes instável, com crashes e freezes;
- Teclado vertical apenas T9 (embora tenha sido anunciada uma actualização que permite a utilização de um teclado querty na vertical);
Conclusões:
O Nokia E7 é um telefone, digamos, particular.
Como fui dizendo por diversas vezes ao longo do artigo, se falarmos apenas no telefone, ou seja, no hardware, na construção do equipamento, nos materiais utilizados, o nokia E7 é excelente, dos melhores smartphones que já tive na mão. A robustez e confiança que transmite ao utilizador é espantosa, e mesmo sendo um telefone com peças móveis, tudo parece muito bem montado, com uma boa resistência para um uso durante muito tempo.
Depois, como não poderia deixar de mencionar, há o teclado físico. Este teclado é muito bom, também com aspecto robusto e durável, que permite uma escrita muito confortável, ideal para quem pretende escrever muito no telemóvel.
No entanto, nem tudo são rosas neste Nokia E7, e apresenta a meu ver falhas que não deveriam existir, ou pelo menos não tão acentuadas, num equipamento deste nível, tanto de qualidade como de preço (não esquecer que está à venda por aproximadamente 600 €).
A crítica mais negativa que tenho para este Nokia E7 recai sem dúvida num ponto principal: o Sistema Operativo.
Muito se tem falado sobre o Symbian, e como estará a ficar para trás em relação à concorrência, e este talvez seja um exemplo disso mesmo. Critico este SO não relativamente às suas capacidades, porque é capaz de fazer quase tudo, ou mesmo tudo, o que os outros fazem, mas na forma como o faz.
Desde falta de fluidez nas operações, até pequenos freezes, grandes freezes, crashes, lentidão, de tudo acontece com apenas alguns minutos de utilização. Já para não falar nas opções, nos menus, nas configurações perdidas aqui e ali… nota-se uma relativa desorganização, onde apenas alguém com alguma experiência consegue encontrar o que pretende à primeira.
A sensação que fica é que o Symbian parou mesmo no tempo, e embora ainda espreite alguma potencialidade neste sistema operativo, a verdade é que precisa de evoluir bastante, não no que consegue fazer, mas na forma de o fazer, e no equilíbrio geral que lhe falta. Não digo que seja um mau sistema operativo, mas é um sistema desequilibrado, que precisa de equilíbrio para conseguir fazer frente à concorrência, que como todos sabem, é forte e não brinca em serviço.
Concluindo, trata-se de um excelente equipamento, muito bom mesmo, castrado pelo sistema operativo que o acompanha, pois não consegue atingir o mesmo nível do hardware, baixando o nível geral do conjunto hardware + software.
É um smartphone, pelo seu teclado físico, muito bom para o mundo empresarial, para situações em que seja necessária muita escrita no telemóvel.
Deixando uma comparação entre o Nokia E7 e o Nokia N8, cito palavras da própria Nokia: O E7 é um telefone profissional, e o N8 um telefone mais virado para multimédia. Não deixam, no entanto, de ser capazes de realizar as tarefas um do outro, podendo ambos ser usados em qualquer uma das situações.
Para terminar, quero deixar os nossos agradecimentos à Nokia pela disponibilização do equipamento para testes.
Índice
Página 1 – Especificações técnicas, Abertura da caixa e Hardware Página 2 – Testes: HDMI, USB e Câmara Página 3 – O Sistema Operativo e a Interface Página 4 – As aplicações Página 5 – Prós & Contras e Conclusões
« Página Anterior pág. 05/05 Página Seguinte »
Artigos relacionados:
- Análise Nokia N8 – O Bólide da Nokia
- Nokia E7: O Novo Communicator
- Nokia N9 – Primeiro vídeo de uma promessa por cumprir
Outras análises a telefones Nokia:
- Análise: Nokia N85
- Review: Nokia 5800 XpressMusic
- Análise: Nokia N97 mini
- Análise: Nokia N900
- Análise Nokia C5-00, mais do que um telemóvel
- Análise Nokia N8 – O Bólide da Nokia
- Análise PPLWARE – Nokia C5-03
Homepage: Nokia E7
Este artigo tem mais de um ano
Simplesmente excelente esta review. Mais uma vez parabéns Tiago!…Muito bom!
Muito obrigado Pedro 😀 Sempre o melhor que posso 🙂
De facto, fizeste um bom trabalho sim senhor. 😉 Prabéns
Quanto ao telemóvel é muto bom. Apenas o symbian desilude em comparação com os que já referiste!
Bom FDS
Obrigado 🙂
Sem dúvida, comparando com os outros do mercado, o symbian fica atrás… Num equipamento destes é uma pena!
uma coisa temos a certeza, são muito duraveis, tenho um tio que ainda tem e usa um nokia 9000
Estás com uma qualidade… cuidado. Para quem começou há meia dúzia de meses nesta vida…. sim senhor. Espero ansiosamente pela análise ao Galaxy S II….
Parabéns pelo trabalho. São estes trabalhos que nos destacam.
Obrigado 😀
A do Galaxy S II está-se a formar na cabeça, tenho que começar a passar para o “papel”. Mas espero conseguir uma análise ao nível desta, ou melhor 🙂
Super review!! continua…
Relativamente ao equipamento, só é pena ver um hardware destes com este SO. Esperava pelo menos já vir com o WP7.
tenho um nokia E7 que me funcionou apenas 4 meses, derepente deixou de ligar nao sei a que se deve. estou muito decepcionado, pois pensei que tinha atingido o topo.
A Nokia devia era meter o android ai dentro em vez do symbian ou o windows phone e isso sim é que era uma revolução no mercado e lucro para a nokia!
Li algures que a Nokia afirmou que não iria usar Android porque senão o mercado seria entre iOs e Android e a Nokia queria aparecer como uma terceira opção.
Quanto ao E7, o telemóvel em hardware está fantástico para um tech-lover. Mas estaremos a adiar o inevitável(Symbian)?
Este telefone com WP7 provavelmente daria à Nokia um ganho de confiança, mas como sempre, é quantidade acima de qualidade..
A ver vamos, que eu por cá vou continuar com o meu X6 de 16GB..
Tenho uma tristeza enorme pela Nokia não ter adoptado o Android há um ano pelo menos!
Em hardware a Nokia é fantástica e com design muito bom.
Enfim… vamos ver o que o futuro nos reserva…
Parece um bom telemovel, grande pena falhar o autofocus. Faz tanta diferença que chego mesmo a dizer que inutiliza praticamente o facto de ter uma câmara.
o meu boston e o meu sgs tem ambos uma câmara de 5mpx. As fotos do boston sao horriveis e as do sgs são impecaveis. A diferença é o AF.
Pena.
Sim, faz toda a diferença o AF numa máquina fotográfica. Como refiro no artigo, senti mesmo muita falta. O jeito que dá para fotografar folhas A4, data sheets e chapas de características de motores 😀
Não fica inutilizada a câmara, porque tira excelentes fotos no exterior, mas com autofocus ficava uma máquina fotográfica muito boa, e assim tem esta grande falha…
há outras diferenças possíveis entre câmaras. Não é só o AF.
Mas clarifica, não fique só por aí. Francamente neste caso, não achei que fosse muito mais, considerando a minha experiência com os 2 telemóveis que tenho. Até os mesmos programas usei (camara360 e vignette).
Desligando o AF, as fotos do SGS são em praticamente idênticas à do boston…
É isto que mete pena… Telemóveis desta qualidade e depois vem com um SO cheio de bugs e ultrapassado. Ao menos a Nokia vai começar a por Windows. Já não é mau de todo.
Parabéns pelo artigo 😉
cheio de bugs e ultrapassado? bugs? eu tenho um c7 e ainda não tive nenhum. ultrapassado? porque? por a nokia ter dito que ia deixar symbian? bugs bugs bugs tem é o android
“Esta tecnologia permite a visualização da imagem do ecrã mesmo quando exposto directamente ao sol. Embora não seja perceptível nas fotografias, é possível ver, sem qualquer problema, as imagens no ecrã no E7 quando exposto directamente aos raios solares, mostrando a eficácia da tecnologia ClearBlack.”
Pela foto que ai está, diria que essa tal tecnologia não tem eficácia quase nenhuma.
Como está no excerto que citaste, na foto não é perceptível o efeito do ClearBlack. Asseguro que é possível ler perfeitamente naquele ecrã directamente exposto ao Sol. 😉 (não deixa de ser mais difícil que em ambientes interiores, atenção).
Um simples comentário.
Desde o aparecimento do iPhone a Nokia desvalorizou 80% do valor em bolsa.
Ainda continuam a martelar no mesmo ?
Não é isto que se quer neste momento !!!
Windows 7 já antes que acabem como a Palm.
PS: Android tinha sido melhor aposta …
Cumprimentos.
um bom telemovel, não haja duvidas.
Pena é ter um sistema operativo ultrapassado Symbian já era.
Metam-lhe lá dentro o Windows phone, Android, ou iOS e aí teríamos um monstro ;)))
Mas que bela análise… relativamente ao que vi fiquei surpreendido com a qualidade dos filmes e da máquina fotográfica apesar de não ter o AF conseguem-se fotos com alguma qualidade.
Agora relativamente ao symbian… basta dizer que foi umas das razões que me levou a apostar em windows mobile e agora android… mas não deixo de usar um 2º telemovel com symbian…
E o preço? Decididamente fora do mercado. Nokia (tenho um n97) nunca mais!!
Eu gosto do Symbian. Se tivesse dinheiro acho que compraria uma maquina destas brevemente.
android ainda ta muito verde. Problemas fragmentacao, virus, crashes, e roms instaveis.
Gostei muito desta analise , os meus parabéns ! 😀
Boa máquina e boa análise. Só tenho pena é que neste e no N8 o teclado alfanumérico (T9) tenha as teclas de confirmar, setas e backspace na parte inferior. Deveria estar na parte superior como no 5800.
A análise está muito boa, no entanto, colocaram os videos HD do telemóvel, no sapo vídeos, que faz resize!!!!
É normal que o video esteja todo “pixelizado”…
Sugiro que coloquem no Youtube de forma a que seja possível ver como se comporta – na verdade – o telemóvel a filmar.
Já tinha reparado nisso também 😛
Vou ver se os passo para o Youtube, para manterem os 720p 😉
Obrigado 🙂
Mas que bela análise! Os meus sinceros parabéns Tiago Dias!
Muito Obrigado 🙂
Bem, este artigo está fantástico! Muitos parabéns, Tiago. Continua que nós cá ansiamos pelas tuas “reviews”.
Relativamente à NOKIA, aguardo ansiosamente que evolua a parceria com a MICROSOFT para que possam aproveitar finalmente toda a capacidade do hardware que detêm. Quem sabe, não assistiremos a um renascimento da NOKIA, (re)iniciando uma luta com as principais marcas actualmente.
fixe!!!!!!!!!analidse tambem ta nice, uma maqina destas oje em dia todos querem, os ultimx dos ultimx…..
então, eu tenho um nokia e7, mas ele fica piscando um led branco no botão abaixo da tela quando fica em stand by .isto eh normal?
Sim, é normal. É uma forma de mostrar notificações (se reparares quando tens SMS ou chamadas não atendidas o led pisca com maior rapidez).
É uma característica que já estava também presente, por exemplo, no Nokia E71, mas que pode ser desactivada facilmente nas opções.
Obrigado pelo review, explicaste a sensação que tive quando da compra do telemovel, mas após a actualização do softwere de 3 para anna o telefone comporta-se de outra forma e já consegue gerir até 7 aplicações abertas sem crashes
analise nokia e7
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-nokia-e7/