SIGMA lança a câmara fotográfica full-frame mais pequena do mundo!
Pesa cerca de 370 gramas e acaba de se tornar a câmara fotográfica full-frame mais pequena do mundo. A nova SIGMA fp foi agora apresentada e vem desafiar os padrões da indústria. A empresa nipónica já nos habituou a produtos disruptivos, sobretudo no seu vasto leque de óticas e lentes para todas as necessidades.
Agora, com a chegada da câmara fotográfica digital mirrorless, temos uma nova proeza!
De acordo com a própria, a sua SIGMA fp é a câmara mirrorless digital, equipada com um sensor full-frame, mais compacta e leve do mundo. Algo que a empresa acredita, fará da SIGMA fp, a companhia perfeita para os entusiastas da fotografia, que queiram uma nova câmara extremamente portátil, mas igualmente capaz.
Eis a nova câmara fotográfica SIGMA fp
No interior da câmara fotográfica temos um sensor Bayer de 24,6 MP, sendo um full-frame (35 mm). Assim sendo, vemos facilmente o potencial desta nova aposta como solução portátil. No entanto, cumpre salientar que o peso de 370 gramas refere-se apenas ao corpo. Portanto, sem a bateria inserida, lentes ou cartões.
O nome desta nova câmara full-frame, SIGMA fp, significa fortíssimo pianíssimo. Isto é uma clara alusão à prática musical, descrevendo as passagens de maior intensidade e menor intensidade. Por outras palavras, dá-nos a entender que este produto será extremamente dinâmico, ainda que o seu tamanho seja modesto.
Precisamente por isso, a SIGMA deu também a conhecer um vasto leque de acessórios. Estes vão desde punhos, flash, adaptadores, grip, comando, entre outros listados pela empresa. Aliás, este nicho de acessórios deverá continuar a crescer, aumentando também as possibilidades do produto.
A nova e compact câmara fotográfica full-frame
A SIGMA fp é capaz de gravar vídeo em 4K (Ultra-HD) a 24 fps segundo o padrão 12-bit CinemaDNG em gravação externa. Já o formato de compressão utilizado é o H.264, pensando assim já no processo de edição de vídeo. Já, numa última nota, para alternar entre o modo de vídeo e foto basta pressionar um interruptor.
Já ao nível das suas dimensões físicas, a SIGMA fp mede 112,6 x 69,9 x 45,3 mm, sendo suficientemente compacta para caber na palma da sua mão. Enquanto isso, as rivais como a Sony A7 (650 gramas), o a Canon EOS RP (485 gramas), são mais pesadas.
Por fim, a empresa ainda não anunciou o preço de venda ao público da nova câmara fotográfica full-frame. No entanto, podemos olhar para as restantes câmaras desta empresa, com um preço que varia entre os 800 a 1200 dólares, na página oficial, para termos uma margem de comparação.
A empresa aproveitou também a ocasião para anunciar um novo leque de lentes, bem como outras soluções para fotografia e vídeo. Em seguida pode ver a cobertura da mesma.
Possui algum produto da SIGMA atualmente?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Sigma
Neste artigo: câmara, câmara fotográfica, full-frame, SIGMA, Sigma fp
Parece que vai ser um bom investimento
” Já o formato de compressão utilizado é o H.264, pensando assim já no processo de edição de vídeo”
Errado,H.264 é um péssimo codec para edição de video, codecs descompactados é que são optimos para editar, o H264 é um ficheiro muito comprimido, obriga o processador a muito trabalho. E o H.265 ainda pior. São optimos para armazenar, mas para editar com fluidez tem de ser prores,avi,DNX entre outros
Flawless
Na semana passada comprei uma Sigma 16mm F1.4 para a minha Sony A6000. É brutal
Pelo que tenho lido e ouvido, tanto essa como a 30mm e a 56mm f1.4, são lentes extremamente boas e com preços ajustados (e abaixo das equivalentes das proprias marcas) para o que são.
Oh pá, hoje em dia o pessoal só usa o telemóvel para as fotos, ainda há quem investe nessas maquinas?
Basta ter uma moto ou praticar qqr desporto de ação
Eu sempre tive maquinas fotográfiacas desde os meus 6 anos, já usei todo o tipo de filmes no tempo do analógico e continuo a comprar maquinas . Felizmente vejo cada vez mais malta nova na rua com elas na mão.
Depende do tipo de fotografia que se pretende fazer, para coisas mais criativas e avançadas , por ex com uso de flash, esquece lá os telemóveis e os seus 500 mp , lol
O telemovel pras fotos, é realmente conveniente, pois anda sempre no bolso, e entre ter uma foto ou nao ter, qualquer maquina serve, e a melhor é q que está contigo. No caso dos telemoveis estão no bolso de todos. No entanto em temos de qualidade propriamente dita, ainda não chega ao nivel das maquinas fotograficas a serio.
Mas com a fotografia computacional e a sua evolução a distancia tende a diminuir…
Oh pá, isto não é máquina pró pessoal. É para fotógrafos e gente do cinema e imagem a sério.
Claro, uma máquina de 1200USD para imagem a sério..
Andam a precisar de fazer umas pesquisas, máquinas nesse price range são para rookies no mundo da fotografia.
Jose mesmo!!!! Com 1200USD nem de perto nem de longe compravam seja que máquina ou objetiva for para uso profissional. Conheço quem trabalhe nessa area e a máquina que tem para uso do dia-a-dia custa quase 3000 euros só o corpo, agora imaginem quanto não custa as máquinas que usa a nível profissional. É tudo para cima dos 5 dígitos!!!
A minha coitadina Olympus EM1 + M.Zuiko 12-40 pro custou um bom dinheiro (bem mais de 12000usd) e não chega nem de perto nem de longe para nível profissional!!!!
Lol.. queres comparar um telemóvel a uma máquina com sensor full frame e lentes intermutáveis?
Até podes ir pegar numa qualquer inferior sem full frame mirrorless na casa dos 500€ que não tens nenhum telemóvel no mundo que iguale.
depende do objetivo!
se quiseres apenas tirar fotografias para publicar nas redes sociais uma máquina fotográfica não é precisa para nada, só estorva e ainda acrescenta muito trabalho ao processo
Depende. Há pessoal que anda com o telemóvel até na retrete a tirar fotos e demora 2 horas para tirar uma foto de jeito para publicar no insta. Se calhar com uma full frame não ias para a retrete tirar fotos e tiravas logo uma boa foto a primeira. Não sei se já viste fotos de sensor full frame com lentes 1.2, mas é como comparar um fiat punto com um porche panamera, não dá.
hoje em dia ainda há quem nao investe o tempo livre em conhecimento e preferem comentar barbaridades
Na falta dum visor óptico, peso e volume, torna-se apenas interessante como brinquedo. A evolução das máquinas passa actualmente pela gfx100 onde finalmente se distingue o detalhe, mas é apenas opinião pessoal.
Não há nada melhor para tirar fotos que uma polaroid!!! 😉
é uma pena so ter um Shutter Electronico, o que nao vai ajudar nada na fotografia para um sensor tao grande… preco por preco a Canon RP sera uma melhor opcao.