YU7 da Xiaomi é um sucesso, mas os clientes já começaram a reclamar
Numa fase embrionária do seu caminho pelo mundo automóvel, a Xiaomi já está a sentir as dores de ser um nome de sucesso. Após o lançamento do aguardado YU7, os clientes não tardaram a reclamar.
A fabricante de smartphones e, agora, de veículos elétricos partilhou que recebeu cerca de 240.000 encomendas do YU7 nas primeiras 18 horas após o carro ter sido colocado à venda, na semana passada.
Mais impressionante do que isso foram as 200.000 unidades que vendeu nos primeiros três minutos, conforme informámos, batendo o recorde da Tesla, de 115 mil unidades do Model 3 em 24 horas.
Apesar deste sucesso, a Xiaomi tinha apenas algumas unidades disponíveis para entrega imediata. Por isso, desde sexta-feira, "mais de 400 compradores apresentaram reclamações na plataforma Black Cat da Sina", alegando que não foram informados sobre o longo tempo de espera e exigindo um reembolso, segundo a Reuters.
Clientes do Xiaomi YU7 queixam-se dos longos tempos de espera
Na terça-feira, conforme verificado pela mesma agência noticiosa, a aplicação da Xiaomi mostrava que os compradores enfrentavam uma espera entre 38 e 60 semanas.
Segundo alegado pelos utilizadores, a app da Xiaomi só mostrava o tempo estimado de espera pelo carro, após a confirmação do pedido.
Além disso, os clientes do YU7 admitiram estar preocupados com o facto de uma espera mais longa resultar num preço mais elevado, uma vez que a isenção de impostos para veículos elétricos está prevista para expirar no final deste ano.
Entretanto, a ganhar terreno no mercado e a querer assumidamente competir com a Tesla, a Xiaomi tem aumentado a produção na sua fábrica em Pequim e planeia novas fábricas em dois terrenos nas proximidades.
Em maio, a produção mensal aumentou para 28.000 unidades, contra as 4000 unidades de março.





















Nunca encomendei nenhum carro. Os vendedores prometem e depois cumprir é outra conversa. Um amigo meu teve contratar um advogado para cancelar uma encomenda de um VW (com sinal já pago, claro) que de 4 semanas de estimativa já estava a passar de 1 ano. O único carro novo que comprei até hoje (prefiro usados ou carros de serviço que além de “perder” menos ainda escolho o carro exato que quero) fui ao concessionário e disse que só comprava se me entregassem aquele que estava em exposição no prazo de 1 semana. Não queriam, mas ou era assim ou não era nada. Para a minha mãe tenho feito o mesmo quando ela troca de carro. Mais uma vez, não gostam muito, mas faço sempre questão de ser “aquele” carro que está em exposição. Agora ficar pendurado à espera de promessas não é comigo.
Mas também não percebo como é que os clientes não se preocupam com o prazo de entrega ANTES de comprar o carro. Eu até faria questão de ficar com isso por escrito e com cláusulas de penalização no caso de incumprimento de prazos. Claro que as marcas não fazem isso e por essa razão não compro promessas. Compro carros.
+1
a lei portuguesa prevê a devolução do valor pago como sinal em dobro no caso de o vendedor n\ao cumprir o prazo de entrega estipulado no contrato. esteja essa penalização estipulado no contrato ou não.
assim sendo não é preciso qualquer cláusula para acautelar algo que já está acautelado a menos que o cliente queira uma penalização ainda maior e que, em princípio, nenhum vendedor aceitará.
assim sendo, basta ler bem o contrato não vá lá estar algo que possa fazer tábua raza do compromisso relativo ao prazo de entrega.
mais caricato disseram-me a mim numa marca há uns 3 anos. queriam que eu encomendasse um carro com o preço em aberto, ou seja o preço no momento do contrato era um mas se o carro aumentasse entretanto eu teria que assumir esse aumento ou ficar sem o carro e sem direito à penalização por incumprimento do prazo de entrega. e ainda queria entregar o carro em 8 meses…engraçadinhos…!
Não… é ir ao concessionário e comprar aquele carro ali. O resto sinceramente não me interessa. Os contratos são tão “palavreados” às vezes que ninguém percebe é nada daquilo.
Ui, estão ansiosos.
As pessoas reclamam por tudo e por nada. E comecar a multar quem reclama e prende los todos. Se repetirem e guilhotina
Estás a reclamar pelo facto das pessoas reclamarem… logo…
O esquema a ser desmontado. Ainda pensei q durasse mais. A Cyber aguentou-se bem melhor. Só depois de mais 1 ano é q se percebeu q não eram um milhão de encomendas mas apenas umas 40 mil
Não pode ser desmontado aquilo que nunca existiu, na tesla nunca houve 1 milhão de encomendas, houve sim talvez esse numero em pré-reservas, que é algo bem diferente.
É igual. A diferença é que a Tesla não devolvia o valor da entrada, mas estes até devolvem.
Não, não é igual, e devolvia sim.
Grande sucesso da Xiaomi. Parabéns à marca. 0,2% de reclamações parece ser muito. Está bem.
no portal da queixa a percentagem é mais alta
O barato sai caro!