XPENG apresenta o seu carro voador na China. É um porta-aviões terrestre
Cada vez mais é urgente encontrar soluções para desatar o nó da mobilidade urbana. Os carros voadores são há muito falados como uma solução possível. Agora, estão mais perto da realidade. O XPENG Land Aircraft Carrier já levantou voo na China!
XPENG recebeu já mais de 2 mil encomendas
O futuro da mobilidade urbana está a ganhar asas, literalmente. A XPENG, uma das marcas líderes no setor de veículos elétricos na China, apresentou o seu carro voador, o Land Aircraft Carrier, no Airshow China, realizado em Zhuhai.
Este evento, que é uma das maiores exposições aeronáuticas do mundo, tornou-se o palco ideal para a marca chinesa demonstrar a sua visão arrojada para o futuro dos transportes.
O carro voador da XPENG realizou uma aceleração linear a baixa altitude, uma subida em espiral, descida a velocidade constante e aterragem, com todo o processo a ser efetuado em piloto automático.
A marca chinesa espera colocar o Land Aircraft Carrier em produção já no próximo ano, tendo como objetivo a venda de 10.000 exemplares por ano. O preço estimado de cada unidade deverá rondar os 260.000 euros. Durante o Airshow China, a XPENG revelou ter já recebido qualquer coisa como 2.000 encomendas.
Esta apresentação não só destacou o potencial tecnológico da empresa, mas também reforçou a posição da China como um dos líderes mundiais no desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras.
Para utilização em áreas urbanas
O modelo, é uma aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). Desenvolvido pela divisão XPENG AeroHT, este veículo foi projetado para ser utilizado em áreas urbanas, oferecendo uma alternativa prática e eficiente aos congestionados sistemas de transporte terrestre.
É movido exclusivamente por energia elétrica, o que o torna ambientalmente sustentável, alinhando-se com os esforços globais de descarbonização. A aeronave é equipada com oito hélices, montadas em pares em cada canto da estrutura, garantindo estabilidade e segurança durante o voo. Além disso, o veículo é projetado para transportar dois passageiros, tornando-o ideal para deslocações curtas dentro de cidades ou em áreas metropolitanas.
O design do Land Aircraft Carrier é elegante e futurista, com uma cabine aerodinâmica construída com materiais leves e resistentes. A autonomia de voo é estimada em cerca de 35 minutos, com uma velocidade máxima de 130 km/h. Este desempenho coloca-o como uma solução prática para trajetos rápidos e curtos, especialmente em cidades onde o trânsito intenso representa um desafio diário.
Soluções tecnológicas inovadoras
Este não é apenas um carro voador; é também uma demonstração do avanço tecnológico alcançado pela XPENG. A aeronave é equipada com sistemas inteligentes de navegação e pilotagem automática, permitindo que opere de forma autónoma em determinadas condições.
A tecnologia de voo autónomo minimiza a necessidade de intervenção humana, tornando-o acessível a um público mais amplo, sem a necessidade de formação avançada em pilotagem.
Além disso, a marca chinesa integrou sistemas avançados de segurança, incluindo paraquedas de emergência e múltiplos sensores para evitar colisões. Estas funcionalidades foram destacadas durante a apresentação no Airshow China, demonstrando que a empresa está comprometida em garantir a segurança dos passageiros e das pessoas nas áreas urbanas.
Impacto e implicações futuras
A estreia do Land Aircraft Carrier representa um marco não só para a XPENG, mas também para a indústria global de mobilidade aérea urbana. A competição neste setor está a intensificar-se, com várias empresas de tecnologia e aviação a desenvolverem veículos semelhantes. A introdução de carros voadores tem o potencial de transformar o modo como as pessoas se deslocam nas cidades. Estas aeronaves podem reduzir o congestionamento rodoviário, melhorar a eficiência dos transportes e contribuir para uma redução significativa das emissões de carbono nas áreas urbanas.
Mas, apesar do entusiasmo, ainda existem desafios significativos para a implementação generalizada de carros voadores. Um dos principais obstáculos é a regulamentação. A operação de veículos aéreos em ambientes urbanos requer regulamentações específicas, incluindo rotas de voo, controlo de tráfego aéreo e padrões de segurança.
Além disso, a aceitação pública será um fator crucial para o sucesso destas aeronaves. A XPENG terá de demonstrar não apenas a segurança e eficiência desta solução, mas também a sua acessibilidade e viabilidade económica para o consumidor médio.
No entanto, este é um sinal claro de que a mobilidade urbana está a entrar numa nova era. É apenas uma questão de tempo até que as cidades do mundo se adaptem a uma nova realidade onde o céu se torna mais um caminho para o transporte.
O “engraçado” é vermos a China a inovar e o ocidente a estagnar…
….e a alimentar a máquina e a indústria chinesa. Continue-se, pois está-se bem. “No pasa nada”.
Andamos aqui nós a discutir qual cabo tem que ligar no equipamento ou se o equipamento não pode ter unicamente a sua store e do outro lado do mundo os chineses não param de inovar.
Aqui nem um “dronezito” que praticamente cabe num bolso pode levantar voo sem as devidas autorizações das autoridades, quanto mais um veículo daquele tamanho…
Evoluir e apostar no futuro na Europa e mais precisamemte em PT? Naaa, mandamos vir da Temu, é mais baratinho.
As maravilhas do trabalho escravo, muitos no ocidente salivam ao verem estes feitos e querem importar o mesmo sistema de escravatura para a europa, tirar direitos e por-nos a pão e água para depois terem brinquedos destes.
Que direitos nos querem tirar?
Clama camarada ainda falta muito para a festa do avante!
Como o outro dizia, nem de esquerda nem de direita mas sim para cima! avante para cima!
Interpretação benigna:
Habituados á estagnação europeia, cristalizam um pensamento e pensam que nada muda. Na China foram vendidos 26 M de carros em 2023, com uma media de 20M desde 2013. Ou seja estamos a falar de 200M de carros em 10 anos. Serão para escravos?
O rendimento per capita PPP em 2023 foi de 22000 US dollars pouco mais de metade de Portugal (41K).
Em 1992 o ano Guterrico do Pantano era de 2000 US dollars e nós 28000. Ou seja de mais de 14x diferença para menos de 2x diferença. Bastando mudar de uma ditadura comunista para uma ditadura fascista com decoração comunista.
Por cá a constituição ainda diz que caminhamos para o Socialismo…
Não acreditar em numeros postados em caixas de comentarios e redes sociais é um boa estratégia, é a que sigo, um dia logo investigo isso e mesmo assim… existe muita manipulação, vou continuar a ver os documentarios sobre a china onde se mostra que o governo quer controlar tudo e explorar ao maximo o povo para uma suposta primavera futura mas ao mesmo tempo poluem o mundo e destroem tudo e para quê? mais materialismo, mais guerra etc. A economia capitalista devia ter os dias contados.
Curiosa a bipolaridade da esquerda. Por um lado criticam o trabalho escravo de salários baixos (e bem), mas pelo outro apoiam os empresários que advogam a necessidade da vinda de mais imigrantes para fazerem o trabalho que os de cá não querem fazer porque os salários são muito baixos.
Enfim, bipolaridades…
Andam a escravizar a asia e africa para se viver bem na europa e america do norte. E isto que a russia quer que acabe e andamos todos a levar com os media que os russos sao maus. O ocidente vive numa manipulacao ditatorial e o resto do mundo sofre para nos satisfazer