XPENG apresenta o seu carro voador na China. É um porta-aviões terrestre
Cada vez mais é urgente encontrar soluções para desatar o nó da mobilidade urbana. Os carros voadores são há muito falados como uma solução possível. Agora, estão mais perto da realidade. O XPENG Land Aircraft Carrier já levantou voo na China!
XPENG recebeu já mais de 2 mil encomendas
O futuro da mobilidade urbana está a ganhar asas, literalmente. A XPENG, uma das marcas líderes no setor de veículos elétricos na China, apresentou o seu carro voador, o Land Aircraft Carrier, no Airshow China, realizado em Zhuhai.
Este evento, que é uma das maiores exposições aeronáuticas do mundo, tornou-se o palco ideal para a marca chinesa demonstrar a sua visão arrojada para o futuro dos transportes.
O carro voador da XPENG realizou uma aceleração linear a baixa altitude, uma subida em espiral, descida a velocidade constante e aterragem, com todo o processo a ser efetuado em piloto automático.
A marca chinesa espera colocar o Land Aircraft Carrier em produção já no próximo ano, tendo como objetivo a venda de 10.000 exemplares por ano. O preço estimado de cada unidade deverá rondar os 260.000 euros. Durante o Airshow China, a XPENG revelou ter já recebido qualquer coisa como 2.000 encomendas.
Esta apresentação não só destacou o potencial tecnológico da empresa, mas também reforçou a posição da China como um dos líderes mundiais no desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras.
Para utilização em áreas urbanas
O modelo, é uma aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). Desenvolvido pela divisão XPENG AeroHT, este veículo foi projetado para ser utilizado em áreas urbanas, oferecendo uma alternativa prática e eficiente aos congestionados sistemas de transporte terrestre.
É movido exclusivamente por energia elétrica, o que o torna ambientalmente sustentável, alinhando-se com os esforços globais de descarbonização. A aeronave é equipada com oito hélices, montadas em pares em cada canto da estrutura, garantindo estabilidade e segurança durante o voo. Além disso, o veículo é projetado para transportar dois passageiros, tornando-o ideal para deslocações curtas dentro de cidades ou em áreas metropolitanas.
O design do Land Aircraft Carrier é elegante e futurista, com uma cabine aerodinâmica construída com materiais leves e resistentes. A autonomia de voo é estimada em cerca de 35 minutos, com uma velocidade máxima de 130 km/h. Este desempenho coloca-o como uma solução prática para trajetos rápidos e curtos, especialmente em cidades onde o trânsito intenso representa um desafio diário.
Soluções tecnológicas inovadoras
Este não é apenas um carro voador; é também uma demonstração do avanço tecnológico alcançado pela XPENG. A aeronave é equipada com sistemas inteligentes de navegação e pilotagem automática, permitindo que opere de forma autónoma em determinadas condições.
A tecnologia de voo autónomo minimiza a necessidade de intervenção humana, tornando-o acessível a um público mais amplo, sem a necessidade de formação avançada em pilotagem.
Além disso, a marca chinesa integrou sistemas avançados de segurança, incluindo paraquedas de emergência e múltiplos sensores para evitar colisões. Estas funcionalidades foram destacadas durante a apresentação no Airshow China, demonstrando que a empresa está comprometida em garantir a segurança dos passageiros e das pessoas nas áreas urbanas.
Impacto e implicações futuras
A estreia do Land Aircraft Carrier representa um marco não só para a XPENG, mas também para a indústria global de mobilidade aérea urbana. A competição neste setor está a intensificar-se, com várias empresas de tecnologia e aviação a desenvolverem veículos semelhantes. A introdução de carros voadores tem o potencial de transformar o modo como as pessoas se deslocam nas cidades. Estas aeronaves podem reduzir o congestionamento rodoviário, melhorar a eficiência dos transportes e contribuir para uma redução significativa das emissões de carbono nas áreas urbanas.
Mas, apesar do entusiasmo, ainda existem desafios significativos para a implementação generalizada de carros voadores. Um dos principais obstáculos é a regulamentação. A operação de veículos aéreos em ambientes urbanos requer regulamentações específicas, incluindo rotas de voo, controlo de tráfego aéreo e padrões de segurança.
Além disso, a aceitação pública será um fator crucial para o sucesso destas aeronaves. A XPENG terá de demonstrar não apenas a segurança e eficiência desta solução, mas também a sua acessibilidade e viabilidade económica para o consumidor médio.
No entanto, este é um sinal claro de que a mobilidade urbana está a entrar numa nova era. É apenas uma questão de tempo até que as cidades do mundo se adaptem a uma nova realidade onde o céu se torna mais um caminho para o transporte.
O “engraçado” é vermos a China a inovar e o ocidente a estagnar…
….e a alimentar a máquina e a indústria chinesa. Continue-se, pois está-se bem. “No pasa nada”.
Mas isso foi iniciado há 30 anos atrás… quando se começou a deslocalizar produção para lá e como os Chineses não são parvos, aproveitaram o conhecimento do ocidente. Inclusivamente “compraram” conhecimento a engenheiros que eram considerados “velhos”, na reforma na Europa… Agora é o que se vê! A realidade é que a Europa está estagnada em inovação, mas ainda mais em burocracia e em debates e mais debates, enquanto isso vamos ficando mais pobres em todos os sentidos…
Sim, sem dúvida. Parte dos artigos que compro vejo sempre a origem, desde que seja possível. Por vezes após a compra cai a “ficha”, quando me deparo com a origem do produto. Mesmo marcas ocidentais, incluindo portuguesas, nomeadamente roupa, vejo a origem do fabrico. Apesar de dizerem “Designed in Portugal” (TIFFOSI, MO, GIOVANNI GALLI, …), o fabrico é na Ásia. Não compro. Isto gera outro problema, que é encontrar um produto com bom aspecto e fabricado cá.
Faço exactamente o mesmo. Não compro nada que seja chinês ou vindo da China. Afinal, estas “inovações” fartas de serem publicitadas desde à muito, o que realmente irão fazer? Mostrar que irá haver gente como há com dinheiro suficienmte para gastar em algo que na verdade, nada tem de prátido? “Isto” não é um carro é um quadricópetero, algo que já existe há anos e não foi criado na China! Não falatam por aí projectos desses, que por não despertarem um imteresse por aí além têm ficado na gaveta! Na verdade, o que disto tudo é inovaçºão chinesa? Até agora não vi nada além de copiar e tentar colocar e impor projectos rejeitos por outros, pois 2.000 pedidos na China não são nada e por ali qualquer engenhoca terá sempre “milhares” de pedidos, até para coçar as costase mais além! Quando comecei a viajar, falaram-me de muitos palácio, ouro e tretas do tipo, mas acabei por ver muitos mais burros paralizados pelo encanto de algo que na prática , não lhes servia para nada nem nuca lhes serviu.
Desculpe alguns erros, mas estou a escrever num telemóvel e não corrigi o texto. Acho que percebe a ideia.
Andamos aqui nós a discutir qual cabo tem que ligar no equipamento ou se o equipamento não pode ter unicamente a sua store e do outro lado do mundo os chineses não param de inovar.
Aqui nem um “dronezito” que praticamente cabe num bolso pode levantar voo sem as devidas autorizações das autoridades, quanto mais um veículo daquele tamanho…
É por essa e por outras que estamos a ficar para trás, e a China cada vez a evoluir mair!
Lá, por outro lado não pode aceder à Internet para falar e discutir livremente de algo com alguém do outro lado do mundo, dizer aquilo que entende ser a sua verdade ou sequer saber o que aocntece no resto do mundo sem sofrer “distorções” analíticas do Estado! Fala como se vivessemos numa caverna. Ao ler comentários como o seu, fico com a aideia que
por estas lados nada acontece. Na verdade é essa a ideia que nos andam a vender há muito. Mas se o problema é tecnoligia – praticamente toda criada no Ocidente, incluve, todos os meiuos pelos quais comunicamos neste momento, o que inovou você na sua vida? Se falar de tecnologia na minha casa, podemos controlar tudo: desde as máquinas de lavar – a minha esposa, ou eu, dámo-nos ao luxo de estar na praia ou no teatro e mandar iniciar todo o processo que necessitamos ter pronto quando chegamos -, desde a panela da cozinha, à aparelhagem de som – à séria, por que sou melómano, e não, colunas ou parelhos com sinais que parecem vir de um penico, mas cheias de “efeitos”, bem como, todos os televisores e sistema audio visual, por onde controlo desde o antigo videogravador, ainda, até ao leitor bluray 4K, consolas, e o meu NAS, para ver o que não posso ter de forma fisica – como gosto-, e finalmente o ambiente caseiro. Tudo à distância de um contaco via telemóvel ou num pc. Nem chave já usamos, e, se alguém tocar na minha porta eu posso ver no telemóvel, pc tablet, e falar com essa pessoa mesmo que eu esteja na Austrália. E veja só, nada é chinês, nem sequer lá feito. Nem falo nas “inovações” em formação pessoal que contam e muito. É caso para se perguntar afinal em que nós estamos assim tão mal?
Evoluir e apostar no futuro na Europa e mais precisamemte em PT? Naaa, mandamos vir da Temu, é mais baratinho.
Jamais recorri a esses serviços. O que é “barato” sai muito caro!
As maravilhas do trabalho escravo, muitos no ocidente salivam ao verem estes feitos e querem importar o mesmo sistema de escravatura para a europa, tirar direitos e por-nos a pão e água para depois terem brinquedos destes.
Que direitos nos querem tirar?
Quem é o target dessa geringonça?
Clama camarada ainda falta muito para a festa do avante!
Como o outro dizia, nem de esquerda nem de direita mas sim para cima! avante para cima!
Para cima, só mesmo o dedo do meio bem esticadinho.
Interpretação benigna:
Habituados á estagnação europeia, cristalizam um pensamento e pensam que nada muda. Na China foram vendidos 26 M de carros em 2023, com uma media de 20M desde 2013. Ou seja estamos a falar de 200M de carros em 10 anos. Serão para escravos?
O rendimento per capita PPP em 2023 foi de 22000 US dollars pouco mais de metade de Portugal (41K).
Em 1992 o ano Guterrico do Pantano era de 2000 US dollars e nós 28000. Ou seja de mais de 14x diferença para menos de 2x diferença. Bastando mudar de uma ditadura comunista para uma ditadura fascista com decoração comunista.
Por cá a constituição ainda diz que caminhamos para o Socialismo…
Não acreditar em numeros postados em caixas de comentarios e redes sociais é um boa estratégia, é a que sigo, um dia logo investigo isso e mesmo assim… existe muita manipulação, vou continuar a ver os documentarios sobre a china onde se mostra que o governo quer controlar tudo e explorar ao maximo o povo para uma suposta primavera futura mas ao mesmo tempo poluem o mundo e destroem tudo e para quê? mais materialismo, mais guerra etc. A economia capitalista devia ter os dias contados.
Ou seja, queres morrer á fome e ao frio.
Nem no único sítio onde existiu socialismo de livre vontade – os kibbutz Israelitas – a coisa sobreviveu.
O outro socialismo foi e é coercivo, não existe sem violência a obrigar as pessoas a ser socialistas.
Porque é que não fazes uma comuna e vives com outros segundo as tuas regras? Não tenho problema algum com as pessoas que decidem seguir um caminho alternativo, não me obriguem é a seguir o vosso caminho.
Continuar tudo na mesma é que não pode ser, vais comer o quê quando transformares o planeta num deserto? vamos de extinção em extinção até à nossa. Queres que o capitalismo encontre soluções para os problemas de cria mas depois tens resistencia dos USA em mudar e põe tudo em causa, negam a ciencia e acentuam o declinio climático isto para beneficar só 5% da Humanidade que corresponde os USA, nada disto faz sentido.
Vives demasiado o teu tempo, acreditas nas “mores” do teu tempo. Devias ter uns pozinhos de “old soul” em ti, é perigoso estar só no presente. Leres história – por exemplo a do clima -e os antigos ajuda.
Mas também poderias dares significado ao que aprendes na escola.
Por exemplo o Método Científico e como se prova uma teoria. Explicares o que é isso que tu dizes ser ciência quando tu, os cientistas e os jornalistas diriam que teria sido por causa do CO2…
se a seca extrema de 1540 se repetisse hoje.
Hoje quase todos querem que a sua vida seja um filme de Hollywood onde o mundo vai acabar e são parte dos heróis.
Curiosa a bipolaridade da esquerda. Por um lado criticam o trabalho escravo de salários baixos (e bem), mas pelo outro apoiam os empresários que advogam a necessidade da vinda de mais imigrantes para fazerem o trabalho que os de cá não querem fazer porque os salários são muito baixos.
Enfim, bipolaridades…
Falso.
Realista, mesmo.
Você é livre de se oferecer para esses trabalhos que ninguém quer fazer.
Nisto continuo sem saber que direitos nos querem tirar………… 🙁
Vai ver os programas da direita, desregular tirar direitos laborais, menos governo mais poder no patrão e tudo a ganhar ordenado minimo miserável.
Continuo sem saber que direitos são esses. Direitos laborais? Quais?
Já agora e já que nos vão tirar os direitos, vão se ficar só por aí ou também nos vão tirar os “esquerdos”?
Mas isso é completamente diferente da China onde o governo controla tudo e mais alguma coisa. E maior parte das grandes empresas sao controladas pelo estado.
Afinal o problema é mais ou menos estado???
Cá no ocidente a direita multiplica os ditadores, são os patrões, retiram direitos e pagam o minimo, na china o patrão é unico é o estado e faz o mesmo, nenhum serve. Obviamente que precisamos de mais estado no ocidente, bom estado, direitos e vida mais tranquila e mais tempo para pensar para onde vamos, na corrida para o abismo é onde estamos.
Trabalho no ocidente para um patrao. Todos os anos tenho aumentos, e mais direitos. Cada um com a sua experiencia de vida
Se o patrão te quer tirar tudo… sê patrão.
O que é que te impede?
Sabes como é que é, todo os patrões são malvados, e são tão mas tão malvados que ninguém dos “oprimidos” quer ser patrão e quebrar o ciclo.
Da direita? E da esquerda? O lhe qo mundo não é a preto e branco tem muitas matizes de cinzento, Apesar do esforço actual em nos fazer regredir, por que sendo já um veterano, já vivi momentos de maior liberdade, e não falo do caos nem do libertinismo do após 25/04, mas sim depois, muito depois. Estamos a fazer anos sobre o momento que nos permitou tal, mas que hoje estamos a perder paulatinamente por gentalha admiradora de totalistarismos e ditaduras!
Ora nem mais, é isso mesmo.
Andam a escravizar a asia e africa para se viver bem na europa e america do norte. E isto que a russia quer que acabe e andamos todos a levar com os media que os russos sao maus. O ocidente vive numa manipulacao ditatorial e o resto do mundo sofre para nos satisfazer
Deixa o vodka que isso faz mal à cabeça…
Vê-se bem que percebe do assunto!
Não o povo russo não é mau, o Sr. Putin é que é um mau governante.
Mau? É o maior assassino deste século, inclusive de russos! Há muito tempo que não morriam tantos russos, desde que ele iniciou ao que chamou de Operação especial à mil dias na Ucrânia! Tem a boca cheia de sangue para se “armar” em imperaqdor pé descalço, Esses bimbos, sem formação nem cultura, sempre o piores déspotas.
Não tenha dúvias que é isso mesmo que nos estão a criar! Veja a ONU, esse espantalho no meio da sala, aceitou a China e a Arábia Saudita para os direitos Humanos, e isso depois de ter aceite este último país nos direitos das mulheres com representação masculina, está tudo dito! A ONU está um cancro de regimes totalitários, cheios de gente que tem cola no traseiro para se agarrar ao poder ao todo o custo e com a mania que sabe sempre o que é melhor para os outros, com o valor da vida Humana mais baixo que a sola de um sapato.