PplWare Mobile

Waymo da Google concluiu que a condução autónoma é mais segura que a dos humanos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Waymo

Autor: Pedro Simões


  1. Luis Maria says:

    A conducao autonoma e criada por quem? Pelos humanos.

    • POV says:

      E então?? Está a querer dizer que é tudo igual?
      Anda de avião? Se sim, quantas vezes acha que está a ser conduzido pelos pilotos e não pelo sistema de piloto automático? Qual é mais seguro?

      • RC says:

        Os aviões de facto passaram a ser muito mais seguros deste que existe automação, que permitiu reduzir em muito a carga de trabalho dos pilotos e assim estarem mais atentos ao que de facto necessita de intervenção humana.

    • PeFerreira says:

      No entanto (para já), as máquinas só executam consoante regras.
      Não tem a componente “emoção” que pode alterar prejudicialmente a acção (neste caso, condução) daí, e não só, ser um processo mais seguro e estável.

      A meu ver o problema irá ser quando houver um BSOD em plena condução. Isso é que vai ser grave hehehe (ironia para quem não chegar lá).

  2. João says:

    E poderá continuar a melhorar.

  3. Catfish says:

    Só 12,5%, acho muito pouco. Quando há um acidente com autónoma sai em toda a comunicação social.
    Por este andar ainda vamos ter de esperar muitos anos para ver, primeiro legislação e depois vulgarizar a condução autónoma. Devia ser para ontem!

  4. k says:

    Não tenho dúvida nenhuma que quando há de chegar a um patamar onde vão ser muito mais seguros. Quase todos os acidentes são derivados de erro humano. Ou não viu, ou não teve capacidade de resposta a tempo ou ia em velocidade excessiva, etc.

    Um sistema computorizado não tem, virtualmente limite na quantidade de informação que consegue aceitar e processar a qualquer momento, muito mais que um humano. Quando um sistema desses conseguir aceitar todo o input de dados massivo e agir correta e instantaneamente em qualquer situação, não tenho qualquer dúvida que vai ser mais seguro que um humano a conduzir.
    Até porque depois pode escalar, começar a receber telemeteria de outros carros e ser ainda mais eficaz. Uma rede de trânsito de veículos “inteligentes” tem o potencial de serem muito mais rápidos, eficientes e com muito menos propensão para acidentes.

  5. Joao says:

    Venha rápido a condução 100% autónoma! A melhor forma de acabar com os azelhas e azeiteiros da estrada

  6. kendimen.c says:

    Aparte desta questão, há uma ainda mais importante que tem a ver com a responsabilidade em caso de acidente em condução autónoma.
    As seguradoras provavelmente vão ter uma palavra a dizer sobre isto, que vai condicionar todo o processo.

  7. Luis Borges says:

    Coordenacao entre veiculos com AI, provavelmente, evitava a esmagadora maioria dos acidentes. Mas nao ‘e bom para o negocio porque “eu tenho que andar mais depressa que tu!” por isso quero um carro mais potente e mais caro.

  8. Nêsperas says:

    É importante salientar que a realidade norte-americana assenta na prevalência da transmissão automática nos carros.
    À custa disso, o nível de competência exigido aos alunos das escolas de condução é consideravelmente inferior àquele exigido cá em Portugal (e no resto da Europa) onde carros com transmissão manual são a norma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.