Volvo XC40: Primeiro elétrico com Automotive OS, o Android da Google para carros
Além de toda a tecnologia que os carros elétricos trouxeram ao mercado, estes têm outros argumentos de peso. A acompanhar estes carros surgem sistemas de entretenimento e de controlo muito avançados.
Um novo concorrente está agora a chegar ao mercado, com uma novidade importante. O Volvo XC40 será o primeiro carro elétrico com Automotive OS, o novo Android da Google para estes veículos.
O que é o Automotive OS da Google?
A Volvo está prestes a dar um passo importante. A marca vai colocar no mercado o seu primeiro carro equipado com o que de mais moderno a Google tem para oferecer. Depois de ter sido visto na sua futura proposta Polestar, é hora de o colocar em utilização.
O Automotive OS é a mais recente proposta da Google no campo dos sistemas operativos. Destina-se a ser uma atualização do Android Auto, mas indo mais longe. Vai integrar-se de forma total nos carros e term como base o Android.
O Volvo XC 40 vai estrear esta novidade
No Volvo XC40 o Automotive OS conseguirá controlar a quase totalidade das funcionalidades do carro. Este controlo será feito no geral através de comandos de voz, tal como é possível fazer num smartphone Android.
Para além do controlo do carro, a integração será ainda maior. Fornecerá acesso a mapas, a música e a tudo o que existe no Android Auto. Contará também com atualizações remotas deste sistema. Sendo um sistema aberto, será possível aos programadores criarem as suas apps.
Uma versão nativa para carros do Android Auto
A Volvo vai ainda trazer mais funcionalidades ao seu XC40. Será igualmente possível ver o nível de carga do carro remotamente, abrir ou fechar o carro e até controlar algumas funções do veículo. Este acesso será feito via a app Volvo On Call.
O Volvo XC40 elétrico chega já no dia 16 de outubro e não será o único. A marca pretende ter posteriormente, até 2025, metade das suas vendas assente em veículos elétricos. A outra metade deverá ser baseada em híbridos plug-in. A Google, com o Antomotive OS, consegue também uma presença forte ao aliar-se a marcas de prestígio.
Este artigo tem mais de um ano
Nen por isso o Polestar 2 foi apresentado com esse software.
Nem por isso o Polestar 2 foi apresentado com esse software.
Pena é que, pelo menos até agora, a Volvo não disponha, para comandos de voz, de linguagem portuguesa…
Refere-se ao Automotive OS? Se é isso não virá com as mesmas línguas do google assistant?
Se sim, diz-se que o PT-PT deverá estar já em testes, eu no android auto uso o PT-BR, não é a experiencia mais agradável mas aceita os meus comandos de voz em português, é melhor do que a alternativa.
Será que as liberdades e privacidade são respeitas com este tipo de software e hardware instalado num automóvel ?
Claro que não.
esse detalhe é o menor face a outros problemas mais criticos, por exemplo ser um alvo para os hackers..
naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooooooooooooo
parem de inventar!
eu sou um tipo tecnologico, mas isto apenas torna o carro mais apetecível a ataques para controlar os sistemas dele remotamente… naaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooooooo