Veículos “mais poluentes” já não podem entrar em Madrid
São cerca de 500 as câmaras vão monitorizar os veículos que podem entrar na capital espanhola. Se tiverem classificação ambiental A e não estiverem registados (na cidade), não entram.
Madrid: Ao todo são 207 câmaras para monitorizar entrada de carros...
Revela o Elmundo que durante estes dias as ruas da capital espanhola passaram a ter uma nova decoração, e não propriamente referente à época festiva. São câmaras brancas, que podem ser vistas ao longe, e que estão colocadas em semáforos. Estes equipamentos até têm causado sustos aos motoristas distraídos. Ao todo são 207 câmaras e correspondem à estratégia de sustentabilidade batizada de Zona de Baixas Emissões de Madrid (ZBE) que entra em vigor hoje, segunda-feira, 1º de janeiro, e que já abrange todo o município.
A partir de hoje, os automóveis de passageiros com classificação ambiental A que não estejam matriculados em Madrid antes de 1 de janeiro de 2022 ou que não paguem o Imposto sobre Veículos de Tração Mecânica (IVTM) terão acesso e circulação restritos em toda a capital.
Esta medida afeta os automóveis “mais poluentes” – gasóleo matriculado antes de 2006 ou gasolina antes de 2000 – nas categorias pelos critérios de utilização 00 (não especificado), 02 (familiar) e 33 (off-road). Não afeta veículos de mercadorias ou motocicletas sem etiqueta.
Como é habitual nestas situações, foi estabelecido um período de pré-aviso que se prolongará até 30 de junho. Durante estes meses, as cartas que os infratores receberão serão meramente informativas, indicando que estão proibidos de aceder a Madrid e pedindo-lhes que corrijam esta prática. Contudo, poderão ser sancionados se forem detidos por um agente da autoridade.
Relativamente aos valores a pagar, o acesso não autorizado a Madrid ZBE será considerado (e sancionado) como uma infração de trânsito grave, implicando uma multa de 200 euros (100 euros se for por pronto pagamento).
Apoio essas medidas
Isso porque o senhor não tem um trabalho que depende das entregas por toda a cidade (e não sou Uber eats) senão iria ver que os carros estão caros não dá para se trocar quando queremos apesar de ser uma ferramenta de trabalho . E que o que transporto não dá para levar nos transportes públicos.
Se a empresa não dá lucro para ter um carro de acordo com a lei, infelismente é uma empresa não sustentável
E pronto, está resolvido.
Pergunta ao Costa porque cobra tantos impostos, que a empresas não têm dinheiro para investir na frota automóvel.
A ignorância é uma bênção.
Qualquer dia os pobres não podem sequer entrar nas cidades.
Bem a ideia não é os pobres não poderem entrar, mas sim viaturas antigas, já é assim há muito tempo, nada de novo, o que se pretende realmente é vir a acabar com a circulação dos carros na cidade e ficar tudo há entrada da mesma e seguir de transportes públicos.
Mas vai dar ao mesmo que foi dito pelo X 🙁
Existem estacionamentos suficientes para todos deixarem as viaturas?
As pessoas são compensadas para andarem de transportes depois de serem obrigadas a deixar os carros a dezenas de km dos seus locais de trabalho?
Se sim o meu apoio a esta medida e o governo espanhol sim quer saber do ambiente.
Se responderes não a uma das perguntas acima, então quem se lixa são sim os pobres e estas medidas são só para encher os bolsos de alguns sem pensar nas pessoas e no ambiente.
Estamos a falar em Madrid, a maior cidade de Espanha. Já ouviste falar em transportes públicos?
Já sim. No entanto isso nada tem a ver com a minha pergunta
Não tem? Que pessoas é que andam de carro em Madrid? Pista: não são os pobres.
+1
Se for montado a cavalo ?? É ecológico?
Depende, se andares com o saco atrás para apanhares os brindes sim
Quem é mesmo pobre nem carro tem
Deve ter sido a única vez que o Zé Fonseca disse algo acertado.
Já ouviste falar em transportes públicos? Mas por acaso algum pobre em Madrid tem carro?
Excepto o jato do Pedro Sanchez.
Claro, os camaradas andam sempre bem montados 🙂
Muitos vão ter saudades daqueles brums brums com nuvens pretas e cheiro a petróil logo pela matina…
Não vai ser a mesma coisa!
as mesmas saudades como o fumo dos cigarros dos outros enquanto se almoça… saudades
So eletricos e bicicletas entram nas cidades, Lisboa e Porto comeca assim este ano também e quem não tem eletricos andam de autocarro ou va a pe
Mas aplicar a tudo ok, e principalmente quando um dos teus tiver que ir no inem ou numa ambulancia.
Assim vão ter que parar na ponte para transferir para um electrico, caso não haja e para não ser poluente, transferem para um carroça..
As limitações ECO, com a justificação de melhorar o ar que se respira. De recordar da imposição de medida em nome da saúde pública impedindo que respiramos livremente pela imposição de máscara, também em espaços abertos. Com as já previstas cidades 15 minutos já nem sequer será necessário (permitido?), utilizar transportes privados.
Que raio é uma “cidades 15 minutos”?
Não dou argumentos a Anónimos!
– Não é: “não podem entrar em Madrid”
– É: “não podem entrar em Madrid ZBE” – que geograficamente corresponde a uma área bastante grande do centro de Madrid
Em Lisboa, em 2015, foi proibida a circulação:
– Na Zona 1 (uma área relativamente pequena do centro que vai do eixo da Avenida da Liberdade à Baixa , limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas) – os carros anteriores a 2000 não podem circular
– Na Zona 2, bastante maior, os carros anteriores a 1996 não podem circular entre as 07:00 e as 21:00 dos dias úteis.
https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/carros-anteriores-a-2000-proibidos-de-circular-no-centro-de-lisboa-a-partir-de-quinta-feira
Foi mas a fiscalização é mínima, de manhã estão lá sempre os polícias para apontar a matrícula de quem vai na faixa do BUS para receberem cartinha em casa, mas veículos podres passam sem lhes apontarem as matrículas
Eu já me contentava em estradas sem buracos .. aí já podia ir de trotinete ou bicicleta sem sofrer uma tentativa de Homicídio causada por uma autarquia quando recebe impostos dos IMI e não tapa os buracos
Tudo por uma mentira eco,
Acho que a culpa foi do Costa e do Socialismo…
Troca Costa e Socialismo por Sanchez e Socialismo. Parece diferente, mas é o mesmo.
Esses brincam ao socialismo, temos que começar a pensar em criar um verdadeiro socialismo a nivel mundial.
Sim, tem dado bons resultados. É ver os exemplos históricos.
Antes socialismo que muros para proteger o saque e os exploradores psicopatas que nos rulam, qualquer dia são só criminosos a nos “governarem”, não agoira nada de bom.
Os argentinos têm bem presente o que lhes custou o socialismo.
Os argentinos estavam à beira do precipício e resolveram dar um passo em frente.
Ó X diz lá o que essa ideologia trouxe de benéfico para o Mundo.
Todos os países do top 10 em qualidade de vida têm um politicas socialistas, como direitos dos trabalhadores, saúde e educação públicas ,regulação de mercado, etc.
Já no faroeste liberal dos tiroteios em escolas podes perder tudo o que contruíste ao longo de uma vida simplesmente por ficares doente. A privatização de tudo criou um sistema prisional corrupto que deu origem à maior população carceraria do mundo (e gostam eles de falar em liberdade) porque ganham muito dinheiro com os presos. Criou um sistema de seguros e saúde privados totalmente corruptos e outras maravilhas neo-liberais.
Gerardo, diz antes políticas sociais e não socialistas. Bons (maus) exemplos de políticas socialistas: a começar por Portugal, passando por Espanha. Os tais países que referes, Noruega, Suécia, Finlândia, e outros, são sociais democratas.
Porque é mais fácil limitar a mobilidade de quem tem veículos antigos do que melhorar a oferta de transportes públicos e alternativos para que as pessoas não tenham de usar automóveis pessoais…
As pessoas são e sempre serão meros piões no xadrez politico
Esse é o grande problema, se a oferta de transportes públicos fosse melhor, parques de estacionamento gratuitos ( não a 50 km da cidade ) nem precisavam de proibir pois certamente as pessoas iriam de transportes agora fazendo as contas, transportes públicos caros, viagem em pé desconfortável mais o tempo que demora a ir do ponto A ao B as pessoas levam os carros, sai mais barato.
Bro nesse cenario nem eu queria carro, tomará eu conseguir fazer a minha vida só com transportes publicos
Mais algo para o povo pagar, vi isso este ano em Leipzig, o google maps avisou que era uma zona de proibição e depois de uma pesquisa vi que tinha que ir a um centro de inspeções comprar o respetivo selo verde para poder entrar na cidade, 7 heróis. Quando cheguei à cidade não vi nada diferente, parques de estacionamento cheios, os mesmo carros a poluir exceto meia duzia deles que não podem lá entrar, em Madrid vai ser igual, vai afetar os que tem carros a gasóleo matriculados antes de 2006 ou gasolina antes de 2000 mas estes provavelmente são “meia-dúzia”, a cidade vai continuar cheia de carros.
Gostaria que ainda tivéssemos o discernimento para o que dizes e que creio que seria o melhor, transportes públicos acessíveis e de qualidade. Os transportes públicos são geridos como empresas e portanto os resultados económicos são um factor importante Por outro lado, o ser humano, acreditando que a qualidade de vida que procura é não se cansar, não aceita menos que isso, que é o que os meios de controle de mentes oferecem. Uma questão que será muito discutida e pouco aplicada, por interesses que se julgam antagónicos. É evidente que nem o poder dos fabricantes de veículos nem dos que vendem energia, seja de que tipo, desejam.
A estupidez humana a bater mais um recorde! Os carros não podem entrar, o aviões passeiam-se à vontade, as restantes industrias fazem o que querem à lá garde, a internet se fosse um país era o 6 maior poluidor mundial, mas os políticos só batem no meio de transporte que dá liberdade a todos e é responsável apenas por 10% das emissões destes 10% os carros proibidos têm uma percentagem ainda mais pequena, mas vão obrigar os proprietários a trocar e adquirir novas viaturas e a emitir desnecessariamente mais umas toneladas de co2 para a atmosfera que de certeza nunca mais vão rentabilizar!
“Dá liberdade”? Leste a notícia? É sobre Madrid, a capital de Espanha, não é sobre uma aldeia onde não há outro meio de transporte. Já ouviste falar em transportes públicos?
Não estás a ver qual o objetivo final dos políticos, pois não ?
Espera para ver daqui a uns anos.
Dos políticos depende muito do partido e do país, já dos ultra-ricos e das suas corporações sei exatamente qual é o objetivo
Qual objetivo? Realmente és “tonho”…
independentemente da justificação, aos poucos o controlo vai apertando. quanto mais dependermos de tecnologia e essa tecnologia for controlada pelos governos o resultado será menos liberdade. Uma vez mais, independentemente de qualquer justificação que se possa dar, é um facto cada vez mais constatável.
Preferes que tecnologia fundamental para uma sociedade seja controlada pelos Jeff Bezos e Elon Musks desta vida ? E quando fizerem algo que tu não gosta, e quando te retirarem liberdade? Sabes que não podes votar nem exigir nada a esses parasitas não sabes?
Eu, prefiro que a tecnologia seja controlado pelo governo, ao estilo do país democrático que é a China, ou Coreia do Norte (ironia)!
Menos liberdade onde? Consegues argumentar?