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Radares de trânsito: Sabe o que é o Efeito Doppler?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Técnico Meo says:

    Excelente

  2. ZERTO says:

    É por isso que só pode ser validado quando só existir um veículo na chamada box pois 2 objectos a medição não pode ser considerada precisa, devido a não se saber se a diferença da onda provem do mesmo objecto ou de ambos. Também temos casos de má instalação do radar e as velocidades detetadas são sempre as mesmas mesmo que existam objectos a diferentes velocidades.
    Já agora não é necessário ir consultar a nacional geofric mas podem consultar directamente a documentação técnica dos radares instalados onde explica como serem instalados os ângulos de instalação e tudo o que pode interferir na medição como pontes ou mesmo muros de betão na box de actuação.

  3. Radar says:

    Não gosto de Radares,mas isto sustenta tantos sacanas,filhos,esposas e a p q os pariu que começo a aceitar

  4. Alphie says:

    Sim já conhecia este efeito a muito muito
    tempo, nada de novo. É muito usado em meteorologia e astronomia.

  5. Jose vitorino says:

    Efeito doppler já ouvia falar nele para medir a velocidade em nós dos barcos em navegação em 1990 no curso de marinheiro.
    Pode ter evoluído mas odómetros servem para medir as velocidades, lembro-me que na altura falávamos que era através da velocidade do som, pode ter evoluído e incluir outros métodos para lhe dar mais certeza.

  6. Santos says:

    A “Segurança rodoviária e o meio ambiente” são duas desculpas perfeitas para os políticos roubar o povo a torto e a direito.
    Se realmente se preocupassem com a segurança a sério faziam estradas em boas condições, mas não é só sacar dinheiro e as estradas cada vez piores.

  7. Tonho says:

    Fico sempre impressionado.

    “Estes radares visam a segurança rodoviária”

    E eu que pensava que era para detetar objetos. Já agora gostava de saber como como ´e que os radares fazem segurança rodoviária.

    A utilização dos radares tem um objetivo, no caso rodoviário é detetar veículos em excesso de velocidade.

    • Nuno says:

      Eu explico. E é bastante simples.
      Graças a 2 radares destes tive de comprar, de forma involuntária, 2 fotografias por 600€.
      Uns meses mais tarde, e depois de voltar a poder conduzir, passei a andar no máximo a 20km/h acima do limite de velocidade legal. Já lá vão quase 15 anos…
      Se achas que andar a 140 na AE não é mais seguro que andar a 200 ou que andar a 70 nas localidades nao é melhor que muitos ainda fazem como eu fazia em tempos que é quanto o carro dá já é contigo.
      Mas honestamente cheira-me à conversa típica de quem quer andar a abusar sem correr riscos…

      • Tonho says:

        Não entendeste nada daquilo que escrevi !

        Um radar não faz segurança rodoviária, o objetivo é detetar objetos !

        Quanto ao resto isso dava uma conversa muito longa.

        Tenta fazer a A1 á velocidade de 120km, já tentei, passado 15 minutos estava a dormir sobre o volante.

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