Veículos Elétricos: Mais um recorde batido em setembro
O segmento dos veículos elétricos está imparável e os recordes sucedem-se! Desta vez, a fasquia dos dois mil veículos 100% elétricos vendidos num mês foi ultrapassada!
Segundo a UVE, em setembro de 2022 foram vendidos 2.307 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) e 1.524 veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle), num total de 3.831 veículos – o valor mais elevado do ano.
Há mais um record alcançado tal como referido. Além disso, os veículos movidos a energias alternativas ultrapassaram os 50%, tendo atingido o valor de 50,31%, o que significa que se venderam mais veículos 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais do que veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.
Marcas de Veículos Elétricos mais vendidas em Portugal
Mantendo a tradição dos finais de trimestre, novamente a marca Tesla ocupou o primeiro lugar das vendas nacionais de BEV, com 457 unidades vendidas. A segunda marca mais vendida foi a Mercedes-Benz e em terceiro lugar ficou a BMW + BMW i, com 250 e 178 unidades, respetivamente, revela a UVE.
Nos veículos PHEV, a Mercedes-Benz distanciou-se bastante da BMW + BMW i e Peugeot, visto que os 531 veículos vendidos superaram em larga escala os 160 e 139 veículos vendidos, respetivamente.
No quadro relativo às vendas de BEV + PHEV, a Tesla (que apenas vende BEV) ocupou o segundo lugar, sendo que o primeiro lugar continua a ser atribuído à Mercedes Benz, enquanto que este mês foi a vez da BMW + BMW i ocupar terceiro lugar.
Setembro foi um mês que permitiu à Tesla distanciar-se em mais de 500 unidades relativamente à segunda marca mais vendida em termos de BEV. Nos primeiros nove meses do ano, a Tesla já vendeu 1.622 unidades, enquanto que Peugeot e BMW + BMW i seguem nas segundas e terceiras posições, com 1.106 e 1.030 unidades vendidas, respetivamente.
Com o OE 2023, haverá um reforço dos incentivos à aquisição de veículos elétricos e o aumento dos apoios à instalação de postos de carregamento.
Este artigo tem mais de um ano
É natural será sempre um gráfico em ascensão, os veiculos a combustão vão deixar de ser vendidos em 2030 isso aliado ao preço dos combustiveis as pessoas já pensam sempre duas vezes antes de comprar um carro a combustão
Nem todos tem interesse num carro eléctrico, pelo preço, autonomia, carregamentos, etc etc.
Com interesse ou não daqui a uns anos comprar carros a combustão deixará de ser uma opção.
Não necessariamente, vai continuar a ser possível comprar usados.
Agora a questão é saber como estará o preço dos combustiveis e a rede de distribuição
Esta notícia e dados diz respeito a veículos novos.
No mercado de usados irá sempre ser possível. Até daqui a 100 anos
Toni da Adega: Sim isso claro que sim em 2030 deixam de ser vendidos carros novos a combustao o mercado de usados vai durar muito mais tempo ainda hoje se vendem carroças por ai mas o mercado vai mudar bastante ate em termos de mecanicos
Não é bem 2030, na melhor das hipóteses 2035.
A pergunta que se faz é se nessa altura ainda pensam em andar num veiculo a combustão.
Os mecânicos que não se adaptarem fecham portas, ou trabalham para um nicho muito especifico, tão simples como isso.
Conheço muitos que andam a fazer formacoes e aprender.
Todo o profissional tem que se adaptar se quiser evoluir.
Nem mais, existem vários centros de formação em PT com cursos para esta área.
Isso não quer dizer que não se possa continuar a usar os que já temos por muitos mais anos.
Pode e deve.
Nao tenho interesse em carro elétrico aliás só quando não puder mesmo circular com o meu diesel e que mudo para eletrico
Todos dizem isso até experimentarem.
Enganas-te, eu já conduzi um BMW i3 e detestei
Então como se mete o I3 em drive ?
Fazes cada pergunta, como se mete se mete o i3 em drive???
Realmente é preciso tirar um curso nos Estados Unidos, mais uma formação em astronauta.
Cada um.
Sim, porque até agora nunca encontrei ninguém tivesse testado e não tivesse gostado. O que aparece mais é malta a dizer que testou e não sabe como se mete. looool
Todos diziam o mesmo da carroça e do carro, mas é a vida há pessoal que gosta de pagar p gasoleo a 2€ o litro
A diferença no valor de compra de um carro elétrico decente para um de combustão, dá para meter gasóleo por uma década.
Pois, mas não dá.
Não te preocupes que o preço da electricidade logo sobe. Além que o gap entre o preço de um carro a combustao/hibrido para um electrico, da para pagar o combustivel, manutencao, seguro e ir de ferias. pois ao fim de uns 10 a probabilidade de ter que trocar de carro electrico ou baterias nao fica barato
Se subir sobe para todos, até na gasolina porque depende de muita electricidade.
Ate pode dar para algum tempo, até que se acaba. As mesmas contas se faz em relação anum gasolina e gasóleo, porque os preços são diferentes.
Tem de trocar ao fim de 10 anos porquê? Já trocou no seu ?
Entao o futuro é o hidrogénio e combustíveis sintéticos, para esses a electricidade nao aumenta.
Eu antes pagava 120 em gasolina agr pago 20 em eletricidade pode subir ? pode mas no dia que subir muito meto 5 paineis solares em casa com uma bateria e mando a EDP dar uma volta e abro já aí um negocio de carregadores com paineis e baterias para os vizinhos carregarem e em vez de pagarem à EDP pagam a mim que faço desconto, a questão aqui é que a eletrecidade tem sempre uma solução metes um macaco a rodar uma manivela e carrega te o carro, o petroleo nao pode fazer um buraquinho no chao para o ir buscar tens sempre de estar dependente de uma economia enorme de extração trasporte refinação transporte bomba de combustivel é uma cadeia enorme com margens para cada um mais os impostos são mundos paralelos sao tipos de energia completamente diferentes
@RC e achas que as baterias ao fim de 10 vão estar em condições de ter autonomia de jeito? Eu espero que o futuro seja o hidrogénio
@Rui e quanto pagaste pelo carro? é que até teres algum retorno ainda vai demorar
Tenho a certeza, até porque tenho mais que uma nessa situação.
Ah, para esses já existe energia com fartura e barata !!! LOOOOL
Então porque não compra um carro eléctrico a hidrogénio ? esses também são baratos ? Já agora quanto custa fazer 100 kms num carro desses ?
Então e as baterias nos carros a hidrogénio já duram mais de 10 ? e as pilhas de combustível ? que segundo os ultimos dados duram entre 2000 a 4000 horas, recordo que nenhum fabricante garante mais de 10 mil horas de uso.
Ah e não se esqueça dos tanques de hidrogénio, que a toyota recomenda serem testados a cada 5 anos (ou seja, desmontá-los do carro e tens de ser testados em ambiente controlado) e ao fim de 15 serem substituídos.
Interesse tenho, guito é que não!
Stop being poor!
Pelo que já foi falado, há quem esteja a pagar imenso pelos carregamentos, e a tendência é aumentar o custo nisso também.
Acredito que sim, pelo menos quando são azelhas e deixam lá o carro o dia inteiro, tal como muitos faziam quando era à borla, como não se pagava “olha que belo estacionamento gratuito”.
Mas olhe, quando ver um a queixar-se, diga lhe isso, já que está tão preocupado.
sim os carregamentos na rua raramente compensam o que compensa é carregar em casa mas mesmo assim comparando os carragamentos de rua com o preço do combustvel nao tem nada a ver
Enquanto isso estou a espera que um hibrido desde outubro, a partida será entregue final do primeiro trimestre, atrasos devido a falta de componentes.
se as pessoas não fossem egoístas, ignorantes e se unissem nada do que estamos a viver hoje, e que certamente vai ser pior amanhã, era uma realidade!
Egoista parece ser você, que quer escolher pelos outros.
Mesmo, o facto de terem caído nas baboseiras dos elétricos está agora a vista o que estamos a pagar pelas outras energias.. quiseram dar um passo maior que a perna
Terem caído ? Então ?
Qual a solução ?
Eu cai que nem um patinho antes pagava 120€ de gasolina agr pago 20 de eletrecidade caí mesmo que nem um patinho
Eu também caí, mais um patinho… ehehehe, antes gastava 70 a 90 euros de electricidade em casa, depois de ter veiculo electrico passei a pagar entre 90 a 120, isto para uma média de 2200 kms por mês.
Entretanto instalei painéis solares e uma bateria, que me custou tudo pouco mais e 5 mil euros, agora pago 12 a 28 euros por mês de luz, deixei de gastar gás que era mais 40 a 50, e antes disso tudo ainda gastava mais de 150 euros (antes dos aumentos) em combustíveis.
Incrível como as pessoas caiem nestas coisas….
E quanto custo o teu carro?
Isso é basicamente treta.
A EU está a forçar os fabricantes a investir no desenvolvimento dos eléctricos, mas por outro lado a Alemanha é super protectora das suas marcas, ou seja se as marcas extrangeiras não atingirem o marco é um problema deles mas será sempre extendido pras marcas nacionais.
Está a forçar ? As marcas não europeias, estão a fazer o mesmo.
Todas as marcar estão a fazer o mesmo não são só as europeias, já todas perceberam que os combustiveis estão em fim de vida já não compensa desenhar novos motores a combustão
Quantos desses carros são viaturas para empresas?
Para a TAP não será… 🙂
Ainda receberam 29 BMWs
E nos a combustão, quantos são ?
A combustao deve ser uma percentagem minima pois as empresas tem mais beneficios fiscais com hibridos plugin e electrico. contudo continuo a espera do meu a diesel
Têm no gasóleo o iva, e também no carro 50% do iva.
Ainda não vi nenhuma empresa de entregas tipo DHL, DPD com veículos elétricos ou híbridos a fazer entregas. É tudo gasóleo.
Não viu ?
https ://eco.sapo.pt/2021/09/15/dpd-so-faz-entregas-em-lisboa-com-veiculos-eletricos-a-partir-de-agora-reduz-em-87-o-co2/amp/
muitos com certeza as empresas nao sao parvas para andar a pagar combustivel a 2€ compram eletricos e metem carregadores no parque de estacionamento que lhes fica a 1/10 do preço
Não esquecer os incentivos que existem para as empresas que comprem veículos eléctricos.
Que nos ligeiros é apenas a dedução de iva para veículos de valor inferior a 62500 euros e a isenção da Tributação autónoma.
Quando perceberem que a rede eléctrica não aguenta a massificação deste veículos sem investimentos brutais, quer na rede de transporte e distribuição, quer em produção de capacidade fixa para satisfazer o aumento da carga-base da rede, e que esses investimentos serão pagos por grandes aumentos na factura da electricidade, talvez abram os olhos…
Fora a possibilidade de apagões a curto prazo por incapacidade da rede em suportar a procura existente.
Provas disso ?
Ora aqui tens, sim sim é no YouTube estão muitos outros canais generalistas, alem de troles.
https://youtu.be/4sa5JkeerRo
Pensava que estávamos a falar de Europa.
Por esses lados há quem tenha outra opinião.
https://youtu.be/7dfyG6FXsUU
Outra vez a mesma conversa? Diziam o mesmo quando as casas começaram a ter eletrecidade “É impossivel a rede eletrica aguentar todas as casas…” guess what ? assim que os carros aumentam a infraestrutura tambem, se as infraestrutras recebessem 1/3 do valor que se gastam em combistivel neste pais tinha a melhor rede eletrica do mundo ahah, basta as pessoas deixarem de dar dinheiro a galp e começarem a carregar o carro os ganhos são usados para melhorar a infraestrtura
A diferença é que as casas foram-se ligando à rede à medida que a rede ia crescendo. Neste caso é o contrário, cresce a carga sem adaptação da infraestrutura em tempo útil.
Cresce ? Onde ?
As previsões são de aumento de 4-5% em 2030 e 9.5% em 2050. Se é realista ou não, não sei.
https://www.eea.europa.eu/publications/electric-vehicles-and-the-energy/download
Daqui até lá talvez seja possível atingir estes valores. Agora tem de se ter em conta que não serão só os carros eléctricos. Muitas indústrias também deverão transitir do gás natural, por exemplo. Veremos…
Pode-se usar a Noruega como um caso de estudo.
https://ourworldindata.org/energy/country/norway#how-much-energy-does-the-country-consume-each-year
Lá a adopção de carros eléctricos é das mais altas do Mundo e, no entanto, o que produzem continua a dar conta disso. De notar que a quantidade de energia necessária em 2021 é a mesma que em 2000.
Tirem os benefícios fiscais aos mais ricos e empresas e as vendas de elétricos cai a pique.
O Fundo Ambiental existe para apoiar particulares se a aquisição for abaixo dos 62.500€.
Se uma grande parte continua a ser caro e não dão para todas as bolsas? Com certeza. Mas já há carros totalmente eléctricos por cerca de 20.000€ e com o tempo espera-se que dos eléctricos irá acompanhar o preço dos de combustão actuais.
Já foram tirados, nem têm ajudas nem deduções de iva, isso já há vários anos.
Se tirarem as ajudas aos diesel, quantos se vendem ?
Há vários anos?
Melhor informar-se primeiro antes de escrever coisas dessas…
Ele falou dos ricos, não existem incentivos para veículos acima de 62500 euros.
Exatamente, nem mais.
O interessante é que já se vendem mais BEV que PHEV.
Um carro elétrico após 8, 10 anos não vale nada para revenda, pois as baterias são mais caras do que o valor do próprio carro e a reciclagem de lítio ainda é um grande problema, sem contar a autonomia e o tempo de recarga.
O engenheiro Paulo Almeida, da Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica, Energia e Automação (ADEEEA) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) explica que as baterias dos automóveis elétricos, na grande maioria, “têm capacidade para fazer cerca de 500 ciclos de carga/descarga”. Isto traduz-se “numa vida útil (mais de 75% da capacidade inicial) de oito a 10 anos e 150 a 200 mil quilómetros. O fim da vida útil de uma bateria num veículo elétrico atinge-se quando esta apresenta uma capacidade menor que 75% da capacidade inicial”.
De acordo com o especialista do ISEL, “o veículo pode continuar a ser utilizado, mas tem de ser carregado mais vezes e a sua autonomia será cada vez menor, limitando a sua utilidade”. O Automóvel Club de Portugal (ACP) até compara a bateria de um carro elétrico com a bateria de um telemóvel, caraterizando o “desgaste” como “inevitável”.
Todas as baterias são constituídas por módulos que por sua vez são constituídas por células. O que varia entre diferentes fabricantes são os processos de fabrico destes módulos. Há fabricantes em que é possível substituir uma célula de um módulo e há outros em que isso não é tecnicamente viável”, clarifica Paulo Almeida. Efetivamente, é possível trocar os módulos da bateria. No entanto, avisa o especialista, “existem baterias construídas por apenas três ou quatro módulos, o que significa que trocar um módulo é trocar um terço ou um quarto da bateria. A capacidade de uma bateria é sempre limitada pela capacidade da pior célula”.
O engenheiro garante que, quando essas baterias se encontram fora da garantia, podem ter “uma segunda vida” fora do automóvel, nomeadamente “para fazer armazenamento de energia elétrica proveniente de fontes renováveis”. No entanto, substituir toda a bateria sem garantia é caro e pode, realmente, exceder o valor residual do veículo. “A bateria é o componente mais caro de um veículo elétrico. Eu não conheço nenhum fabricante a propor a substituição da bateria fora da garantia por menos de 15 mil euros”.
Arranje lá 3 carros com essa idade que não valham nada que eu fico com eles.
Mau, afinal já dura mais de 8 anos ?
Olhe, eu tenho um com 24 anos e ainda anda.
Não, reciclagem do litio já está a deixar de ser um problema, consulte a NorthVolt, que já faz bateiras para a Volvo, Li-Cycle, Duesenfeld, RedWoodMaterials, todas elas já reciclam litio das baterias.
Além disso é um processo de evolução, durante décadas também não se reciclavam óleos lubrificantes usados, onde eram enterrados, agora são reciclados.
Autonomia para si é um problema ?
Tempo de carga ? para mim são 20 segundos por semana.
Os óleos não são reciclados, são reaproveitados para outros usos.
Errado, são reciclados.
1 – Grande Paulinho ahahah esse gajo devia ser uma caso de estudo serio ahah mas esqueces te de referir que esse gajo a teve uns 3 eletrciso
2 – Arranja la esses eletricos que nao valem nada que eu fico ja com dois
Ele diz que não valem porque deve ter lá um monte deles a combustão que não consegue vender.
😀