Veja o veículo da Ford a ser conduzido remotamente através de 5G [vídeo]
A Ford mostrou recentemente, na Smart China Expo (SCE), um veículo da empresa a ser conduzido remotamente através da rede 5G. Todo o processo foi gravado e foi agora publicado em vídeo para todo o mundo poder ver este feito da tecnologia.
Com a evolução tecnológica em constante andamento e a implementação da rede 5G, estas ações que atualmente parecem ser ficção científica, poderão muito bem vir a ser uma realidade comum!
Foi na Smart China Expo (SCE) que a Ford mostrou todos os desenvolvimentos que tem feito na condução autónoma e também nos veículos conduzidos à distância. No evento, a fabricante norte-americana chegou inclusivamente a realizar uma demonstração dessa tecnologia. Remotamente, controlou um veículo como se estivesse no habitáculo. Tudo graças à rede 5G!
Esta demonstração, realizada ao vivo no evento, teve a colaboração do Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (CAERI), Datang e China Telecom. Entretanto, tal feito já foi partilhado online pela própria Ford, num vídeo disponibilizado no YouTube.
O veículo escolhido, Lincoln MKZ Hybrid, teve a sua direção ajustada para poder ser controlada à distância. A cerca de 3 km do local do evento, em Xiantao Big Data Village, este carro realizou um percurso em que foi completamente conduzido remotamente.
O condutor usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar as suas funções de direção, aceleração e travagem. Por segurança, outro motorista viajou no interior do veículo para assumir a direção em caso de necessidade.
Assim, especialmente graças à rede 5G, foi possível controlar o automóvel à distância. Esta tecnologia, que parece autêntica ficção científica, está em constante desenvolvimento. Ou seja, no futuro pode vir a ser uma realidade nas nossas estradas!
A Ford está a investir igualmente na condução elétrica e autónoma
Este artigo tem mais de um ano
Não gosto disto. Tirar o controlo dos carros às pessoas e entregá-lo a robots, AI ou outra pessoas qualquer não sei onde, só vai dar azo a mais abusos. Já está a acontecer com o sistema eCall e essa Internet das Coisas não passa de uma rede de vigilância completa e permanente sobre todos os hábitos e vida das pessoas. A Humanidade está a ser desumanizada e a ser-lhe retirado o livre arbítrio e controlo sobre os mais variados aspectos da vida pessoal. Alguns ainda lhe chamam progresso e futuro…
Concordo! Isto só vai fazer com que milhares de pessoas morram na estrada todos os anos sem duvida!
Big Brother com toda a força e velocidade este é o verdadeiro objectivo.
Tudo o resto são manobras de diversão para desviar as atenções.
«Ou seja, no futuro pode vir a ser uma realidade nas nossas estradas!»
É quando vejo este tipo de coisas serem anunciadas com Entusiasmo, em vez de com Horror, que a minha profunda descrença relativa a um futuro positivo para este país (e boa parte deste Mundo) apenas se agrava…
Sou eu o único achar que, uma vez implementadas estas portas de acesso (ou criadas as condições para que apenas seja preciso adicionar uma “porta dos fundos”, de modo sorrateiro, que torne isto possível) iremos ver os críticos de e pessoas que tenham algo de importante a denunciar sobre a Ford, restantes corporações suas amigas e também governos-fantoche de todas estas, terem mais acidentes do que é normal?
(https://www.youtube.com/watch?v=dUYMPZ4nEOY#t=29m)
+1
Concordo, para min esta tecnologia tem mais desvantagens (maioritariamente relacionadas com a segurança e privacidade) do que as vantagens que ela trás.
Isso é mais do que claro todos aqueles que forem contra os sistema facilmente são eliminados sem provas, foi a maquina.
E não se podia conduzir com o 4g?
Lol, o filme que fazem com o 5g
A latência no 5G é bastante menor (<10ms), o que é fulcral para comandar à distância (cada ms conta).
O facto de utilizar a rede 5G não deveria deixar alguém mais descansado porque a segurança da mesma é comprovadamente insuficiente na prática. Tanto quanto sei a segurança da rede 5G mesmo em teoria só seria garantida entre o terminal e a antena na melhor das hipóteses, e não entre o terminal e o servidor central onde a manipulação seria um pouco mais difícil pelo criminoso comum.
Acresce que já foi demonstrado várias vezes em programas de televisão que é possível controlar veículos remotamente por parte de atacantes, mesmo em veículos onde não era suposto existir tais capacidades, não é coisa de filmes, já acontece na prática. Como escreveram nos comentários é óptimo para provocar acidentes a terceiros sem deixar evidências óbvias em muitos dos casos (em especial em casos de ataques onde o acesso não era suposto ser possível e que por esse motivo não fica registado).
O futuro próximo é precisamente sermos transportados para onde quisermos sem preocupações com o estacionamento, a condução, trânsito caótico e essas confusões das metrópoles. Quanto ao big brother, isso é bem real hoje, basta ter um telemóvel ligado.
Condução automoma é milhões de vezes mais segura que condução humana.