PplWare Mobile

Computador quântico da Google pode ter estabelecido um grande marco na tecnologia


Fonte: Financial Times

Redator

Destaques PPLWARE

  1. nacho vidal says:

    Isto é bom para o ethereum….

    • Robson says:

      Por que seria bom para o ETH? Especificamente.

    • M says:

      Voce entende que isso é ruim para as criptos né. Por exemplo, se alguem pegar um endereco d satoshi no bitcoin e gerar uma colisao. Pode ser que ele decubra a chave.
      Dai as mais de 1 milhao de moedas dele entrariam no mercado mostrando que as criptomoedas nao sao de fato seguras contra computador quantico.

      • M says:

        (Edição:
        Quando digo colisão me refiro a colisao de hash. Ele poderia gerar uma chave que produzisse a mesma assinatura que a da chave privada do satoshi naquele endereço .

        Existem algumas moedas que clamam ser resistentes ao computador quantico, como o Iota. Mas normalmente quando isso é mencionado, eles estao se referindo ao algoritimo de aprovação do bloco (no iota nao ha mineracao).
        No entanto, o Iota ainda precisa se provar em outras areas.

        • nacho vidal says:

          M, não creio que seja ruim pelo que a tecnologia quântica acabará por ser adoptada pelo bitcoin ethereum e outras já que referiste a carteira do satoshi. Quanto à IOTA, conheço alguma coisa do projecto. Desde o spam à rede e das micro-transacções gratuitas. Não sou expert mas creio que estejas a fazer alguma confusão em relação à aprovação de blocos já que a IOTA não é uma blockchain mas sim TANGLE.
          No mundo da informática nunca podes dizer que um sistema é 100% imune a ataques. No caso de alguém conseguir atacar o Ethereum ou o Bitcoin e alterar algum registo na blockchain, (o que até já aconteceu em 2010 com o bitcoin e também com o ethereum) o que se irá passar será simplesmente um fork e tudo continuará igual. por isso (e por outras coisas) é que o ethereum e bitcoin nunca irão ser derrubados por nada nem ninguém jamais.

          • M says:

            Isso mesmo Nacho o iota é um grafo aciclico direcionado obrigado pela correção.
            Acabei misturando os termos, pelo que eu lembrava de cabeça era algo referente a aprovacao da transação. Olhando de novo agora, a operacao de validar 2 transações anteriores usa um hash resistente ao inves de usar um algoritimo baseado em criptografia de curva eliptica.

            Quanto a quebra do bitcoin, eu estava mais preocupado com o impacto midiático. Se o bitcoin sofrer um ataque de computador quantico nas moedas de satoshi teria impaco bem serio na opinião pública. Seria bem simbólico ate…

            Infelizmente nessa area existe muito efeito de manada.caso concretizado, um problema dessa magnitude acabaria afetando todo o mercado por muito tempo independente de se as outras moedas tem os mesmos problemas ou nao…

  2. Hugo Nabais says:

    E qual foi o problema resolvido pelo computador quântico?

  3. Dav says:

    Como é que os humanos sabem que a resposta está certa?

    • Ricardo says:

      Há problemas que requerem um grande esforço computacional para se resolver (achar uma solução valida), mas no entanto é simples verificar se a solução encontrada é valida.

    • M says:

      Por exemplo se vc pegar um sudoku vazio e pegar pra preencher pode demorar bastante. Mas depois de preenchido, pra conferir se a resposta do sudoku esta certa, basta aplicar as regras do jogo.

  4. Vitor says:

    Se um computador leva 10.000 anos para verificar a resposta produzida por um computador quântico…como vou ter a certeza que o computador quântico conseguiu chegar à resposta certa?!?

    • nacho vidal says:

      Podes começar por ir saber o que é o MD5.

      • Vitor says:

        Podes explicar (se possível com um desenho por causa da minha estupidez) o que tem o MD5 a ver com o teor do artigo? Queres criptografar/encriptar/desencriptar o quê? Talvez a razão pela qual o artigo original foi “apagado” do site da NASA poucos minutos depois de ser publicado..?!

        • nacho vidal says:

          Vítor, não precisas de te auto-intitular de estúpido, abre o teu coração e chupa a sabedoria com aquilo que te vou explicar:

          Vítor, para que tu consigas “ter a certeza que o computador conseguiu chegar à resposta certa” um excelente exemplo, a meu ver, é: pegas na bíblia e formulas o hash dela com um algoritmo que pode ser o MD5. A seguir, encripta-la e envias-me a bíblia encriptada e o hash dela. Muito bem, para que eu saiba se aquilo que me mandaste é mesmo a bíblia ou outro livro qualquer, eu irei formular o md5 da bíblia. Se o meu md5 fizer match com o teu md5, é porque de facto, o que me enviaste foi a bíblia. A geração do MD5 é muito rápida, e com o hash que eu gerei, eu consegui provar INTEGRIDADE(desculpa o caps). Tudo isto tem a ver com o teor do artigo pois o que eu acredito(ou não!) que o computador quântico conseguiu fazer, foi algo muito parecido com o caso de uso que te expliquei com a biblia porém, em vez de ele provar que a bíblia está íntegra por via de um algoritmo de hash qualquer, ela prova que está íntegro porque põe a bíblia simplesmente em open-text e isso, isso é o que levaria, teoricamente, centenas de milhares de milhões de anos com os recursos actuais.

  5. Paulo says:

    Não de sabe qual o problema resolvido, e o artigo é retirado pouco depois de ser publicado… Não dá para acreditar para já, nem devia ser divulgado como algo factual, mas enfim, a economia da atenção obriga a isto…

  6. Marciel says:

    Eu sei a pergunta e a resposta. A pergunta: “Einstein era um Extra Terrestre? A resposta foi “01010011 01101001 01101101 00100001 .”

  7. b0rg says:

    Muito possívelmente resolveram/quebraram algum método de cifra considerado seguro actualmente. gg

  8. jaugusto says:

    Pronto lá voltamos a ter computadores cheios de fios!!

  9. Alvaro says:

    O AS2 da Clawdn tem velocidade semelhante, mas ainda está sob sigilo digital

  10. Manuel says:

    Se resolve em 3 minutos um problema que demoraria 10000 anos num computador binário, quanto tempo demorará a quebrar as cifras atuais da criptografia? Muito medo

  11. Alvaro says:

    As cifras criptográficas serão coisas do passado. A leitura quântica transcende à legenda em sua velocidade energética e, em milésimos de segundos emitem respostas quase na velocidade da luz . Esses recursos já estão sendo tratados em hologramas e estratégias bélicas. Abraço!

  12. Allam Araujo says:

    Nos somos a Raça mais perfeita ja criada conseguimos criar ate computadores quanticos para resolver problemas que podemos jugar como certo ou errado.

  13. Alvaro says:

    Oi Dr.Miguel, fala aí! Deixe sua experiência para os colegas.

  14. Alvaro says:

    Dr. Antônio A. Também tem várias pesquisas nessa área, mas ainda sob sigilo pela CIA.

  15. Celso says:

    Certo ou errado, propaganda ou resultado evolutivo, o fato é que as nossas fantasias sempre nos fizeram crescer e essa nem é tão fantasiosa assim, está realmente muito próxima de uma realidade. O desafio é saber qual a ética que será utilizada por esses gigantes da tecnologia, uma vez que Com os recursos que já conhecemos, que estão disponíveis, essa ética tem sido de tanta intrusão na privacidade, na interferência nas decisões, nas fake news em troca do poder a qualquer custo. Precisamos é desenvolver uma tecnologia de ética quantica ou melhor uma cultura de ética antes que nos tornemos apenas marionetes de meia dúzia de trilhonários.

  16. Gustavo says:

    Esse daí roda Mine a 60 fps cravado

  17. cavaco algarvio says:

    Eu sou um pouco lerdo…se sabem que o resultado esta certo : porquê fazer a pergunta…
    e porquê afirmar que é insuluvel????

    • Pedro Fonseca says:

      Eles não sabiam qual era o resultado e, portanto, também não sabiam qual o resultado certo!
      Com a ajuda deste novo sistema de computação, determinaram a solução e verificaram se estaria correcta. Um pouco como o sudoku. É difícil de resolver mas muito simples de verificar!

  18. dajosova says:

    Tb poderá surgir a implementação de criptografia quântica, através da qual o estado quântico seguirá o princípio de no-cloning theorem.
    Conjeturas há muitas mas o caminho da validação digital pelo registo imutável veio para ficar.
    Por outras palavras, a ciência (potencialmente aplicada em dois sentidos) permitirá o controlo da humanidade. E isso já começou passo-a-passo pelo poder obtido através do domínio do comércio (aka dinheiro). E as pessoas, enganadas pela mentira da conveniência, caminharão que nem o carneiro caminha para o matadouro!

  19. Emanuel Alexandre Tavares says:

    O redator devia saber que a IBM em janeiro de 2019 anunciou o primeiro computador quântico comercial do mundo.

    Essa semana mesmo lançou o 14º equipamento da série.

    • Vítor M. says:

      Sim o autor sabe disso. Contudo, o assunto da notícia não tem a ver com o computador quântico comercial.

      Além disso, a IBM de facto lançou o 14.º equipamento, mas continua atrás do da Google. Para teres uma ideia, o novo computador da IBM, que será lançado no próximo mês, terá 53 bits quânticos. O da Google tem 72 bits quânticos. A vantagem do equipamento da IBM é que este será acessível através da cloud o que vai permitir um mundo de novas experiências a um vasto leque de investigadores. O da Google é fechado. 😉

      • Emanuel Alexandre Tavares says:

        Meu ponto é que o artigo, ao não citar os avanços já existentes, deixa a impressão de que a Google descobriu a solução, quando a IBM já o fez.

        Além disso, ele fala sobre operações que o computador da Google realiza, mas que o IBM já faz há tempos (o primeiro computador quântico da IBM é bem mais antigo). Portanto, se formos falar em computadores quânticos não comerciais, fica pior.

        O tempo todo o texto compara o computador da Google com computadores convencionais, como se o IBM não existisse. Se ele é mais rápido que o IBM ou se tem mais Qubits teria que ser citado.

        Resumindo, não entendi até agora qual foi o problema que a Google resolveu que a IBM ainda não tinha resolvido.

        • Vítor M. says:

          Não não, o tema é todo ele virado para um marco atingido que nenhum outro computador quântico o conseguiu. Não diz em local algum que não existe outra solução de computação quântica.´

  20. Alvaro says:

    Gustavo tem razão. Roda mesmo até na plataforma Watzi 3. Abraço amigo!

  21. Rússia says:

    quando a China anunciar o ‘ who.are.we.y quant ‘ de 250 qubits no mínimo ficarão a saber que a primeiro round do jogo está ao fim .

    • dajosova says:

      isso faz-me lembrar um amigo cujo pc tinha 20MB de disco e quando lhe disse que o meu Schneider @33tinha 50MB ele exclamou: “xiiiii pra que queres tanto espaço!!!!???”
      ..isto numa época em que muitos dos pc’s nem HDD tinham. Era quase tudo à base de disquetes 5.25″

      😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.