Veículo elétrico desportivo de três rodas inclináveis pode ser o seu próximo “não-carro”
Atualmente, as pessoas já olham para os veículos de outra forma, uma evolução face ao passado. Dá-se prioridade ao conforto, à segurança, mas sobretudo tem-se mais atenção à parte económica, isto é, ao veículo com melhor rácio para ir do ponto A até ao ponto B. Como tal, pense, um “não-carro” que lhe forneça 225 km de autonomia! Este veículo elétrico poderá ser o seu próximo meio de transporte.
Trinova: veículo elétrico que lhe oferece 3,5 segundos dos 0 aos 100 km/h
Talvez aprecie a ideia de circular agilmente pelo trânsito numa mota elétrica, mas não goste da ideia de estar desprotegido ou de ter de equilibrar-se sobre duas rodas. Se for esse o caso, então o Trinova pode ser o veículo elétrico de três rodas inclináveis, totalmente fechado, com que sempre sonhou.
Atualmente na fase de protótipo funcional, o Trinova está a ser desenvolvido pelo engenheiro mecânico e designer de veículos Markus Scholten, sediado na Califórnia, e não é, de todo, um novato nesta área.
Enquanto ainda vivia na Alemanha, o seu país natal, Scholten trabalhou para empresas como a BMW e a Karmann GmbH. Nesta última, foi gestor de engenharia em projetos para clientes como a Audi, Mercedes-Benz e Porsche.
Já nos Estados Unidos, liderou o desenvolvimento do chassis e do sistema de capota retrátil do Fisker Karma Sunset. Quando a Fisker Automotive encerrou em 2012, começou à procura de novos rumos.
Fui a uma entrevista na Tesla. A ida demorou 30 minutos, mas o regresso pela autoestrada 405 foi feito em marcha lenta durante mais de duas horas. Quando cheguei a casa, a minha mulher perguntou como correu. Disse-lhe que, se conseguisse o emprego, teria de comprar uma mota. Ela respondeu: ‘Então não vais ter o emprego… mas talvez seja altura de construíres aquele veículo de três rodas que andas a desenhar desde que viste a Lean Machine da GM em 1982.’
Disse Markus.
Engenheiro que desenhou carros elétricos, pensou em algo diferente, mas elétrico
O veículo que daí resultou tem, de facto, uma semelhança com o conceito inclinável da General Motors, bem como com o já existente Carver de três rodas.
A cabine totalmente fechada acomoda duas pessoas, uma atrás da outra, o que permite manter uma largura estreita de cerca de 850 mm. Além disso, um “sistema inteligente de equilíbrio” permite que as duas rodas traseiras se inclinem em curva, juntamente com o corpo principal do veículo, aumentando o desempenho e a estabilidade.
Este sistema reposiciona automaticamente o Trinova na vertical ao parar.
Por ser tão estreito e por, em muitos mercados, ser classificado como motociclo, Scholten imagina o Trinova a contornar os engarrafamentos através do “lane-splitting” (circulação entre faixas de trânsito lento ou parado no mesmo sentido). Claro, isto apenas onde essa prática for legal.
A sua dimensão compacta também facilita o estacionamento em locais demasiado pequenos para automóveis convencionais. Já o sistema de propulsão elétrica permite substituir os custos de combustível por carregamentos significativamente mais baratos, reduz a necessidade de manutenção e elimina emissões poluentes diretas.
Scholten já construiu três protótipos funcionais: dois com sistemas elétricos ZF75/7 da Zero Motorcycles e um com motor de combustão Aprilia RSV 1000R. Revelou ainda que poderá ser lançada uma versão a combustão para clientes que assim o desejem.
Veículo de três rodas com velocidade máxima perto dos 200 km/h
Está previsto que a versão de produção do modelo elétrico principal venha equipada com dois motores integrados nas rodas traseiras, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. A velocidade máxima deverá ultrapassar os 193 km/h.
Uma carga da bateria de lítio com capacidade entre 10 e 12 kWh deverá permitir uma autonomia entre 161 e 225 km, dependendo da utilização. O veículo completo deverá pesar cerca de 340 kg.
Após uma experiência infeliz com um parceiro de desenvolvimento anterior, Scholten e a sua equipa planeiam lançar uma campanha na WeFunder para financiar a produção do primeiro lote de Trinovas. Os interessados, compradores ou investidores, podem contactá-lo através do site oficial da empresa.
Se o financiamento for bem-sucedido, espera-se que o preço final do veículo fique entre os 18.000 e os 22.000 dólares norte-americanos (entre 15400 euros e 18800 euros).
Sempre que estou preso no trânsito, lembro-me daquele “engenheiro” que conheço bem, que inventou um veículo citadino incrível… e ele disse-me que ainda não terminou.
Afirma Scholten.























Ui que medo se bate ou lhe batem!
Portugal tem um veiculo parecido.
O VEECO, e tem pinta.
É pena o Português só saber investir em escravos e terroismo imobiliario.
Podiam pegar no dinheiro e financiar Productos como o VEECO, e ajudar o País, mas não..
Mais de 25000 euros por um mini charutão com 150km de autonomia.
Viva o progresso.
+1 Qualquer veiculo que não dá para ir de férias com a Familia é inutil
E 1000km de autonomia para ir almoçar a casa todos os dias.
4X4 e no minimo 9 lugares
Mais um a inventar a roda?
Pelo que sei a carver faz isto há 20 anos, onde está a novidade?
Foi o que pensei, esse artigo lembrou-me também o Carver!
Continuam a aparecer veículos com essa topologia mas infelizmente nao sei do papel ou da prototipagem, é uma pena.
Disseram bem. Um “não carro”! Como são todos os eléctricos. São uns “não carros”.
Exato, são automóveis.
http ://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/veeco–veiculo-electrico-de-elevada-eficiencia-vai-comecar-a-ser-comercializado
Ver isto .
“nome masculino
1. Veículo de rodas para transporte de pessoas ou mercadorias (ex.: carro de bois).
2. Veículo com motor próprio, geralmente com quatro rodas, destinado a transporte de passageiros ou de carga. = AUTOMÓVEL
O Carver One está de volta?
Faz lembrar aquele carro de 3 rodas que aparecia nas series do Ms Bean 🙂 😉
Se bem me lembro era um Reliant Robin. Eram péssimos, como exemplificado pelo Jeremy Clarkson num especial do Top Gear. Haviam aqui há uns anos uns papa reformas parecidos. Tinham motor de motorizada e pegavam de “manivela”. O avó de um amigo meu teve um.
Com o aumento da população e concentração de pessoas nas cidades o futuro parece ser obrigado a ser compacto, infelizmente. Prefiro a visão do futuro que tinham nos 50s, tudo mais espaçoso.
Mas alguém vai dar este dinheiro por isto? A solução é interessante, mas não deixa de ser uma solução de nicho. Por este preço temos o AMI, um Twizzy (ok, já não se vende) ou até um dacia spring. Mas isso são utilitários, este é um bólide de velocidade.