União Europeia deve reduzir taxa a aplicar aos elétricos da Tesla e de algumas marcas chinesas
A União Europeia resolveu reagir à aparente “invasão” de carros elétricos extracomunitários. Após a UE ter definido um valor da taxa extra a aplicar, surgem agora informações de que a Tesla e outras marcas podem ver estas taxa reduzidas.
Qual a razão deste ajuste na “nova” taxa?
A União Europeia poderá reduzir as taxas finais propostas sobre a Tesla. Ao mesmo tempo, irá fazer o mesmo e cortar ligeiramente nas taxas que irá aplicar aos carros elétricos da China. Isto acontece depois de terem em conta as submissões das empresas, disse uma fonte familiarizada com este assunto.
A taxas propostas para a Tesla diminuirão de 9% para 7,8%, disse a fonte que levantou este tema. Para a BYD, não deverá haver qualquer alteração na taxa a aplicar, que deverá ser de 17%. Para a Geely, a nova taxa seria de 18,8% relativamente aos 19,3% anteriores. Uma taxa de pico de 35,3% seria aplicada à SAIC e a outras empresas que não teriam cooperado com a investigação da UE.
Estas novas tarifas estão acima da taxa de importação de 10% padrão da União Europeia para os automóveis. A Comissão Europeia, que conduz a sua investigação anti-subsídio aos carros elétricos fabricados na China, não quis comentar. A Tesla também não respondeu imediatamente aos pedidos que recebeu para fornecer um comentário sobre o tema.
Empresas chinesas também foram visadas, mas não todas
No mês passado, a União Europeia estabeleceu a sua proposta inicial para os valores finais. Aí estabeleceu uma taxa separada de 9% para os carros elétricos da Tesla, uma redução grande ao valor superior que se aplicará a todas as empresas cooperantes, agora estabelecida em 20,7%.
Esta tarifa deve ser aplicada a certas marcas chinesas, como Chery, Great Wall Motor Co e NIO. A mesma deverá ser também aplicada a uma série de joint-ventures entre empresas chinesas e fabricantes de automóveis da União Europeia.
A China e as empresas afetadas receberam 10 dias para apresentar os seus comentários e a Comissão teve em conta esta informação para estabelecer taxas revistas. Os valores finais propostos serão sujeitos a uma votação dos 27 estados da União Europeia e serão implementados, caso haja uma maioria qualificada de 15 membros que representam 65% do voto da população.
Qq dia ainda pagam ao amigo americano para vender carros Chinos na UE. Aliás já pagam, em créditos de carbono!
Ainda bem, assim os outros só têm de fazer o mesmo.
Como diz o ministro dos transportes e ambiente italiano :
“…pois a “visão ideológica” já falhou… ”
Exacto!
Falhou a dos italianos ? Sim, daí estarem tão preocupados.
Os outros chineses fazem o mesmo. Tb fabricam os carros na China como a Tesla.
Os chineses não produzem teslas, a tesla é que produz, senão podemos dizer que os chineses também produzem marcas europeias.
Se não baixassem a taxa iria acontecer o que esta a acontecer na VW, mais despedimentos devido à redução de vendas…
Despedimentos onde? Na China? Para o lado que dormia melhor. Infelizmente com essas baixas, os despedimentos vão acontecer é na UE.
O Musk já anda a tremer. O seu plano dos elétricos está a ir por água abaixo.
Então depois de reduzirem as taxas está a tremer ?
Nem a fazer descontos todas as semanas o pessoal compra Teslas.
Há melhores EVs no mercado.
Estão a fazer descontos onde ?
Se há melhores porque não compra ?
Ah secalharya.
Não, não há nem vai haver tão depressa.
Relamente há “automóveis” mais bonitos que os Teslas na minha modesta opinião. Já comprá-los é que tá quieto porque não há €€€…
Mas o Mustang seria a minha opção…
Isto não é concorrência desleal? É esperem só até ver o que a china vai fazer, fazem bonito por um lado mas quem se lixa é sempre o mexilhão. Aguardemos as novas taxas chinesas e outros setores como retaliação.
A parlamento europeu foi onde pessoas que ganham 40k discutiram se a banana é um fruto ou um vegetal.
Tudo serve como desculpa para gamar €€€ aos consumidores…