Última hora: portagens no interior vão ficar mais baratas
A "luta" já durava há alguns anos, com os ministros a reconhecerem que era importante reduzir as portagens nas ex-scut. Hoje, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, anunciou, após o Conselho de Ministros, a redução nas portagens dos territórios do Interior e também na Via do Infante, no Algarve. Saiba quanto.
A medida do Governo vai aplicar-se às autoestradas A23, A24, A25 e A22 no Algarve. Será também alargada à A13 que liga o Pinhal Interior ao Médio Tejo e Alentejo.
Segundo referiu a ministra...
Hoje damos cumprimento ao programa do Governo, onde tínhamos o compromisso de reduzir os custos de contexto no uso das autoestradas em territórios do Interior e também na Via do Infante
Trata-se de uma questão de justiça territorial, esta redução é importante para diminuir os custos em territórios onde não há vias alternativas de qualidade ou transporte público coletivo, nem em quantidade ou qualidade. É para nós importante, mesmo com caráter de exceção, fazermos justiça e equidade com estas reduções.
Segundo o que foi revelado, será uma redução de 50% para 65% face às tarifas-base de 2011, uma redução de 30% face aos preços atuais.
Este artigo tem mais de um ano
Não festejem muito! O governo dá com uma mão e tira com outra. Vamos pagar este desconto através de um outro imposto qualquer.
O Governo vai ter de dar uma compensação económica à empresa gestora, por perda de rendimentos. Como acontece sempre. E quem paga isso somos nós
É que vão ser 120 milhoes
Quem trabalha nesses empresas gestoras???
Um amigo qualquer do Sócrates ou do Costa… fácil
Dá com uma mão e tira com 3…. 🙂 pernas e tudo
Deves estar em Portugal à pouco tempo…O governo dá com uma mão…e tira com as duas…
Descobriram os marcianos. Estas portagens são um cancro e isolam ainda mais o interior. Vêm aí os descontos para boi ver, daqui a una tempos desaparecem sem aviso. Bela politica …
Faz sentido pelo menos enquanto não houver transportes públicos decentes na maior parte do país.
Scut = sem custos para o utilizador
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/SCUT
ex-scut
Foi preciso a Espanha meter as portagens gratuitas para aqui atuarem, que pais pequenino
Em Espanha o que era gratuito continuou gratuito. O que era pago continuou pago.
O que a UE pretendia é que, em 2024, fossem introduzidas portagens nas autovias (além das autovias há as autopistas).
Aqui só tens as autoestradas e as nacionais e não em todo o lado! Além disso, o governo espanhol tem uma filosofia diferente da nossa. Por cá começaram por ser gratuitas para dar votos, depois passaram a ser bem pagas, em Espanha são pagas, por portagens, até o investimento de construção estar pago, depois passam a ser gratuitas!
@Pedro Antonio, e uma autoestrada é construida e nunca mais leva manutenção?
Certamente é com os impostos que os espanhóis pagam ao estado! Cá em Portugal, além de impostos elevados, ainda pagas tudo! Nem sabemos para onde vai o dinheiro dos impostos e das multas!
Faço matrículas por 20 euros o par… Na TV tem muitas ideias pelo menos nos carros que chegam à assembleia… aí menos paga. O estado pelo que faz e os jornalistas por não respeitarem a proteção de dados ao filmar as matrículas
Alguém que traduza sff
Mais uma das medidas para enganar o povo e conquistar votos.
Nem com bazucas, aumento multas,etc nunca mais acabam a A13 ,
tem varios troços para acabar, especialmente Ceira (Coimbra) – Souselas (IP3)
A IP3 é outra que é so promessas, e não acabam.
Etc
IP3 está morta
A A13 nunca foi nem vai ser uma AE viável, foi puramente para tachos do Socrates.
Em 2015 Passos viu que iria custar >100m para 8km da A13 Ceira – IP3 Souselas, tem 6 viadutos etc, suspendeu imediatamente e dali ja’ não sai. Quem conhece Coimbra norte sabe bem que aquele traçado A13 para IP3-souselas vai custar uma pipa de massa, alias foi suspenso mesmo por isso e não passa do papel.
Agora imagina quanto vai custar nestes dias… Parece que a vão desviar para VNP e depois norte para o IP3 – que faz muito mais sentido.
deve ser 1 centimo !!! e depois fazem uma grande festa como se fosse uma grande medida ….
Redução de 30% face às tarifas atuais. É o que diz o post.
Contas em % feitas por este governo, deixam muitas dúvidas.
Em % também baixamos a dívida pública em relação ao PIB, mas em valores monetários, batemos todos os recordes, estamos com a maior dúvida que alguma vez tivemos.
De louvar é ter um retenção enconomica, onde o estado recebe menos impostos e consegue baixar a dívida.
Agora com esta inflação absurda, com recordes de receitas para o estado, ainda ficares com uma dúvida maior..
Não sei onde para onde está a ir às receitas absurdas de impostos do estado… mas para pagar divas não é, que estás a contrair mais.
Não me digas que o número exponencial de receitas + contarir mais dívidas…
Foi para o SNS, educação, polícias??
É que ninguém se sente mais seguro, com um nível de educação público melhor, e muito menos com melhores condições de saúde pública.
Onde está a ir o nosso dinheiro, que para alguns custa muitooo a ganhar???
Ninguém sabe né… acho que nem o próprio governo sabe onde está a ir , mas a banda tem de continuar a tocar até o navio afundar.
97-SN-13… agora mesmo na SIC notícias 20h26 é o carro que o Ricardo salgado chegou a Coimbra para dizer que é maluquinho …. Meus amigos, está nas vossas mãos… 😉
mas pagou portagem ?
Logo a seguir vai apresentar o livro dele “Memórias de um Doente de Alzheimer em Último Grau”. E o neurologista dele vai ser proposto para o Nobel da Medicina.