UE pondera baixar as taxas de importação de elétricos da China para a Volkswagen e a BMW
Pela possibilidade de prejudicarem as fabricantes europeias que produzem na China, a União Europeia (UE) está a ponderar baixar as taxas aduaneiras associadas aos carros elétricos oriundos do país asiático para a Volkswagen e a BMW.
Segundo avançado por duas fontes familiarizadas com o assunto, a Comissão Europeia comunicou à Volkswagen e à BMW que poderá considerar a possibilidade de reduzir as taxas aduaneiras sobre as importações dos seus veículos elétricos fabricados na China.
Conforme avisado, estes direitos, que visam as fabricantes chinesas, prejudicarão as empresas de automóveis europeias que exportam carros da China para a Europa.
Pelo que foi adiantado pelas fontes, citadas pelo Automotive News Europe, a Comissão Europeia está a ponderar classificar as duas fabricantes de automóveis como "cooperating companies", tornando-as elegíveis para uma taxa inferior aos 37,6% atuais, de 20,8%, sobre os seus modelos fabricados na China.
O Mini elétrico da BMW, fabricado na China, e o Cupra Tavascan, construído na fábrica do Grupo Volkswagen em Anhui, também na China, não foram incluídos na análise da UE antes do anúncio das taxas sobre os elétricos chineses, pelo que foram automaticamente sujeitos ao nível da taxa mais elevado.
Assumindo para já um cariz provisório, a UE tem até ao outono para tomar uma decisão final relativamente às taxas sobre os carros elétricos chineses.
Taxas sobre carros elétricos vindos da China suscitam descontentamento
Apesar de não serem definitivas, a indústria automóvel alemã opôs-se, recentemente, às taxas, mostrando-se preocupada com a retaliação da China, onde as fabricantes de automóveis alemãs obtiveram um terço das suas receitas no ano passado.
Numa tentativa de exceção, a Tesla, fabricante dos Estados Unidos, solicitou uma taxa aduaneira própria sobre os seus Model 3 exportados para a Europa a partir da sua fábrica de Xangai.
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Não deveriam, pois à conta das Taxas Europeias e Americanas, algumas marcas chinesas já pensam em industrializar a Europa (https://www.razaoautomovel.com/noticias/producao-fabricantes-chineses-planos-fabricas-europa/ ). A Europa ou segue o Capitalismo, ou verga-se à ditadura Comunista, se ficar no meio, como o sensei Miagi dizia..Puf.
Está nas mãos dos consumidores, a exigência de produtos fabricados na Europa. E recusar a aquisição de produtos, neste caso carros eléctricos, com origem no grande país do oriente. Sejam eles de marcas locais, ou europeias, ou americanas. Podemos não mandar nas decisões dos empresários, mas mandamos (em parte, e por enquanto) no nosso dinheiro, e com esse poder condicionar os empresários. Mas não pode ser só um ou outro, tem de ser em massa.
” Podemos não mandar nas decisões dos empresários”, sim, mas os empresários chineses estão a ser subsidiados por um governo ditatorial com uma economia comunista, que desvirtua o mercado livre, princípio básico da economia capitalista.
Refiro-me às decisões dos empresários europeus. Deslocalizaram a produção com o objectivo de baixar custos de produção, mantendo o preço de venda, maximinzando a margem. Para ós, europeus, não serve esse propósito. Serviu na ilusão durante 30 anos, e agora está-se a revelar estratégia errada.
HAHAHAHA… Conta lá outra anedota que essa era boa. E não te esqueças da parte onde os contribuintes europeus pagam biliões por fábricas americanas (Pagas na totalidade sem um cêntimo americano), típico de um regime ditatorial com uma economia moribunda. Calado eras um poeta.
Fonte:
as vozes na minha cabeça
Vai dizer isso aos fãs dos elétricos.
Mil vezes comprar um elétrico made in China e dar cabo da indústria europeia do que comprar um carro made in europa.
E o burro sou eu ?…
A indústria europeia ou se adapta ou morre.
Quando foi a última vez que comprou uma televisão da Nokia, Grundig ou da Philips? Ou até mesmo um telemóvel da Ericsson ou da Nokia?
A eletrónica do consumidor mudou e hoje muito provavelmente ou tem um telefone e TV Chinesas ou são asiáticos…
Portanto não venha com moralismos.
Qual é o problema das marcas chinesas virem para a Europa?
É dinheiro emprego investimento know how…
Não percebi.
Se as marcas chinesas não criarem emprego ou investimento na Europa, os europeus não têm dinheiro para comprar essas marcas no futuro.
Carlos, acha mesmo que os chineses estão preocupados com quem lhes compra os carros ? O poder não está em vender automóveis , está em enfraquecer a Europa … os europeus ainda não abriram os olhos (o povo) … Na China constroem-se cidades que ficam vazias só para mover artificialmente a economia – são projetos megalómanos que custam milhões mas que não incomodam quem gere um país onde não se pode reclamar. Leia por exemplo acerca de “ Ordos”. Não há limite naquilo que eles podem fazer para atingir os seus objetivos de uma forma subliminar
Os Chineses trazem o produto, a matéria prima, a mão-de-obra… da Europa só querem os compradores.
Trabalha nalguma empresa de produção de automóveis ou relacionada com a indústria automóvel ? Se sim, nem vale a pena perguntar , se não , ponha-se no lugar dessas pessoas e vai rapidamente entender o problema. Mesmo em Portugal existem empresas que fabricam para marcas que não são produzidas cá – se essas marcas venderem menos , menos vai haver para produzir. Se houver menos para produzir , vão ser necessárias menos pessoas. Se são necessárias menos pessoas vai haver despedimentos. Se houverem despedimentos vai haver mais gente a necessitar e menos gente a contribuir … entende ? A indústria automóvel é uma enorme fonte de emprego não só na Europa como no mundo inteiro ! Quando os fabricantes Chineses falam em produzir diretamente na Europa a coisa até parece bem , mas vão ter de pagar mais logo os preços vão subir e se isso não acontecer algo de muito estranho se passa…
O que eu questionava era qual é o problema de marcas chinesas instalarem CÁ fábricas.
E as empresas que reparavam máquinas de escrever e produziam componentes para estes?
Aposto que continuou a usar a sua máquina de escrever e a ir ao correio…
E os fotógrafos que revelavam fotografias? E a industria que fabricava máquina descartáveis e rolos fotográficos?
E os policias sinaleiros, ninguém pensou neles quando instalaram semáforos?
Posso listar montes e montes de exemplos…
Nota: A China é capitalista…
…na política comercial externa.
externamente sim, internamente não
Internamente e Externamente a China descobriu, tarde mas descobriu, que o comunismo como sistema económico não funcionava e na década de 80 sofreu reformas económicas com vista a esse fim.
A China é uma ditadura, se mais comunista ali ou mais capitalista acolá, não interessa!
Capitalismo é um sistema económico enquanto que ditadura é um sistema político e os dois sistemas são possíveis de acontecer ao mesmo tempo…
O capitalismo é a ditadura dos capitalistas. O resultado é os 5% de cima acumularem sempre muito mais que os 50%de baixo.
Desde que tenhas uma sociedade que permita mobilidade social, esses 5% de cima estão sempre a mudar de posição e os de baixo ascendem às camadas superiores.
Já num sistema de castas é que é o comum veres sempre a mesma família nos 5% ao longo das décadas…
VW, BMW e até a Tesla estão no grupo dos fabricantes de VE na China, com produção e exportação subsidiada pela China – que colaboraram com a investigação anti-dumping da UE mas não integraram a amostra. A todos esses é aplicada uma taxa de importação provisória adicional de 20,8% = ou seja, passou de 10% para 30,8%.
Das 3 que constituíram a amostra, as taxas adicionais foram muito distintas: BYD +7:4% passando a taxa para 17,4%; Geely +9,9% passando para 19,9%; e SAIC +27,6% passando para. 37,6%
Os do grupo da taxa adicional de 20,8% podiam pedir uma revisão da taxa provisória. Sabe-se que a Tesla pediu. Por isso, da negociações com a China e dessa revisão pode resultar a diminuição da taxas da VW e da BMW – e de outras.
Deixem o mercado funcionar! As empresas Europeias estão mal habituadas pois vensem no foco do lucro com produtos cada vez menos optimizados . Com o aparecimento de produtos vindos da China com melhor relação preço/qualidade vÊm activar os seus loobies instalados para viciarem o “jogo”!
Vamos perder mais com a retaliação da China do que ganhar com a protecção das empresas mimadas e perguiçosas Europeias!
Foquem-se na optimização de processos produtivos, melhorem os produtos, livrem-se das gorduras, invistam em produtos desruptivos e diferenciados!
“Deixem o mercado funcionar” é por isso que a U.E. está a impor taxas. A ditadura chinesa está a desvirtualizar o mercado ao subsidiar substancialmente as empresas.
Aqui no Brasil sao todos taxados… presidente aqui acha que quanto mais taxas melhor… sempre no c* do povo
Quando falamos de VW/AUDI/BMW/MERCEDES pensamos em europeus e alemães, mas o capital não tem nacionalidade e muitos destes grupos já são controlados por chineses, por isso é um engodo.
Controlados não estão. Longe disso.